Fórum Zeos Presta??? #298838
09/10/2005
0
Agora tenho que fazer ela funcionar também em Oracle. Usei o ADO mas a performance ficou péssima.
Queria uma alternativa para poder usar MSSQL, Firebird e Oracle. Estou testando o Zeos, que no MSSQL piorou muito pouco, no Firebird melhorou sensivelmente e no Oracle ainda não testei.
Bem, a questão é prá saber se posso apostar nessa ferramente e converter a aplicação toda, que vai me dar um trabalho de pelo menos 1 mês.
Em resumo: Vale a pena apostar no Zeos ou é roubada?
PS: Não queria partir para o DBExpress que no MSSQL ficou muito pior que o ADO e ainda terei que mudar muito mais a aplicação.
Vlw!

Letb
Curtir tópico
+ 0Posts
10/10/2005
Silviogs
Desde que passei a usar o Zeoslib 6.5.1 não tive mais problemas com os meus sistemas.
1 : É free;
2 : Suporta vários banco de dados;
3 : Compila em CBuilder 5-6,Delphi-5,6,7,8,2005,Kylix 2-3,Lazarus win32,Lazarus Linux;
Conexões suportadas:
ado
firebird-1.0
firebird-1.5
interbase-5
interbase-6
mssql
mysql
mysql-3.20
mysql-3.23
mysql-4.0
mysql-4.1
oracle
oracle-9i
postgresql
postgresql-6.5
postgresql-7.2
postgresql-7.3
postgresql-7.4
sqlite
sqlite-2.8
sybase
Apesar de não está listado o protocolo postgresql suporta o PostgreSQL 8.
Ainda acha pouco?
Nossa equipe está usando o zeoslib há mais de um ano sem problemas. No caso do MSSQL em qualquer aplicação que faça acesso nativo à ele vai ter problema de peformance, pq o driver nativo do MSSQL não é atualizado desde a versão 6, vc pode usar o MSSQL mais novo que tiver mas o interface nativa ainda é a da versão 6. Este problema não acontece com outros banco como Firebird, Interbase, PostgreSQL e outros que em suas DLL sofrem sempre atualizações.
OBS: Nunca esqueça que o MSSQL é um gambiarra feita derivada do SyBase.
Atenciosamente
Silvio Guedes
Gostei + 0
10/10/2005
Letb
Obrigado,
Edgar
Gostei + 0
12/10/2005
Jadicconsultoria
Nunca utilizei o ZeosLib, mas o DBexpress supre minhas necessidades não só na conexão com diversos bancos relacionais utilizando a estrutura Client/Server, como também me dá a possibilidade de trabalhar com Multi-Tier (MultiCamadas).
Sem contar na parceria com o mais poderoso componente da VCL: ClientDataSet :D
Gostei + 0
12/10/2005
Paulo
Gostei + 0
23/10/2005
Letb
- O DBExpress degradou muito a performance em relação ao ADO com MS-SQL, já o Zeos não, ficou mais ou menos a mesma coisa
- Minha aplicação foi toda feita em cima do ADO, mudar para Zeos só de demanda trocar e reconfigurar os datasets, já com o DBExpress acho que enrolado. Até pretendo migrar para ele no futuro, mas não há tempo agora.
- Uso em alguns lugares o TClientDataSet, mesmo no ADO e agora no Zeos. Ele não é exclusividade do DBExpress.
Agora, os problemas:
1. A minha aplicação usa MS-SQL ou Oracle ou Firebird. Está em produção em lugares diferentes e cada um deles usa um banco desse.
2. O Oracle, pelo que vi, só a partir da versão 6.5.0 do Zeos, mas essa já páu em qualquer acesso de MS-SQL. Se usar o 6.5.1 não dá pau ao acessar, mas não funciona o LOCATE no MS-SQL.
3. Dai, prá rodar bem o MS-SQL, tenho que ficar na versão 6.1.0, mas dai não tenho suporte ao Oracle.
4. Em qualquer versão que testei, 6.1.0, 6.1.5, 6.5.0, 6.5.1 estou com um problema sério no Firebird, pois todos os campos NUMERIC(X,Y) simplesmente vão com nulo.
Qual os bancos e versão do Zeos que vocês utilizam?
Obrigado.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)