O papel do gerente de projetos
Por muitos anos, o poder dentro da empresa foi adquirido pelo conhecimento de uma determinada tecnologia.
Surgiram muitos casos de gerentes que se mantinham no poder por conhecer uma determinada linguagem e faziam disso o seu escudo.
Além de que o papel do gerente ficou muito confuso, durante um certo tempo, sendo até mesmo citado como alguém que está lá pra tentar organizar a bagunça, mas que não vai conseguir resolver isso nunca e que só serve para limpar a sujeira que outros acabam deixando pelo meio do caminho.... Além dessa injuria...já escutei como numa musica sertaneja: “...aqui tá bagunçado mais tem gerencia...”
É no mínimo estranho, e uma coisa anula a outra, pois, se temos bagunça, desordem, a gerência é no mínimo ineficiente, pois o papel do gerente não é somente ficar observando o que os outros fazem, mas sim criar uma estrutura suficientemente organizada, para que todos possam alcançar seus objetivos e metas em relação a um ou mais projetos.
Atualmente
Hoje, a tecnologia está muito mais difundida e a liderança do gerente vem de sua capacidade de gerenciar uma equipe um ou mais projetos de software. Nem sempre o gerente domina toda a tecnologia envolvida no sistema, mas ele sabe gerenciar e conhece os requisitos do sistema.
O foco do gerente de informática deve ser a redução dos custos para a empresa, o melhor atendimento do cliente (satisfação do cliente) e agilidade no processo decisório. De nada adianta a implementação de uma solução tecnológica de última geração se isso implicar aumento do preço final dos produtos e dos serviços e eventual perda da participação no mercado.
É impossível da uma descrição do trabalho padrão de um gerente de software. Abaixo listaremos algumas das atividades:
· Elaboração de propostas (Descreve os objetivos do projeto e como ele será realizado. Inclui estimativas de custo e programação. Esta é uma tarefa que exige uma habilidade adquirida com a experiência);
· Planejamento e programação de projetos (ocupam-se com a identificação das atividades a serem realizadas, os marcos e os documentos a serem produzidos);
· Custos do projeto (levantamento detalhado de custos do projeto);
· Monitoramento e revisão de projetos (acompanhamento constante do projeto, verificando os custos, progresso do projeto e comparando com o que foi planejado. Muitas vezes são feitas reuniões com a equipe para resolver possíveis problemas (e prevenir problemas futuros). Muitos projetos duram anos e durante este período, um projeto pode ser interrompido ou ter suas características alteradas e o gerente é responsável por tomar esta decisão);
· Seleção e avaliação de pessoal (é responsabilidade do gerente de projetos a contratação do pessoal. Muitas vezes não é possível contratar a equipe ideal. Isto ocorre por vários motivos: O orçamento do projeto não é suficiente, exigindo a contratação de uma equipe menos experiente; a equipe com experiência adequada pode não estar disponível; a empresa deseja desenvolver as habilidades de um grupo de funcionários, a fim de que eles ganhem experiência);
· Elaboração de relatórios e apresentações (A capacidade de se comunicar, tanto verbal como escrito, é uma habilidade essencial para um gerente de projetos, pois o mesmo deve prestar contas e expor os resultados para a diretória e para outras pessoas (clientes, fornecedores, etc.). Essa é , sem duvida, uma característica primordial. Por isso é que vemos programadores excelente que não conseguem um cargo de gerencia. Ë necessário ter habilidade de se comunicar. Como dizia o Chacrinha : “Quem não
se comunica, se estrumbica” ).
Um Abraço
Carlos Eduardo