A área de conhecimento em gerenciamento de integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os diversos processos e atividades de gerenciamento de projetos dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos. No contexto do gerenciamento de projetos, a integração inclui características de unificação, consolidação, articulação e ações integradoras que são essenciais para o término do projeto, para atender com sucesso às necessidades do cliente e de outras partes interessadas e para gerenciar as expectativas. A integração, no contexto do gerenciamento de um projeto, consiste em fazer escolhas sobre em que pontos concentrarem recursos e esforço e em qualquer dia específico, antecipando possíveis problemas, tratando-os antes de se tornarem críticos e coordenando o trabalho visando o bem geral do projeto. O esforço de integração também envolve fazer compensações entre objetivos e alternativas conflitantes.
A necessidade de integração no gerenciamento de projetos fica evidente nas situações em que os processos individuais interagem. Por exemplo, uma estimativa de custos necessária para um plano de contingência envolve a integração dos processos de planejamento descritos em mais detalhes nos processos de gerenciamento de custos do projeto, de gerenciamento de tempo do projeto e de gerenciamento de riscos do projeto. Quando são identificados riscos adicionais associados a diversas alternativas de pessoal, é necessário reexaminar um ou mais desses processos. As entregas do projeto também precisam ser integradas às operações em andamento da organização executora ou da organização do cliente ou ao planejamento estratégico de longo prazo, que leva em conta futuros problemas e oportunidades.
Os profissionais mais experientes em gerenciamento de projetos sabem que não existe uma maneira única de gerenciar um projeto. Eles aplicam o conhecimento, as habilidades e os processos de gerenciamento de projetos em diferentes ordens e graus de rigor para obter o desempenho desejado do projeto. No entanto, a percepção de que um processo específico não é necessário não significa que ele não deva ser abordado.
O gerente de projetos e a equipe do projeto precisam abordar todos os processos e o nível de implementação de cada processo deve ser determinado para cada projeto específico.

Se pensarmos nas outras atividades realizadas durante o término de um projeto, conseguiremos entender melhor a natureza integradora dos projetos e do gerenciamento de projetos. Por exemplo, algumas atividades realizadas pela equipe de gerenciamento de projetos poderiam ser:
- Analisar e compreender o escopo. Isso inclui critérios, premissas, restrições e requisitos do produto e do projeto, além de outras influências relacionadas a um projeto, e como cada um deles será gerenciado ou abordado dentro do projeto.
- Documentar critérios específicos dos requisitos do produto.
- Compreender como transformar as informações identificadas em um plano de gerenciamento do projeto usando o Grupo de processos de planejamento descrito no Guia PMBOK®.
- Preparar a estrutura analítica do projeto.
- Tomar ações adequadas para que o projeto seja realizado de acordo com o plano de gerenciamento do projeto, com o conjunto planejado de processos integrados e com o escopo planejado.
- Medir e monitorar o andamento, os processos e os produtos do projeto.
- Analisar os riscos do projeto.
Entre os processos dos grupos de processos de gerenciamento de projetos, as ligações são frequentemente iteradas. O Grupo de processos de planejamento fornece um plano de gerenciamento do projeto documentado ao Grupo de processos de execução no início do projeto e facilitam as atualizações desse plano se ocorrerem mudanças conforme o projeto se desenvolve.
A integração trata principalmente da integração efetiva dos processos entre os grupos de processos de gerenciamento de projetos necessários para realizar os objetivos do projeto dentro dos procedimentos definidos da organização. Os processos de gerenciamento de projetos integradores incluem:
Desenvolver o termo de abertura do projeto
Desenvolvimento do termo de abertura do projeto que autoriza formalmente um projeto ou uma fase do projeto.
Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto
Desenvolvimento da declaração do escopo preliminar do projeto que fornece uma descrição de alto nível do escopo.
Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto
Documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares em um plano de gerenciamento do projeto, o plano de gerenciamento define como o mesmo é executado, monitorado e controlado até ele ser encerrado.
Orientar e gerenciar a execução do projeto
Execução do trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os requisitos do projeto definidos na declaração do escopo do projeto, sendo que as atividades são rotineiramente coletadas durante o processo do projeto.
Monitorar e controlar o trabalho do projeto
Monitoramento e controle dos processos usados para iniciar, planejar, executar e encerrar um projeto para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento do projeto, ele é monitorado e gerenciado no inicio e ao termino do projeto.
Controle integrado de mudanças
Revisão de todas as solicitações de mudança, aprovação de mudanças e controle de mudanças nas entregas e nos ativos de processos organizacionais.
Encerrar o projeto
Finalização de todas as atividades em todos os grupos de processos de gerenciamento de projetos para encerrar formalmente o projeto ou uma de suas fases deve ser considerada todas as atividades necessárias para administrar o encerramento do projeto ou de uma fase, onde deverá atender as necessidades para satisfazer o encerramento do projeto.
Então finalizamos aqui este breve artigo. Quaisquer dúvidas, sugestões ou críticas podem ser registradas na seção de comentários, abaixo.
Um grande abraço!