Vale a pena investir em SEO?

26/10/2016

0

Pessoal, recentemente tenho feito umas perguntas no fórum. Mas agora to com uma dúvida!

Eu gosto muito dessas questões de SEO, mas pergunto a vocês. Para um webdesigner/desenvolvedor, vale a pena aprender SEO ou é melhor deixar esse tipo de trabalho com um profissional SEO mesmo?

Pergunto isso porque me preocupa essa questão da página estar com um bom rankeamento, ser "bem vista" pelo google. Porém, não sei se o melhor é aprender e com isso se garantir a fazer esse funcionamento semântico do site, ou se é melhor deixar isso exclusivamente para um profissional da área.
Diego Silva

Diego Silva

Responder

Post mais votado

01/11/2016

Opa Diego.

Minha resposta seria sim, vale a pena investir em SEO!

No seu caso, como você é um webdesigner/desenvolvedor, acho bem válido trabalhar com SEO também. Porém, como um profissional que só trabalha com SEO deve ter um pouco mais experiência nessa parte de estratégia de marketing e otimização nos resultados. Isso não deve acontecer sempre, é claro. Mas como esse profissional trabalha focado nisso, acho que o conhecimento dele quase sempre será mais sólido na área. Mas isso não quer dizer que você não possa aprender. E que não possa ter conhecimentos tão ou mais sólidos que o de um SEo na própria área dele. Eu te aconselharia a estudar sim, para você ver quão fantástico é esse ramo da área de Marketing/TI.

Fernando Henrique

Fernando Henrique
Responder

Mais Posts

02/05/2017

Samuel Vicente

Sem dúvidas! Hoje o que mais aconselho é começarmos a construção de um portal pelo SEO. Para terem uma ideia, teve vezes em que o Algoritmo do Google sofreu mudanças e isso foi a causa de FALÊNCIA de diversas empresas.

Então posso dizer que vale MUITO a pena investir em SEO.

Abraços!
Responder

05/05/2017

Diego Silva

Obrigado Samuel. Quando fiz a pergunta, de fato não tinha noção da importância que o SEO tinha na atualidade. De lá para cá vi que é algo fundamental na atualidade. E como você disse vale muito a pena mesmo investir! :)
Responder

24/08/2017

Réulison Silva

Olá Diego,

Eu sou Profissional de SEO e trabalho aqui na DevMedia, e digo que hoje estar bem posicionado nos motores de busca (não somente o Google) é muito importante para estratégia de qualquer empresa que possua um website.

Contudo a curva de aprendizado é grande, as técnicas de SEO mudam constantemente e o que muita gente acha que é SEO, na verdade é Marketing. SEO está ligado muito a estrutura e a todo um "ecossistema" que envolve um site.

Por isso ele é basicamente divido em duas vertentes: Onpage e Offpage.

Onpage está ligado mais a estrutura da aplicação, a forma como é planejada desde a elaboração. Organizando estrutura de links, diretórios, categorias, sub-categorias e toda otimização de código e semântica das páginas.

Offpage está relacionado ao ecossistema que envolve aquele website, links que você recebe, link que você envia, canais de marketing online, fontes de tráfego, saúde dos links e tudo o que está relacionado externamente ao website.

Meu conselho:

Se possível tenha um profissional dedicado ao SEO da sua aplicação desde a elaboração, mas você pode aprender o básico em alguns canais e portais. O Blog da Moz é referência.

Valeu!
Responder

16/11/2017

Robson Cavalcante

Na minha opinião é uma das coisas que você mais deve levar em conta hoje.
Responder

24/05/2018

Jean

SEO e quase uma obrigacao hoje em dia, mas tambem nao da pra ignorar que o investimento e muitas vezes alto e nao justifica o retorno que voce vai ter no curto prazo.

Aqui tem um artigo bem legal que compara o uso de SEO com anuncios, por exemplo. Acho interessante se alguem quiser tirar a duvida sobre onde comecar.

http://tagg.one/blog/estrategias/onde-investir-primeiro-seo-ou-links-patrocinados-seo-vs-sem/
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar