Utilidade da Linguagem em C
24/05/2023
0
Uéricson Ribeiro
Arthur Heinrich
A linguagem C é uma linguagem muito simples, de fácil implementação do compilador, que não impõe nenhum tipo de barreira para a implementação de qualquer tipo de software. Existem compiladores para praticamente todas as plataformas e muitos compiladores ou interpretadores de outras linguagens são escritos em C, dada a sua versatilidade, eficiência e poder.
Você pode utilizar a linguagem Python, se preferir. Provavelmente, embora eu não possa afirmar, o interpretador da linguagem Python foi escrito em C. E isto pode ser a realidade de muitas linguagens.
O uso da linguagem C é bastante comum no desenvolvimento de sistemas operacionais, drivers, sistemas embarcados e compiladores.
Em um curso de programação, costuma-se utilizar linguagens como C, Pascal, ou outra linguagem de baixo nível, pois o que se pretende ensinar é a construção de algoritmos primitivos, modelagem de dados, mapeamento de memória e outras atividades típicas de programação.
Depois, você pode partir para uma linguagem orientada a objetos, para aprender outros aspectos da programação.
Ninguém aprende a pilotar um avião diretamente em um A380. Você primeiro aprende os conceitos e experimenta o que aprendeu no básico. Depois parte para algo mais complexo.
Todo mundo pode brincar de lego. Quem aprende a programar em C, aprende a criar as suas próprias peças.
24/05/2023
Frank Hosaka
25/05/2023
Arthur Heinrich
É interessante ver como a segurança cibernética evoluiu ao longo do tempo. Houve uma época em que era fácil imprimir a partir de uma aplicação Web. Dava para criar um site malicioso e, ao acessá-lo, podíamos sair imprimindo coisas.
Com o passar do tempo, aplicações Web passaram a ser tratadas como algo inseguro. É como se rodassem em uma máquina virtual, sem acesso ao hardware. Hoje, as aplicações precisam de "autorização" para acessar os recursos locais.
Programar nunca foi fácil. Uma coisa é fazer o "Hello World!". Outra bem diferente é construir uma aplicação útil.
Dá para fazer muita coisa com ferramentas prontas. Eu me lembro quando o Visual Basic surgiu aqui no Brasil. Ainda trabalhava no Senac, então, deve ter sido entre 1992 a 1995. Foi a primeira linguagem "visual", como o próprio nome diz, que facilitava a programação em Windows.
Tentamos fazer um projeto e o componente gráfico que o acompanhava fazia quase tudo o que queríamos. Precisávamos fazer apenas um ajuste no componente, mas, embora fosse uma linguagem orientada a objetos, não permitia criar seus próprios objetos. Era necessário fazê-lo usando o C.
Hoje, eu dividiria a programação em 4 grandes categorias: Web, Mobile, Front-end e Back-end. Em cada uma, existem suas próprias dificuldades e algumas ferramentas dedicadas, ou "mais apropriadas". É muito comum ter que aprender mais de 5 linguagens para criar algo que funcione de forma integrada. Ao longo da minha vida, já vi cerca de 20 linguagens, embora não trabalhe com a maioria hoje. Entre elas, assembly de 3 processadores distintos: 6502 (Apple), Z80 (TRS-80) e x86 (IBM-PC) e outras muito restritas, como Lisp, Forth, Prolog, Algol, Fortran e Perl. Tempo perdido? Acredito que não. Cada linguagem nos acrescenta algo e, mesmo que não a utilizemos mais, a ideia que estava por trás de cada uma fazia algum sentido. É como aprender a mesma coisa por vários ângulos diferentes.
Para quem está começando hoje, o desafio é escolher algo que não mude tão rápido. Senão, quando conseguimos aprender, já se tornou ultrapassado.
É um desafio. Só os "bravos" entendem o sacrifício e o esforço necessário para se destacar nesta área.
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)