Gerenciador de conteúdo ASP.NET MVC 2 - Kooboo

O Kooboo é um CMS feito em ASP.NET MVC e foi desenhado para empresas que queiram um web site de fácil manutenção e com gerenciamento de conteúdo. O software é open-source e está sob a licença GNU General Public License version 2 (GPLv2). Atualmente já é compatível com ASP.NET MVC 2.

Principais características

Abaixo segue uma lista das principais características do kooboo:

- Grande flexibilidade na customização de layouts em comparação com softwares baseados em ASP.NET Webforms.

- Permite o trabalho independente dos Web Designers, Desenvolvedores e Gestores de conteúdo.

- Permissões baseadas em roles - Todas as permissões são baseadas em role provider do ASP.NET, fácil de usar e de dar manutenção

- Sem limite de usuários e websites

- Criação de schemas e folders - A parte de criação de schemas e folders resolvem a maior parte dos requisitos de sites dinâmicos, permitindo praticamente a criação de um banco de dados relacional.

- Validação -  Além de criar a base de dados, ainda existe o controle sobre a validação dos dados

- Controle de Versão - Todos os folders já têm controle de versão associados e qualquer manutenção dos conteúdos pode ser cancelada em caso de erro

- Workflow - Pode se criar workflows para aprovação do conteúdo, e com isso limitar a segurança de quem pode criar, editar e publicar material.

- Layout & content template - Aqui está um modelo de desenvolvimento que ajuda muito a organizar o site, separar o layout template, que basicamente mostra o layout, e marcamos onde vai cada conteúdo. Depois montamos os content template, para cada tipo de conteúdo é montado uma forma de exibição adequada.

- Gerenciamento de recursos - Alem de gerenciar os conteúdos, também é possível gerenciar imagens, estilos, scripts.

- Plugin & modulo - Quando é necessário um pouco mais de controle e regras de negócio, ainda é possível desenvolver um módulo ou um plugin, existem muitos módulos prontos, para as mais variadas funções: blog, fórum, galeria de imagens, etc. Os plugins servem para retornar algo que não seja um HTML, por exemplo um json.

- Herança - Os sites ainda podem herdar conteúdo dos outros sites, assim uma notícia pode ser criada no site da matriz e aparecer nos sites das filiais, ou ser traduzido em sites multiidioma.

- Editor web form WYSIWYG - A área de administração do kooboo tem editores WYSIWYG que facilitam a criação tanto de conteúdos como de templates.

- Online intellisense template editor - Ao criar templates estamos criando paginas asp.net e o editor ainda tem os recursos de intellisense similares ao do visual Studio.

- Editor visual de paginas - Ao criar as páginas, basta abrir o editor visual e arrastar os content templates para montar uma pagina em poucos instantes.

- temas - Com a utilização de temas toda a parte estática do site, estilos, imagens, scripts , etc, pode ser trocada e o site fica com uma aparência completamente diferente.

- API de menu - Com a api de menu se pode configurar quais páginas aparecem no menu superior apenas marcando a pagina como item de menu.

- Full text search - Os conteúdos podem ter full text search para facilitar a parte de busca dos sites.

- SEO - O site pode ser configurado para utilizar o Google analytics e para ter as urls mais amigáveis, assim aparecer melhor nos sites de busca, além do fato do ASP.NET MVC gerar um código HTML mais amigável os search engines que o ASP.NET Webforms

- Schedule task - O kooboo ainda possui um scheduler para executar algumas atividades, como por exemplo sincronia de diferentes sites

Requisitos

- Windows XP/Vista/2003/2008

- IIS5.0, 6.0, 7.0

- NET framework 3.5 com service pack 1 ou superior

- MS SQL Express 2005 ou superior

Requisitos Adicionais

- O IIS precisa ser configurado corretamente para ASP.NET MVC

Para instalação com hospedagem compartilhada, ficar atento ao detalhe que o kooboo roda com Medium Trust, mas ele precisa de Permissão para unrestricted reflection.

Para desenvolvimento de módulos e plugins para o Kooboo é necessário o  Visual Studio.NET 2008 ou Visual Web Developer