Vc usaria JavaScript num projeto inteiro, back-end e front-end? Por que?
20/08/2018
0
Conversando com um Brother essa semana, em uma dado momento pensamos:
Hoje o JavaScript faz tudo que qualquer outra linguagem faz, seja no desktop, mobile ou web (site ou API), e ainda manipula uma página web como ninguém (coisa que outras linguagens não fazem)
Já que o JS, que veio comendo pelas beiradas, hoje em dia faz tanta coisa, por que precisamos de outras linguagens? Será que estamos com medo de apostar no novo? Será que é a hora de abraçar o JS e usar somente ele pra criar aplicações de cabo a rabo?
Diz aeh |o|
Estevão Dias
Post mais votado
22/08/2018
Faz cerca de 4 ~ 5 anos que eu trabalho inteiramente com JavaScript seja no lado cliente (browser) ou no servidor (Node.js) e posso afirmar que ele é uma das plataformas de desenvolvimento mais completas da atualidade, além de permitir o desenvolvimento de quase todo tipo de projeto.
Eu recomendo, ate porque o mercado do JS não para de crescer. Hoje empresas nacionais como a Oi, B2W, Americanas, além de gigantes como a Microsoft, Facebook, Apple, Airbnb.. ou seja, vale a pena conhecer uma linguagem que hoje dá oportunidades para o profissional trabalhar em empresas que são lider em diversos segmentos.
Bruno Araujo
Mais Posts
20/08/2018
Laura Müller
Tem um monte de lugar aí que trabalha com PHP, mas Node é ruim de achar
E PHP todo mundo conhece, não sei se JavaScript tem tanta gente assim usando
21/08/2018
Caio Rolla
Você pode colocar tanto seus projetos PHP quanto NodeJS no Heroku gratuitamente. Além disso, eles disponibilizam um banco de dados PostgreSQL de graça (é limitado, mas ajuda bastante).
Recomendo dar uma olhada, é bem interessante.
Abraços :)
https://devcenter.heroku.com/
21/08/2018
Laura Müller
mas como isso tá de framework? Por exemplo, no PHP a gente o Laravel pra resolver quase tudo numa aplicação web, ele faz de um simples site até uma API, e como isso fica no Node? Qual seria o equivalente ao Laravel no Node, por exemplo?
21/08/2018
Pedro Galocha
21/08/2018
Caio Rolla
Quanto a utilização, o Javascript (e o Node) está no topo de quase todos os gráficos do Stack Overflow Survey: https://insights.stackoverflow.com/survey/2018/
22/08/2018
Pablo Carvalho
Unico receio que "tinha" era de utilizar algum framework em projeto grande, pois a cada dia surgia um melhor, ou até mesmo uma melhoria que acabava descontinuando o anterior. Mas pelo que tenho visto nos últimos tempos isso tem diminuido bastante! Os frameworks e bibliotecas já chegam bem consolidados.
22/08/2018
Jefferson Santos
Sem dúvida alguma o JavaScript é a sensação do momento, assim como aconteceu com o Java, PHP, C# e entre outras linguagens. A vantagem que observo nessa linguagem é que podemos fazer tudo com ela, desde aplicativos desktop, mobile ou web site e API.
Segundo "Roger Flores" é uma linguagem "anfíbia". kkkkk
Com surgimento dos frameworks React, Angular ou Vue.js a linguagem ganhou mais notoriedade, tornando-se muito mais poderosa, tendo em vista os motivos inicias de sua criação.
Estudem JS galera o mercado está pedido.
Valeu abraços.
22/08/2018
Estevão Dias
Ok, dificilmente você programa hoje em dia do zero, mas como eu sei o que é estável ou não no npm, o que devo ou não usar...? Fica obscura essa parte pra mim
23/08/2018
Gladstone Matos
sensacional! :D
29/08/2018
Estevão Dias
A modelagem, dados e código, deve ser quase que naturalmente coneectada, devido a forma como o JS estrutura seus objetos e o mongodb armazena seus dados.
Vocês usam algum framework nesse sentido ou nem precisa?
31/08/2018
Caio Rolla
A modelagem, dados e código, deve ser quase que naturalmente coneectada, devido a forma como o JS estrutura seus objetos e o mongodb armazena seus dados.
Vocês usam algum framework nesse sentido ou nem precisa?
Acho que nem precisa, o Mongo trabalha com JSON assim como o Javascript. É pegar e usar.
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)