Shellscript, qual distro, editor?
10/02/2016
0
Existe especificação que ajude a algum iniciante em Shellscript? Distro e editor de texto?
Rebeca Soares
Rebeca Soares
11/02/2016
Alex Lekao
acredito que nao terei como te ajudar.
vamos aguardar alguem com conhecimento especifico para tentar te ajudar.
11/02/2016
Jothaz
Então não vejo diferenças. Aprenda na distro que você esta usando e dominando e se aprender mesmo qualquer adaptação a outra distro será tranquila.
Quanto ao editor existem várias opções eu gosto muito doVI, mas se você não gostar basta uma consulta ao pai Googleque vai encontrar centenas de opções.
11/02/2016
Rebeca Soares
Jothaz, acho que vc me ajudou em um outro post bastante introdutório sobre shellscript, o vi é mais simples, robusto?
Sobre a distro, estou entre o Debian e o Mint.
11/02/2016
Jothaz
Particularmente gosto de aprender sobre tudo o que abrange o universo de TI, mas acho que para aprender e absorver os conceitos o mais indicado é se dedicar a um versão em particular e posteriormente se dedicar a outras.
As vezes come-se demais e não se aproveita o que foi ingerido de forma plena. kkk
Apesar de gostar de Linux nunca tenho oportunidade de trabalhar com ele, eu gosto muito do Debian e acho que se você domina-lo não terá dificuldades.
Quanto ao editor é preferência pessoal, eu gosto do Vi outros odeiam e você poderá gostar ou odiar. Acho aconselhável testá-lo e ver no que da.
Para editar Shell, principalmente para quem quer aprender, não precisa de editores "robustos", precisa-se de um editor.
Quanto mais simples o editor melhor, pois o importante é aprender a escrever seus códigos Shell.
Agora se testar o VI e não gostar existem uma centena de outros editores.
11/02/2016
Rebeca Soares
11/02/2016
Alex Lekao
Obrigado pela forca, acabei fazendo feio. rsrsr
Com relacao a distros, vai depender muito do que vc quer fazer, tem varias e muito interessantes.
Se nao me engano a Mint e derivada do Ubuntu que deriva do Debian, mas nao tenho certeza qto ao ubuntu derivar do debiam.
O mint eh extremamente amigavel, principalmente para quem usa o windows, gosto do debian, e achei muito interessante o OpenSuse.
11/02/2016
Jothaz
Seus conhecimento e sua vivência/experiência são de grande importância.
E o mais importante sua disposição e compartilhá-las.
Você tem de aparecer mais.
Obrigado pela forca, acabei fazendo feio. rsrsr
Com relacao a distros, vai depender muito do que vc quer fazer, tem varias e muito interessantes.
Se nao me engano a Mint e derivada do Ubuntu que deriva do Debian, mas nao tenho certeza qto ao ubuntu derivar do debiam.
O mint eh extremamente amigavel, principalmente para quem usa o windows, gosto do debian, e achei muito interessante o OpenSuse.
11/02/2016
Alex Lekao
Fiquei lisongeado. rsrsr
Cara, eu ate tento, mas o tempo nao anda me ajudando. rsrsr
12/02/2016
Alex Lekao
Obrigado. rsrs
eu ja usei o mint durante uns dois meses, exclusivaente, e sou usuario preferencial de windows. rsrsr
para quem quer algo mais familiar, o Mint eh uma excelente pedida, eh muito bonito tbm. rsrsr
agora algo mais tradiocional no ambiente linux eh melhor partir para um debian ou opensuse. rsrsr
12/02/2016
Rebeca Soares
Tradicional, eu pensava que fosse um Slackware da vida, rsrsrs.
Obrigada Fabiano. São òtimas distros, até o momento.
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)