Fórum Tabela progressiva #372086
08/07/2009
0
Estou precisando de ajudinha de calculo!!
Tenho o seguinte problema:
Uma tabela de comissão progressiva atrelada ao preco, ela funcionará mais ou menos assim
1 2 3 | Produto preço minimo comissão preço maximo comissão 1 R$ 10,00 5¬ R$ 20,00 10¬ 2 R$ 7,80 3¬ R$ 11,20 5¬ |
Supondo que eu faça uma venda do produto 1, ao preço de R$ 15,00, a comissão tem que ser 7,5¬
ou se eu vender esse mesmo produto a R$ 14,00 a comissão passaria a ser de 7¬ ou seja, a comissão será de acordo com o preço vendido.
Quando maior o valor, maior a comissão, quando menor o valor menor a comissão.
Na verdade estou precisando de encontrar como faço esta formula para encontrar o percentual de comissão. Ex:
Alguém tem alguma coisa parecida que possa me ajudar?

Digitom
Curtir tópico
+ 0Posts
08/07/2009
Willian
Para achar o resultado vc pode usar a seguinte fórmula:
1 | Comissão = Preço da Venda * ((Comissão Maior - Comissão Menor) / (Valor Maior - Valor Menor)) |
Dessa maneira vc estabele uma relação (proporção) entre a diferença dos valores e a diferença da comissão: conforme aumentar o valor, aumenta a proporção da comissão e vice-versa. Espero ter sido claro... :roll:
Espero ter ajudado!
(Monta no Excel e testa! :wink: )
Gostei + 0
08/07/2009
Digitom
Obrigado pela dica, mas pelo menos no excell eu estou tentando desse jeito e os valores não estão corretos.
Neste mesmo calculo, coloque por exemplo, o valor de R$ 7,80, a comissão teria que ser 3¬ e pelo calculo sai 4,59¬ e se colocar o valor maximo, que é de 11,20 a comissão passa para 6,59¬ sendo que o valor máximo é 5¬.
:oops:
Gostei + 0
08/07/2009
Digitom
Obrigado pela dica, mas pelo menos no excell eu estou tentando desse jeito e os valores não estão corretos.
Neste mesmo calculo, coloque por exemplo, o valor de R$ 7,80, a comissão teria que ser 3¬ e pelo calculo sai 4,59¬ e se colocar o valor maximo, que é de 11,20 a comissão passa para 6,59¬ sendo que o valor máximo é 5¬.
:oops:
Gostei + 0
08/07/2009
Osocram
1 R$ 10,00 5¬ R$ 20,00 10¬
Com isso montei uma reta vamos supor que o valor venda eh X e a Comissão eh Y.
O valor que vc quer calcular va estar entre esses dois pontos. então é so jogar uma formula de achar um ponto em uma reta. Eu acho que funciona.
Gostei + 0
08/07/2009
Digitom
é isso que estou precisando, o grafico eu já fiz, eu não estou conseguindo chegar até a formula para fazer os calculos
Gostei + 0
08/07/2009
Osocram
Cnovo = (((Cmin-Cmax)/(Pmin-Pmax))*(Pnovo-Pmin))+Cmin
Cnovo = Comissão novo
Cmin = comissão minima
e assim vai.... eu testei aqui e deu certo.
ja vou avisando que não sou mto bom nesse negocio....
é isso que estou precisando, o grafico eu já fiz, eu não estou conseguindo chegar até a formula para fazer os calculos[/quote:9122dbfc90]
Gostei + 0
08/07/2009
Digitom
é isso mesmo, valeu mesmo!!!
Gostei + 0
08/07/2009
Osocram
qualquer estamos ae.
flw.
é isso mesmo, valeu mesmo!!![/quote:adc883c4a2]
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)