Segurança em sistema de Pedidos / Notas fiscais! Como ?

15/07/2005

0

Tenho um sistema de Notas Fiscais com dois Campos : ´Impresso´

logo após a impressao da nota o sistema marca o campo impresso=´true´
As notas fiscais so pode ser impressas se o campo impresso estiver como ´false´

E aki tem uma regra aki que so permite excluir pedidos que
tem as notas fiscais com o campo impresso=´false´
E a exclusao dos pedidos devolve a mercadoria pro estoque!

Ai se acontece algum erro na nota depois dela ter sido impressa
e se precisar alterar o pedido e reimprimir esta nota eu tenho que
desmarcar o campo impresso e por como ´false´

ai eu pergunto : Mesmo com a devolução de estoque apos o pedido ser excluido
nao pode acontecer do operador inventar e dizer que a nota precisa ser reimpressa,
me pedir a desmarcação do campo ´impresso´ e excluir este pedido e enviar os
produtos pro cliente com a nota antiga que pode estar perfeita ?

Como eu posso corrigir isso ?


Almirf

Almirf

Responder

Posts

17/07/2005

Mmtoor

Simples:
Você pode criar uma pequena interface para que o usuário informe o número da nota e seu sistema desmarque o campo impressão automaticamente. Dai você pode retrabalhar a nota


Responder

18/07/2005

Almirf

Amigo mmtoor

É como eu disse antes
apenas pedidos com o campo impressao desmarcados podem ser alterados ou excluidos!

ai se eu desmarcar a impressao da nota as pessoas podem excluir o pedido ne ?


Simples: Você pode criar uma pequena interface para que o usuário informe o número da nota e seu sistema desmarque o campo impressão automaticamente. Dai você pode retrabalhar a nota



Responder

04/08/2005

Mordred

Deixa ver se eu entendi.... teu medo é o de que o operador imprima a nota, marque ela como não-impressa e a exclua, fazendo com que o sistema devolva para o estoque produtos que na verdade foram entregues?
É... isso seria um sério problema caso teu sistema caísse nas mãos de um funcionário mal-intencionado...
Talvez fosse melhor criar, além desse campo Impresso que vc já tem, um campo Entregue para quando os produtos fossem realmente entregues. Assim, você poderia permitir uma reimpressão da nota sem correr o risco do funcionário sacanear o sistema.
Resolveria?


Responder

04/08/2005

Rjun

Acho que o mais indicado seria criar esquema de direitos. Somente um usuário com direito de alterar o estado da nota pode fazer tal operação. Se o operador não tem direito então alguem que tenha precisa fornecer a credencial para alterar o estado da nota.


Responder

29/09/2005

Macario

Olá colegas.

A forma de se bloquear a exclusão de um pedido é simples:

Verifique se houve algum item do pedido já foi faturado.

Espero ter ajudado.

Qualquer duvida, ja sabe. 8)


Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar