Requisitos de software

06/11/2013

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boa noite a todos,

trabalhei em uma empresa em que as telas do sistema eram muito amarradas, por exemplo, ficava-se tentando adivinhar o que o usuário iria fazer de "cagada".

Por exemplo, fazia-se validações para não permitir cadastrar unidades de produtos com o mesmo nome, não deixava-se cadastrar estados com o mesmo nome, datas, eram todas validadas. Ou seja tudo que pudesse fazer o usuário fazer "besteira" era bloqueado.
O que vocês acham disso? é uma boa prática? Ou o usuário deve ser responsável pelo que faz no software?

Felipe Rosa

Felipe Rosa

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31/07/2014

Sem dúvida!
Segundo o SWEBOK (Corpo de Conhecimento da Engenharia de Software), versão 2004, as áreas de conhecimento da Engenharia de Software são:
- Requisitos (Requirements) de Software
- Projeto (Design) de Software
- Construção (Construction) de Software
- Teste (Testing) de Software
- Manutenção (Maintenance) de software
- Gerência de Configuração de Software
- Gerência de Engenharia de Software
- Processos de Engenharia de Software
- Ferramentas e Métodos de Engenharia de Software
- Qualidade (Quality) de Software
[url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_software[/url]
O teste do software é a investigação do software a fim de fornecer informações sobre sua qualidade em relação ao contexto em que ele deve operar. Isso inclui o processo de utilizar o produto para encontrar seus defeitos.
[url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_de_software[/url]
A qualidade de software é uma área de conhecimento da engenharia de software que objetiva garantir a qualidade do software através da definição e normatização de processos de desenvolvimento
[url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Qualidade_de_Software[/url]

Com base nessas informações, pode-se concluir que Testes de Software é uma etapa fundamental a ser executada para se obter a qualidade, pois a qualidade do produto está diretamente relacionada à qualidade do processo de desenvolvimento.
Em todos os processos do desenvolvimento existe uma etapa de verificação que consiste em analisar se etapa do processo está atendendo os requisitos de qualidade de software daquela etapa.

Marisiana Battistella

Marisiana Battistella
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06/11/2013

Fernanda Acacia

acredito que o caminho não é esse, mas a casos e casos...um treinamento do sistema é o basico.
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06/11/2013

Aluisio Cavalcante

procura saber mais sobre permissões de usuarios.
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07/11/2013

Roniere Almeida

boa noite a todos,

trabalhei em uma empresa em que as telas do sistema eram muito amarradas, por exemplo, ficava-se tentando adivinhar o que o usuário iria fazer de "cagada".

Por exemplo, fazia-se validações para não permitir cadastrar unidades de produtos com o mesmo nome, não deixava-se cadastrar estados com o mesmo nome, datas, eram todas validadas. Ou seja tudo que pudesse fazer o usuário fazer "besteira" era bloqueado.
O que vocês acham disso? é uma boa prática? Ou o usuário deve ser responsável pelo que faz no software?



é só não deixar passar pelo banco de dados.
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07/11/2013

Marcio Araujo

Felipe, o que deseja realmente fazer com o sistema?
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14/11/2013

Roniere Almeida

como ficou sua duvida amigo?
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14/11/2013

Felipe Rosa

So queria saber o que vocês acham dessa prática. Acredito que o nome para isso pode ser programação defensiva
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14/11/2013

Felipe Rosa

So queria saber o que vocês acham dessa prática. Acredito que o nome para isso pode ser programação defensiva
Responder

14/11/2013

Marcos Oliveira

Felipe, eu penso da seguinte forma:

Se você não "amarrar" nada no cadastro, seu cliente terá problemas e lógico, precisará de suporte. Isso pode sobrecarregar o suporte da empresa, já que o cliente muitas vezes por ser leigo, não sabe o que está fazendo errado.
Por outro lado, se você "amarrar" muito, pode sobrecarregar a programação, uma vez que esse tipo de tratamento pode ser muito trabalhoso.

Acho que deve haver aí um meio termo, entre facilitar a vida do suporte e a vida da programação, sem esquecer de facilitar a vida do cliente.
No meu caso, eu opto por tratar tudo de forma a ficar claro pro cliente. Quanto menos ele me ligar, melhor pra mim.

Att,

Marcos
Responder

18/12/2013

Carlos Thompson

Felipe, eu penso da seguinte forma:

Se você não "amarrar" nada no cadastro, seu cliente terá problemas e lógico, precisará de suporte. Isso pode sobrecarregar o suporte da empresa, já que o cliente muitas vezes por ser leigo, não sabe o que está fazendo errado.
Por outro lado, se você "amarrar" muito, pode sobrecarregar a programação, uma vez que esse tipo de tratamento pode ser muito trabalhoso.

Acho que deve haver aí um meio termo, entre facilitar a vida do suporte e a vida da programação, sem esquecer de facilitar a vida do cliente.
No meu caso, eu opto por tratar tudo de forma a ficar claro pro cliente. Quanto menos ele me ligar, melhor pra mim.

Att,

Marcos


Acredito que seja como o Marcos falou, o ideal é buscar o equilíbrio e bom senso para não bloquear ou liberar demais o sistema para que o usuário venha a cometer algumas falhas de preenchimento. Algumas coisas básicas como data, campo do tipo numérico não permitir texto. Lembrando sempre que essas validações ou restrições devem vir acompanhadas de mensagens (Avisos) para que o usuário entenda o porquê da restrição.
O foco principal é atender as necessidades do cliente buscando "facilitar para ele o uso de sistema" (Usabilidade), porque se o software não facilita sua vida então é melhor usar um formulário em papel que talvez dê menos trabalho. "Esse pode ser o pensamento de um cliente".
Abraços.
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18/12/2013

Alex Lekao

Ola Boa tarde!!!

Concordo com o Marcos e com o Thonsom.

e o Roniere, mencionou algo que eh interessante, alguns tratamentos podem ser dados no banco de dados, com isso integrando esse tratamento feito no banco com algo no sistema, pode ficar mais tranquilo de se contornar essa questao.

Agora na minha opniao, deve-se prever o maximo possivel de problemas, desde que nao interfira no desempenho e usabilidade, como ja foi mencionado, para que o usuario nao cometa erros.

Vejo sistemas que nao tem esses bloqueios unica e exclusivamente para se esquivar da responsabilidade da culpe pelo erro, ou operacao errada no caso, ai eh mais facil deixar a cargo do usuario, assim vc nao eh "responsavel", eu particularmente nao concordo.

Se vc deixar muito aberto, vc tem que ter um Phd para trabalhar e fazer algumas operacoes, embora se vc bloquear demais eh melhor um robo para fazer o trabalho ou usar papelo como foi dito que eh menos trabalhoso.

O melhor dos dois mundo eh interessante, se ha bloqueios mas nao eh burocratico e engessado demais, pq nao?

Abraco.

Alex - Lekao
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18/12/2013

Roniere Almeida

tambem concordo com o que foi escrito acima, mas não basta uma mensagem(confiar demais). deve-se existir uma politica.
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19/12/2013

Fernanda Acacia

muito bom mesmo o que foi escrito acima, não tinha pensado dessa forma.
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25/07/2014

Thiago Palmeira

Na questão da validação deve ser desenhado com o cliente como será os tratamentos, pois em um sistema qualquer pode ser tratado tanto pelo banco de dados, client side e/ou server side.
Responder

26/07/2014

Fernanda Acacia

Varallo, pela sua experiencia, existe uma formula magica do que deve ser validado pelo banco, linguagem ou isso realmente depende do sistema?
Responder

26/07/2014

Thiago Palmeira

Na verdade as empresas precisam ter definido um processo de desenvolvimento, pois em muitos projetos quem faz a análise é o desenvolvedor, sendo que muitos desses profissionais tem a parte técnica e não a comunicativa. Esse é um dos fatores para o projeto não ser entregue dentro do prazo e ter um alto custo.
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