Você já usou/usaria o Docker? Em que situação?
01/10/2018
0
Você já usou/usaria o Docker? Em que situação? Apenas pra facilitar o desenvolvimento ou em produção também?
Abraços :)
Caio Rolla
Post mais votado
01/10/2018
Edison Santos
Mais Posts
02/10/2018
Edson Sobrinho
eu conseguiria utilizar o docker para grandes projetos sem pagar nada? A parte free dele é limitada ou consigo muitos recursos para grandes projetos e ainda não pagar nada por isso?
02/10/2018
Gladstone Matos
03/10/2018
Caio Rolla
eu conseguiria utilizar o docker para grandes projetos sem pagar nada? A parte free dele é limitada ou consigo muitos recursos para grandes projetos e ainda não pagar nada por isso?
Consegue sim! O Docker é gratuito e open source, e contém todos os recursos da versão enterprise. A diferença entre a versão gratuita e a versão enterprise é que na segunda existe suporte e alguns dos elementos utilizados no Docker são certificados.
O único custo estará no deploy, pois você precisará contratar um servidor para executar seus contêineres. Se você utiliza servidores físicos on premises, nem isso.
Abraços :)
03/10/2018
Jamile Deus
04/10/2018
Estevão Dias
Eu não lidei diretamente com Docker, mas já trabalhei com máquinas virtuais, onde desenvolvimento/produção eram ambientes criadas espelhando a mesma vm (algo bem próximo do Docker, embora não utiliza exatamente a mesma tecnologia)
Cara, melhorou muito. Principalmente porque, antes disso, as vezes a Infra atualizava o servidor de produção, ou alguma coisa nele como uma biblioteca, e a galera tinha que correr pra resolver o que quebrava no código. Avisos como "tudo tem que subir como UTF-* se não quebra" se tornaram coisa do passado. Coisas como "na minha máquina funciona" também acabaram. E muitos outros problemas que graças a deus eu nem lembro mais sumiram. E uma evolução muito legal também, posterior, foi implementar o deploy pelo git. Quando a gente dava push tinha um hook que enviava o código para produção e a galera do lado dava pull para trazer as alterações. Aí foi o paraíso.
Vai nesse caminho que não vai ter volta ^^
05/10/2018
Caio Rolla
08/10/2018
Estevão Dias
Explica pra gente qual diferença entre Kubernetes, Docker e Docker Swarn. No Google Cloud, por exemplo, eu vi que eles trabalham com Kubernetes.
08/10/2018
Caio Rolla
Explica pra gente qual diferença entre Kubernetes, Docker e Docker Swarn. No Google Cloud, por exemplo, eu vi que eles trabalham com Kubernetes.
O Docker é a ferramenta que utilizamos para gerar images e construir contêineres. Mas, conforme nossas aplicações vão crescendo e o número de contêineres cresce junto, precisamos de alguma ferramenta que faça a gestão disso tudo. O Docker Swarm, que é a solução "nativa" do Docker e o Kubernetes, uma solução do Google, fazem essa gestão. Chamamos esse tipo de software de Orquestradores.
08/10/2018
Calebe Menezes
Alguém sabe dizer se é possível usar o Docker numa revenda compartilhada?
09/10/2018
Estevão Dias
Dificilmente você conseguirá acesso a contêineres se não for uma hospedagem cloud, porque a hospedagem precisa preparar o servidor para suportar o isolamento lógico de memória. Então, ou você procura por uma hospedagem VPS, na qual você geralmente pode instalar as ferramentas que precisa no servidor, ou parte pra hospedagem cloud mesmo, e aí tem várias no Brasil e fora dele, como a Google Cloud, Amazon AWS, Vultr, etc.
Acredito que em pouco tempo essa tecnologia será um padrão de mercado porque o modelo de hospedagem compartilhada é muito ruim, tanto pro cliente quanto para os administradores.
Um grande abraço.
15/10/2018
Calebe Menezes
Eu cheguei a imaginar que talvez não fosse possível mesmo usar o Docker numa revenda compartilhada :(
Então o jeito é recorrer a uma hospedagem cloud mesmo. O que me preocupa mesmo é o valor, e parece que esse tipo de hospedagem custa conforme o uso. Acho que é um caso que tem analisar bem antes de adquirir o serviço.
Vlw :)
07/01/2019
Pwcodigo
Isso que me atraiu pelo docker, assim torna o processo mais ágil e produtivo.
07/01/2019
Edison Santos
Ai galera valeu pelas curtidas : )
Tenho evoluídos os estudos. Criando meus próprios docker-compose, adicionando alguns scripts básicos nos Dockerfile, tipo cópia de arquivos no momento de gerar os container.
Estou rodando uns app utilitário tipo wordpress, calibre web (ebook manager), rstudio e jupyter notebook (análise de dados com r e python respectivamente). Estou com um ambiente de desenvolvimento novo ASP.NET Core 2.0 e MariaDB. Quero atualizar este para o Core 2.2.
Próximos passos. Publicar os ambientes na Digital Ocean enquanto estou com Voucher ativo rsrsr.
Tem sido bem legal a experiência com containers. Tenho ido do PC para o Notebook tranquilamente, sempre deixando a pastas app/dataset/conifg/storage no host para facilitar manipulação/desenvolvimento/versionamento.
E vocês como tem sido usar o Docker?
07/01/2019
Edison Santos
Eu cheguei a imaginar que talvez não fosse possível mesmo usar o Docker numa revenda compartilhada :(
Então o jeito é recorrer a uma hospedagem cloud mesmo. O que me preocupa mesmo é o valor, e parece que esse tipo de hospedagem custa conforme o uso. Acho que é um caso que tem analisar bem antes de adquirir o serviço.
Vlw :)
Calebe, a Digital Ocean está com uns planos legais. Tem a Amazon também mas me parece mais caro para fazer testes sem Voucher de entrada.
O Heroku também pode ter container Docker com o heroku.yml mas não olhei com detalhes...
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)