A análise deste tema é útil para organizações e equipes que buscam modelos que lhe auxiliem a estruturar o processo de gestão de requisito. As experiências reportadas aqui auxiliarão na escolha de um caminho a seguir durante as atividades de implantação de processo em sua organização.
O desenvolvimento de um software de qualidade e de fácil manutenibilidade não deve ser baseado apenas em código fonte e documentação, mas em um processo coerente com as características da organização desenvolvedora, que reflita a rotina de trabalho da equipe e as necessidades do negócio.
As solicitações de clientes e usuários devem ser registradas e atendidas em todas as fases do projeto, refletindo em um produto com excelência. Para isso, é imprescindível manter um controle padrão sobre implementações e manutenções através do gerenciamento de requisitos.
O gerenciamento de requisitos é um dos processos fundamentais em projetos de desenvolvimento de software. Por serem os requisitos a constituição da base para a definição da arquitetura do sistema, é importante que haja tarefas definidas para garantir sua qualidade, como modelagem, testes, validação e criação de baseline de requisitos (entende-se como a linha de base para acompanhamento de projetos ou requisitos, ou seja, um caminho pelo qual o projeto ou requisito deverá seguir). Este processo visa manter planos, artefatos, prioridades, status, especificações e atividades de desenvolvimento consistentes com o conjunto de requisitos definidos para o software.
A utilização de um modelo de qualidade de processo auxilia organizações de TI a gerenciar seus processos, assim como o de gestão de requisitos, como o MPS.BR que apresenta resultados esperados no processo GRE (Gerenciamento de requisitos), os quais se alcançados possibilitam à organização avançar níveis para futuras certificações, aumentar sua produtividade e melhorar seus processos organizacionais.
Este artigo visa abordar aspectos relacionados ao controle de mudanças em requisitos, ao gerenciamento da configuração, à rastreabilidade, à definição de prioridades, a classificação e à qualidade em requisitos seguindo os processos do MPS.BR. A coleta destas informações servirá para definir o que um controle de requisitos automatizado deverá possuir.
Requisitos de software
Requisitos de software são sentenças que expressam as necessidades dos clientes e que condicionam a qualidade do produto, ou especificações de serviços que o sistema deve prover, suas restrições no sistema e conhecimento necessário para desenvolvê-lo. Uma vez criados, requisitos devem ser modelados, documentados, validados e acompanhados.
Requisitos podem ser classificados segundo alguma forma de categorização, que pode ser definida de acordo com as práticas de cada organização de software. Eles são geralmente classificados em:
- Funcionais: declarações de funções que o sistema deve satisfazer, reações a entradas e comportamento. Por exemplo: “o sistema deve permitir que cada professor lance as notas das turmas lecionadas”. Também conhecidos como requisitos de negócio, estes representam objetivos de alto nível da organização ou cliente que requisitou o sistema.
- Não funcionais: requisitos que expressam condições que o software deve atender ou qualidades específicas que deve ter. Em vez de informar o que o sistema fará, os requisitos não funcionais colocam restrições no sistema. Por exemplo: “As consultas do sistema devem ser respondidas em menos de três segundos”. ...