tabelas, pedido e produtos.
02/08/2005
0
Como tenho a tabela com os itens do Pedido, onde tem uma chave estrangeira para o ID do pedido, e uma para o cadastro de Produtos.
Na tabela com os itens do pedido, vocês acham necessário ter o valor total do produto ?
No caso, eu tenho a quantidade de itens, ID do Pedido, e ID do Produto.
Com a quantidade, eu consegueria recalcular tudo, e jogar no grid.
Mas posso colocar esse campo VALORTOTAL, na tabela de itens do produto.
Só não sei se é correto isso.
Fico no Aguardo.
Obrigado
Lynx
Lynx
Deu um pouco de trabalho a mais, mas não repeti o campo.
:lol:
valeu
03/08/2005
Mordred
Deixa ver se eu entendi... vc tem uma tabela mestre ´Pedido´ e uma tabela detalhe ´Itens do Pedido´ e você quer que em algum lugar fique gravado o campo ´ValorTotal´ que é a soma dos valores de todos os itens associado ao pedido, certo?
Neste caso o correto seria manter o valor total do pedido na tabela do ´Pedido´ e o total do item (subtotal) na tabela do Itens. Feito isso, basta vc criar uma trigger na tabela de itens que atualize o total do Pedido na tabela de Pedido.
Espero poder ter ajudado XD
05/08/2005
Lynx
Nessa tabela eu tenho o campo (valorunitario).
E a tabela Pedidos, que tem o campo valortotal.
Na tabela de itens do pedido eu tenho a quantidade, e com ela eu consigo saber o valor total do produto.
Ou seja, eu faço quantidade * valorunitario e mostro no item o campo valor unitário e valor total, (Um do lado do outro) sem precisar criar outro campo.
E o valortotal eu deixo na tabela pai, Pedidos.
Muito Obrigado.
05/08/2005
Mordred
Comigo funcionou :D
05/08/2005
Lynx
Na hora de salvar eu salvo eles na tabela dos itens
Enquanto eu adiciona itens e excluo, faço os calculos no stringgrid...
Só adiciono os itens na tabela de pedidos quando salva mesmo.
Valeu
09/09/2005
Robertolucio
Por curiosidade, e quando um produto sofre um aumento, como ficariam os itens dos pedidos que possuam este produto?
04/01/2007
Mmoreira
Analisando sua observação voce esta totalmente certo. Imagine um pedido que foi tirado e logo depois o valor de algum produto foi alterado .. a matematica ai nao iria dar certo.
Imagino que o correto era ter na tabela Itens Pedido um campo para o valor unitario do produto.
Me corrijam se eu estiver errado.
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)