GARANTIR DESCONTO

Fórum Uma questão de licença do Delphi. #294991

09/09/2005

0

Amigos, estava pensando sobre a licença do Delphi, vamos supor que eu desenvolva um sistema que compile um sistema, tipo o XMaker. Pois bem, utilizando o Delphi como compilador e suas bibliotecas.

Minha pergunta: Se eu comprei o Delphi, eu tenho direito que vender um sistema desse tipo? Usando as Bibliotecas e Compilador da Borland?

Ah. Eu uso o Delphi 7 Enterprise :D

Se não, teria alguma versão do delphi que eu poderia fazer isso?

Mesmo assim, caso não, teria algum outro compilador para tals fim?

Está aberta a discussão :wink:

Desde já agradeço a todos.

Titanius

Titanius

Responder

09/09/2005

Massuda

Talvez eu não tenha entendido direito, mas você não pode redistribuir o compilador Delphi nem as bibliotecas que não estejam na lista de [i:85127b28c6]redistributables[/i:85127b28c6] do Delphi (essa lista geralmente está no arquivo Deploy.txt no diretório do Delphi).

Por outro lado, você pode vender seu programa e fazer com que o usuário adquira um Delphi.

Uma alternativa seria o Free Pascal Compiler (busque no Google).

Responder

Gostei + 0

09/09/2005

Titanius

Entendeu direitinho massuda :D, era isso mesmo que eu queria saber... o problema do FreePascal ao meu ver, é que os Forms dele não batem com o do Delphi :-(, tipo, tem como eu vincular um MDI Filho do FP no Delphi?

Responder

Gostei + 0

09/09/2005

Titanius

Estava dando uma lida no deploys.txt, como minha versão do delphi é a enterprise, eu posso distribuir os seguintes pacotes:
If you are a licensed user of Delphi 7 Architect or
Enterprise, redistributable runtime packages include the
following:

adortl70.bpl
bdertl70.bpl
cc3260mt.dll
dbexpress70.bpl
dbrtl70.bpl
dbxcds70.bpl
dclaxserver70.bpl
dcloffice2k70.bpl
dclofficexp70.bpl
dsnap70.bpl (ClientDataSet Redistributable)
dsnapcon70.bpl (ClientDataSet Redistributable)
dsnapent70.bpl (ClientDataSet Redistributable)
dss70.bpl
ibevnt70.bpl
ibxpress70.bpl
inet70.bpl
inetdb70.bpl
inetdbbde70.bpl
inetdbxpress70.bpl
intrawebdb_50_70.bpl
intraweb_50_70.bpl
midas.dll (ClientDataSet Redistributable)
qrpt70.bpl
qtinf70.dll
rave50clxbe70.bpl
rave50vclbe70.bpl
rtl70.bpl
soaprtl70.bpl
stdvcl32.dll
stdvcl40.dll
tee70.bpl
teedb70.bpl
teeqr70.bpl
teeui70.bpl
vcl70.bpl
vclactnband70.bpl
vcldb70.bpl
vcldbx70.bpl
vclie70.bpl
vcljpg70.bpl
vclshlctrls70.bpl
vclsmp70.bpl
vclx70.bpl
visualclx70.bpl
visualdbclx70.bpl
webdsnap70.bpl
websnap70.bpl
xerceslib.dll
xercesxmldom.dll
xmlrtl70.bpl

Bem, minha outra pergunta...

[b:999b84df65]Se eu posso distribuir os pacotes acima, eu posso distribuir o compilador? Ou seja, desde que meu arquivo fonte soh use os pacoes acima, correto?[/b:999b84df65]

[]s

Responder

Gostei + 0

09/09/2005

Massuda

...o problema do FreePascal...
Eu nunca trabalhei com esse compilador.

...os Forms dele não batem com o do Delphi...
Acho muito difícil que qualquer outra ferramenta/compilador tenha forms compatíveis com o Delphi. Isso porque os DFMs são gerados no processo de serialização/desserialização dos forms, que é uma característica única do código na VCL.

Se eu lembrar de alguma outra alternativa eu posto aqui.

Responder

Gostei + 0

09/09/2005

Titanius

Valeu massuda, fico no agaurdo.. :D

Responder

Gostei + 0

09/09/2005

Massuda

...Se eu posso distribuir os pacotes acima, eu posso distribuir o compilador? Ou seja, desde que meu arquivo fonte soh use os pacoes acima, correto?
Em hipótese alguma você pode redistribuir o compilador, seja a versão linha de comando ou a versão IDE; isso é crime de pirataria. A licença de uso do Delphi permite que você redistribua apenas os arquivos marcados explicitamente como [i:36e2160099]redistributables[/i:36e2160099] (e que você listou em um post anterior seu).

Como mencionei em um post anterior, o que você pode fazer é vender seu software e informar ao usuário que ele precisa adquirir uma cópia do Delphi.

Responder

Gostei + 0

09/09/2005

Titanius

Blz massuda, então acho que deverei procurar outro compilador, mesmo que não interaja com o delphi.... pensei em usar o free pascal mesmo, como o Lazarus, porém ele é muito complicado pra se usar, e se não me engano ele não tem acesso ao CDS, que é meu método de acesso ao banco de dados... :-(

Mas de qualquer forma se você descobrir algo mais, pode at´pe ser uma linguagem de script, sei lá, mas que dê para o usuario montar uma telinha e ter acesso aos dados... eh soh escrever :D

Valeu mesmo..

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar