Gerenciando e testando seu banco de dados com Liquibase e JUnit
Aprenda neste artigo a utilizar o Liquibase e o JUnit e saiba como gerenciar os scripts de banco de dados, assim como realizar testes integrados com a base de dados.
ArtigosJavaGerenciando e testando seu banco de dados com Liquibase e JUnit
Por que eu devo ler este artigo:Este artigo analisa e discute as vantagens de utilizar uma das mais fáceis bibliotecas de gerenciamento de mudanças em bancos de dados relacionais encontradas atualmente, o Liquibase. Com exemplos práticos, você aprenderá a configurar um projeto Java tendo o Liquibase como gerenciador de scripts de banco, além de criar testes integrados com Spring e JUnit que acessam uma base de testes, também gerenciada por essa solução.
Para quem já programa há algum tempo sabe que gerenciar a
estrutura e os dados do banco de dados de uma aplicação é uma das partes mais
complicadas e sujeitas a erros em um processo de desenvolvimento. A fim de
mitigar esse problema, foram criadas diversas soluções com o intuito de deixar
essa etapa mais simples, cada uma com suas vantagens e desvantagens.
Uma dessas opções é compartilhar a responsabilidade da
gestão do banco com outros profissionais, como os DBAs. Nesses casos, quando o
desenvolvedor percebe que precisará criar uma nova coluna em uma tabela, ele
prepara o comando SQL e o envia para o DBA, que irá validar e, às vezes, até
otimizar o comando, fazendo a gestão de todos os comandos que deverão ser executados
no momento da entrega de uma nova release do sistema. Uma das vantagens dessa
maneira de trabalhar é que os desenvolvedores ficam mais focados no código e os
DBAs podem gerenciar todo o processo de mudança na base de dados, mas ao mesmo
tempo exige um maior alinhamento entre as equipes na entrega de uma release,
pois também serão os DBAs que executarão todos os scripts necessários antes que
os desenvolvedores subam a nova versão para produção, que espera encontrar
aquela nova coluna na base de dados.
Como sincronizar o trabalho de diferentes equipes pode ser
muito custoso e envolver muitas atividades manuais, alguns desenvolvedores
tentaram automatizar a atualização das estruturas das tabelas do banco de dados
criando e melhorando frameworks já existentes, como o Hibernate. Além de
controlar as consultas e inserções nas tabelas que são realizadas pela
aplicação, o Hibernate também pode atualizar a estrutura dessas tabelas sem a
necessidade de você criar e executar scripts SQL. Isso é feito colocando o
valor update na propriedade hibernate.hbm2ddl.auto, o que faz o
framework alterar as estruturas da base de acordo com as classes de entidade do
projeto no momento em que a aplicação estiver sendo iniciada. Caso uma nova
tabela, ou coluna, precise ser criada, o Hibernate executa os comandos
necessários para isso. O problema dessa funcionalidade é que se a aplicação
começar a ficar lenta e um DBA precisar otimizar algo, o Hibernate pode não
validar essas otimizações e, às vezes, até desfazê-las, dependendo de como
estão suas configurações.
Ao final, essas opções que discutimos ficam, de certa forma,
nos extremos de como é possível gerenciar um banco de dados: na primeira opção,
a gestão é completamente manual; já na segunda, totalmente automatizada, o que
dificulta a implantação de otimizações que a ferramenta talvez não seja capaz
de realizar. Diante disso, será que existe um jeito de unir as vantagens das
duas em uma só solução?
Encontrando o meio-termo: o Liquibase
Vamos imaginar uma maneira um pouco diferente para gerenciar
uma base de dados. Que tal os desenvolvedores continuarem criando os scripts
SQL do banco, só que de uma forma mais padronizada e estruturada, permitindo
que alguma ferramenta os execute automaticamente no momento da entrega de uma release?
E, além disso, mantermos os DBAs validando e otimizando esses scripts? Essa
opção agora é uma realidade, pois já existe um framework que faz esse
meio-termo entre a automatização e as atividades manuais: o Liquibase.
De forma simples, podemos definir o Liquibase como uma
biblioteca de código aberto que tem como objetivo gerenciar as alterações
realizadas no banco de dados. Criado em 2006, ele pode se integrar aos
principais gerenciadores de projetos, como o Maven, Gradle e Ant, facilitando
bastante sua utilização. Essa biblioteca possui diversos comandos que permitem
realizar a gestão do banco, como fazer um rollback até determinada
alteração, atualizar a base executando todos os scripts que ainda faltam e até
criar um arquivo com toda a estrutura atual do banco de dados. O Liquibase
consegue, ainda, simultaneamente, gerenciar outra base de dados, só que essa
sendo exclusiva para testes. Assim, a criação e execução de testes integrados
com o banco se torna uma tarefa menos complicada.
Um dos diferenciais dessa solução é que ela suporta arquivos
de script nos formatos XML, YAML, JSON ou SQL, sempre utilizando o conceito de changeSets, que nada mais é do que um
conjunto de comandos que o Liquibase deve executar na base de dados como, por
exemplo, um comando de criação de tabela seguido por outro de inserção de um
registro. Nesse contexto, um ou mais conjuntos de comandos, ou changeSets, podem ser colocados em um
mesmo arquivo, chamado de changeLog.
Para isso, no entanto, cada changeSet
precisa ter um identificador, preferencialmente único, para que o Liquibase
possa identificar quais conjuntos de comandos já foram ou precisam ser
executados no banco.
Quando o Liquibase é executado, ele verifica todos os
changeSets existentes nos arquivos de changeLog
e começa a aplicá-los na base de dados, pela ordem do nome dos arquivos. A
gestão de quais changeSets foram
executados acontece na tabela databasechangelog,
criada pelo próprio Liquibase na base de dados, permitindo assim que ele não
aplique o mesmo changeSet duas vezes
na base. Outra característica importante é que o framework não permite a
alteração ou inclusão de novos comandos em um changeSet que já foi executado no banco, pois o
Liquibase não o executará novamente, lançando assim um erro para avisar sobre o
problema. Caso um changeSet tenha sido criado de forma incorreta, é necessário
criar um novo corrigindo o problema ou realizar um rollback dessa alteração para então modificar o changeSet em questão.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.