Vantagens e desvantagens do COCOMO II ?

12/11/2014

0

Olá sou estudante de engenharia de software, e tenho uma pergunta sobre COCOMO II, gostaria de saber sobre vantagens e desvantagens do COCOMO II ?Não encontro muito material que me de uma informação que posso "eu" considerar interessante . Desde já agradeço qualquer resposta!OBRIGADO!
Claudio Shigemi

Claudio Shigemi

Responder

Post mais votado

24/11/2014

Olá Claudio!
Eu não conhecia esse modelo, então fui pesquisar um pouco para entender o que é.
Encontrei esse site [url]http://csse.usc.edu/csse/research/COCOMOII/cocomo_main.html[/url] de onde retirei as seguintes utilidades:
COCOMO® II pode ser usado para as seguintes situações de decisão principais

Fazer investimento ou outras decisões financeiras envolvendo um esforço de desenvolvimento de software
Os orçamentos do projeto e horários, como base para o planejamento e controle
Decidir sobre ou negociar compensações entre custo de software, programação, funcionalidade, desempenho ou qualidade fatores
Tomar decisões de gestão de risco de custo e cronograma software
Decidir quais partes de um sistema de software para desenvolver, reutilização, arrendamento ou compra
Tomar decisões de inventário de software legado: que partes de modificar, suprimir progressivamente, terceirizar, etc
Definir estratégias mistas de investimento para melhorar a capacidade de software da organização, por meio de reutilização, as ferramentas, a maturidade do processo, outsourcing, etc
Decidir como implementar uma estratégia de melhoria de processos, como o previsto no SEI CMM

Talvez você já conheça o site, mas deixo minha contribuição..!

Marisiana Battistella

Marisiana Battistella
Responder

Mais Posts

24/11/2014

Marisiana Battistella

Nesses artigos estão descritas algumas características...
[url:descricao=COCOMO II - Um modelo para estimativa de custos de Gerência de Projetos ] [url]http://csse.usc.edu/csse/research/COCOMOII/cocomo_main.html[/url][/url]

Modelos de Estimativas de Custo de Software COCOMO & COCOMO II
Responder

24/11/2014

Eduardo Pessoa

Cocomo, se encaixa em qual parte especifica na engenharia de software?
Responder

24/11/2014

Marisiana Battistella

Acredito que gerenciamento de projetos, pois ele é um modelo que permite estimar o custo, esforço e cronograma ao planejar uma nova atividade de desenvolvimento de software.
Uma explicação interessante para ter uma noção de como é esse modelo: [url]http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_COCOMO[/url]
Responder

25/11/2014

Claudio Shigemi

Eu já conhecia o site da universidade que o mantém !
Eu estava mais interessados em opiniões pessoais de quem já tenha experimentado, e quais foram suas dificuldades para implement-lo?!

Mas , mesmo assim obrigado ,me ajudou bastante !
Responder

25/11/2014

Eduardo Pessoa

Acredito que gerenciamento de projetos, pois ele é um modelo que permite estimar o custo, esforço e cronograma ao planejar uma nova atividade de desenvolvimento de software.
Uma explicação interessante para ter uma noção de como é esse modelo: [url]http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_COCOMO[/url]

É um complemento para PMBOK ou é outra forma?
Responder

25/11/2014

Marisiana Battistella

Pra mim é um assunto novo...
Obrigada por ter recorrido ao fórum Devmedia! Se não fosse pela tua pergunta ia continuar sem saber que existe um modelo assim. =)
Responder

25/11/2014

Eduardo Pessoa

Pra mim tambem é, obrigado.
Responder

25/11/2014

Claudio Shigemi

na verdade eu curso engenharia de software. O trabalho bimestrals que caiu para a minha equipe era justamente sobre o Cocomo II .por isso que pergunte gostaria de saber opiniões de outras pessoas sobre o assunto dificuldade de implementa-lo , etc...
Que me venha a prova final(quara-feira!) rsrsrs....
Responder

25/11/2014

Eduardo Pessoa

Considero esse assunto novo, pois na epoca que estudei um pouco sobre gerencia de projetos, engenharia...afins, não conhecia o Cocomo. acho que nesse ponto vc terá que fazer pesquisas e mais pesquisas.
Responder

26/11/2014

Marisiana Battistella

Tem alguns artigos na web, além dos que compartilhei a cima, que talvez tenham alguns exemplos de caso de uso....
Pode ser que te ajudem...
Responder

26/11/2014

Eduardo Pessoa

Existem alguns trabalhos, artigos academicos...

[url]http://www.univasf.edu.br/~ricardo.aramos/disciplinas/ES_I_2010_2/COCOMO_II.pdf[/url]
Responder

27/11/2014

Claudio Shigemi

Obrigado a ambos por terem me respondido !eu já havia conhecido estes links durante a minha pesquisa !mas, mesmo assim o fato de vocês terem perdido seu tempo para me ajudar eu aprecio muito !
tive que fazer pesquisas durante duas semanas para entende-lo!affff......rsrs
a prova de engenharia já foi hj é tópicos de computação (matéria chata !)
Responder

27/11/2014

Marisiana Battistella

Por nada Claudio!
Boa prova!
Responder

08/10/2015

Antonio Vidal

Métricas
Responder

08/10/2015

Antonio Vidal

Cocomo, se encaixa em qual parte especifica na engenharia de software?

Acredito de seja Métricas.
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar