Nesse primeiro artigo que estou montando vou mostrar e ensinar um pouco dessa ferramenta que é muito boa para se gerar Arquivos de Instalações de seus programas com o INNO SETUP que além do mais é um software livre.
Vamos partir do principio que a ferramenta já esteja instalada na sua máquina e vamos para os passos, acesse no seu Menu Iniciar – Programas – ISTool – ISTool e vamos lá.
Tela Inicial da Ferramenta
Na Opção Arquivo – Novo, vai ser exibida o inicio da nossa configuração do Executável do Sistema que vamos gerar como segue abaixo.
Pressione o botão NEXT e vamos para a seguinte tela
Nesta tela existem algumas opções básicas de informações do nosso sistema vamos para as explicações, títulos em Negrito são de obrigatoriedade de preenchimento por parte do usuário.
- Application name: você deverá informar o nome da sua aplicação que será instalada.
- Application name including version: você deverá informar o nome do programa com o nº da versão.
- Application publisher: o nome da empresa ou da pessoa que está publicando a aplicação.
- Application website: site da aplicação se possuir.
Depois de preenchidos essas opções, clique em Next e vamos para a próxima tela.
Campos em negrito são obrigatórios.
- Application destination base directory: informe qual a pasta base para a instalação da aplicação, você pode estar escolhendo as opções:
- Program Files Directory: para definir que seu programa deve ser instalado dentro da Pasta Arquivos de Programas.
- Custom: para definir uma pasta fixa para instalar o programa, por exemplo, C:\Meu Programa. Caso você escolha essa opção, o campo logo abaixo será habilitado para você informar a pasta base da instalação.
- Application directory name: informe a pasta, dentro da pasta base, onde o aplicativo será instalado.
- Allow user to change the application directory: marque está opção se você deseja que o usuário modifique a pasta onde o programa será instalado.
- The application doesn’t need a directory: marque essa opção se você não quer que seja criada uma pasta para a sua aplicação.
Clique em Next e vamos para a próxima tela.
- Application main executable file: informe o caminho do aplicativo que será instalado. Clique no botão Browser para encontrar o arquivo executável do seu sistema.
- Allow user to start the application after Setup hás finished: marque está opção se você deseja que o usuário possa rodar o aplicativo ao final da instalação.
- Other application files: neste campo serão listados outros arquivos que você inclua para que sejam instalados junto com a aplicação.
- Clique no botão Add File(s)...: para incluir arquivos.
- Para incluir uma pasta inteira, pressione o botão Add directory...
Clique em Next e vamos para a próxima tela.
- Application Start Menu folder name: nome da aplicação no Menu Iniciar.
- Allow user to change the Start Menu folder name: marque está opção caso você queira deixar o usuário mudar o nome da aplicação.
- Allow user to disable Start Menu folder creation: marque está opção caso você desejar dar ao usuário a escolha de não criar a pasta no Menu Iniciar.
- Create an Internet shortcut in the Start Menu folder: marque está opção se você deseja que seja criado um atalho para o site da aplicação no Menu Iniciar.
- Create an Universal icon in the Start Menu folder: marque está opção se você deseja criar um atalho para remover a aplicação a partir do Menu Iniciar.
Other main executable icons:
- Allow user to create a desktop icon: marque está opção se você deseja que o usuário tenha a opção de criar um atalho na Área de Trabalho.
- Allow user to create a Quick Launch icon: marque está opção se você desejar que o usuário tenha a opção de criar um atalho na Barra de Inicialização Rápida.
Clique em Next para a próxima tela onde vamos definir se nosso instalador vai ter algum tipo de arquivo texto para o usuário estar acessando na instalação
- License File: clique no botão Browser para ser informado o caminho do arquivo texto sobre a linceça do sistema.
- Information file shown before installation: Clique no botão Browser para ser informado o caminho do arquivo texto com orientações antes da instalação.
- Information file shown after installation: Clique no botão Browser para ser informado o caminho do arquivo texto com orientações depois da instalação.
Clique em Next para definirmos o padrão de linguagem do instalador.
- Languages: escolha quantas linguagens você quer deixar para que o usuário no momento da instalação escolha o idioma.
Clique em Next para definirmos o nome do instalador.
Compiler output base file name: coloque o nome do seu executável.
Clique em Next para finalizarmos.
Clicando em FINISH vai aparecer lá no começa onde pedimos um arquivo novo os dados do nosso instalador
Agora você pode testar o script montado para ver se a ferramenta vai estar gerando o nosso instalador sem problemas, ela se encontra nesse botãoonde quando pressionado ele irá monstrar uma tela onde será executado todos os passos que fizemos anteriormente.
Dando tudo certo na compilação vai ser mostrada essa tela.
Se acaso você clicar em Sim será executada a primeira tela que nos montamos com as informações do sistema como consta abaixo.
Testado, salve o script em uma pasta de sua preferência e nesta pasta ficará armazenado o Setup.EXE da aplicação que montamos.