Tabela Fato com valores por dia e mes

22/11/2014

0

Estou com duvida em como popular minha tabela Fato.

Dimensao Tempo com :

Id_tempo
data ( aaaa-mm-dd)
ano (aaaa)
mes (numero do mes)
dia (dia do mes)
semana( numero da semana)

Dimensao Produto

id_produto
data(venda aaaa-mm-dd)
desc produto
tipo produto

Fato
id_tempo
Id_produto
id_cliente
id_regiao(cidade-estado)
valor_venda

preciso dar valor venda por dia e por mes talves por semana tambem.
Tenho que ter uma linha na Fato para venda dia e outra para venda mes?? e a chave como fica de acordo com minha dimensao tempo a chave eh
a mesma para o mesmo dia no mes, ou nao estou conseguindo entender direito como devo fazer isso.

grata desde ja e preciso urgente de alguma dica.
Silvia Filinto

Silvia Filinto

Responder

22/11/2014

Ronaldo Lanhellas

Primeiro você tem que nos explicar sua regra de negócio, pois a tabela "FATO" é bem pouco sujestiva, no que diz respeito ao seu uso.
Responder

22/11/2014

Ronaldo Lanhellas

Primeiro você tem que nos explicar sua regra de negócio, pois a tabela "FATO" é bem pouco sugestiva, no que diz respeito ao seu uso.
Responder

22/11/2014

Silvia Filinto

Oi Ronaldo, muito grata por me responder..

na realidade eu usei para simplificar a pergunta tabelas e exemplos... mais comuns
No meu caso especifico tenho no sistema de origem que suportam as operacoes diarias de demandas de imoveis pelos clientes .

Tabela de imoveis onde tem dados de cadastro :

codigo,(chave) data_atualizacao cidade,bairro,tipo ( apartamento/casa),finalidade ( comercial/residencial) status (aluguel / venda) valor aluguel valor venda ..

Tabela de clientes que contem:

id (auto incremento) ,codigocli,codigo_imovel,data,assunto( visita,email,proposta,em contratacao,contratado,desistencia)...

Na tabela de imoveis tenho 1 row por imovel .

Na tabela de clientes tenho varias linhas por cliente, porque 1 cliente entre contactar e isso gerar uma proposta pode passar
por varias fase ( assunto) emails,visitas,.ate desistir do imovel ou gerar um contrato.
Outra coisa 1 cliente pode estar interessado em mais do 1 imovel e por outro lado 1 imovel pode ser interesse de varios clientes.
A relacao entre essa tabela Clientes e a tabela Imoveis : N:M

Estou desenhando inicialmente um banco multidimensional buscando por exemplo :

Fatos relacionados com os imoveis :
- imoveis que geraram maior procura pelos clientes ( Tabela Clientes assuntos envolvendo codigo do imovel), em outras palavras
qtos clientes mostraram interesse no imovel x.

- imoveis que geraram mais propostas.. contrato..

Fatos relacionados ao Cliente:
- Tempo entre contato e finalizacao na busca por imovel ( data do contato e data ou contrato ou data da desistencia).
- qtd media de imoveis visitados por cliente

As vezes nao consigo definir se o fato eh do Imovel ou do Cliente.

Para as informacoes abaixo sei que vendeu ou alugou qdo o status do Cadastro de Imovel eh Venda ou Aluguel e o assunto na Tabela Clientes eh contrato
Fato Vendas/Aluguel??
Qtd Imovel vendido mes
Qtd imovel alugado
Valor medio Imovel por tipo (apartamento/Casa)

Nao sei se consegui explicar o que me perguntou.. mas basicamente eh isso.
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar