Vc usaria JavaScript num projeto inteiro, back-end e front-end? Por que?

20/08/2018

0

Fala comunidade!

Conversando com um Brother essa semana, em uma dado momento pensamos:

Hoje o JavaScript faz tudo que qualquer outra linguagem faz, seja no desktop, mobile ou web (site ou API), e ainda manipula uma página web como ninguém (coisa que outras linguagens não fazem)

Já que o JS, que veio comendo pelas beiradas, hoje em dia faz tanta coisa, por que precisamos de outras linguagens? Será que estamos com medo de apostar no novo? Será que é a hora de abraçar o JS e usar somente ele pra criar aplicações de cabo a rabo?

Diz aeh |o|
Estevão Dias

Estevão Dias

Responder

Post mais votado

22/08/2018

Boa noite,

Faz cerca de 4 ~ 5 anos que eu trabalho inteiramente com JavaScript seja no lado cliente (browser) ou no servidor (Node.js) e posso afirmar que ele é uma das plataformas de desenvolvimento mais completas da atualidade, além de permitir o desenvolvimento de quase todo tipo de projeto.

Eu recomendo, ate porque o mercado do JS não para de crescer. Hoje empresas nacionais como a Oi, B2W, Americanas, além de gigantes como a Microsoft, Facebook, Apple, Airbnb.. ou seja, vale a pena conhecer uma linguagem que hoje dá oportunidades para o profissional trabalhar em empresas que são lider em diversos segmentos.

Bruno Araujo

Bruno Araujo
Responder

Mais Posts

20/08/2018

Laura Müller

O problema é colocar tudo na internet depois...

Tem um monte de lugar aí que trabalha com PHP, mas Node é ruim de achar

E PHP todo mundo conhece, não sei se JavaScript tem tanta gente assim usando

Responder

21/08/2018

Caio Rolla

Fala, Laura. Tudo certo?

Você pode colocar tanto seus projetos PHP quanto NodeJS no Heroku gratuitamente. Além disso, eles disponibilizam um banco de dados PostgreSQL de graça (é limitado, mas ajuda bastante).

Recomendo dar uma olhada, é bem interessante.

Abraços :)

https://devcenter.heroku.com/
Responder

21/08/2018

Laura Müller

Entendi,

mas como isso tá de framework? Por exemplo, no PHP a gente o Laravel pra resolver quase tudo numa aplicação web, ele faz de um simples site até uma API, e como isso fica no Node? Qual seria o equivalente ao Laravel no Node, por exemplo?
Responder

21/08/2018

Pedro Galocha

Sem duvidas, inclusive na empresa onde trabalho, estamos desenvolvendo uma solução utilizando NodeJS, React, Redux e MongoDB, só tenho elogios. Seja usabilidade, manutenção e desempenho.
Responder

21/08/2018

Caio Rolla

Acredito que o framework mais comum para o NodeJS seja o Express... Se quiser estudar mais sobre o cenário Javascript, recomendo esse Guia da Devmedia: https://www.devmedia.com.br/javascript/

Quanto a utilização, o Javascript (e o Node) está no topo de quase todos os gráficos do Stack Overflow Survey: https://insights.stackoverflow.com/survey/2018/
Responder

22/08/2018

Pablo Carvalho

Cara, eu te confesso que estou meio que encantado com JavaScript ultimamente! Então certamente eu usuaria sim, até mesmo porque acredito que o desenvolvimento vai ficar de certa forma mais homogêneo com uma mesma linguagem em camadas diferentes.

Unico receio que "tinha" era de utilizar algum framework em projeto grande, pois a cada dia surgia um melhor, ou até mesmo uma melhoria que acabava descontinuando o anterior. Mas pelo que tenho visto nos últimos tempos isso tem diminuido bastante! Os frameworks e bibliotecas já chegam bem consolidados.
Responder

22/08/2018

Jefferson Santos

Fala Galara !
Sem dúvida alguma o JavaScript é a sensação do momento, assim como aconteceu com o Java, PHP, C# e entre outras linguagens. A vantagem que observo nessa linguagem é que podemos fazer tudo com ela, desde aplicativos desktop, mobile ou web site e API.
Segundo "Roger Flores" é uma linguagem "anfíbia". kkkkk
Com surgimento dos frameworks React, Angular ou Vue.js a linguagem ganhou mais notoriedade, tornando-se muito mais poderosa, tendo em vista os motivos inicias de sua criação.
Estudem JS galera o mercado está pedido.
Valeu abraços.
Responder

22/08/2018

Estevão Dias

Uma coisa que me afasta um pouco do JS, pegando um gancho na resposta do Pablo, é uma certa insegurança minha em dar npm nas dependências. É um sentimento meu desde a época da jQuery, quando se você precisasse de um plugin de barra de rolagem pegava de lá, botão redondo que pulava, pega de lá, etc

Ok, dificilmente você programa hoje em dia do zero, mas como eu sei o que é estável ou não no npm, o que devo ou não usar...? Fica obscura essa parte pra mim
Responder

23/08/2018

Gladstone Matos

Sem duvidas, inclusive na empresa onde trabalho, estamos desenvolvendo uma solução utilizando NodeJS, React, Redux e MongoDB, só tenho elogios. Seja usabilidade, manutenção e desempenho.


sensacional! :D
Responder

29/08/2018

Estevão Dias

Show Pedro \\o,

A modelagem, dados e código, deve ser quase que naturalmente coneectada, devido a forma como o JS estrutura seus objetos e o mongodb armazena seus dados.

Vocês usam algum framework nesse sentido ou nem precisa?
Responder

31/08/2018

Caio Rolla

Show Pedro\\\\o,

A modelagem, dados e código, deve ser quase que naturalmente coneectada, devido a forma como o JS estrutura seus objetos e o mongodb armazena seus dados.

Vocês usam algum framework nesse sentido ou nem precisa?


Acho que nem precisa, o Mongo trabalha com JSON assim como o Javascript. É pegar e usar.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar