Relação entre UML e Banco de dados (Modelagem)

03/12/2014

0

Boa tarde a todos!

Existe relação entre UML e Modelagem de Banco de dados, pois irei assistir algumas aulas sobre banco de dados e o professor citou UML.
Marilia Silva

Marilia Silva

Responder

03/12/2014

Randrade

Resumidamente:

UML (Unified Modeling Language) é a forma mais utilizada de modelagem do seu banco(Transformar suas tabelas em um diagrama de entendimento Mundial).

A UML não trata somente de banco de dados, e sim de como documentar seu projeto completo.

Aconselho prestar bastante atenção na explicação, e se possível buscar aprender em outros meios, pois esse conhecimento é indispensável para qualquer profissional de TI.
Responder

03/12/2014

Marilia Silva

Eu sei que devo prestar bastante atenção, mas como disse foi só uma citação, realmente fiquei confusa quando citou UML, pra mim era somente para mostrar como funciona o sistema e não envolvia banco de dados: conceito ou modelagem.
Responder

03/12/2014

Randrade

Envolve sim.

Com ele você aprende a forma correta de modelar o seu banco de dados.
Com uma modelagem correta, é fácil um profissional pegar seus modelos e entender toda a lógica por trás.
Responder

03/12/2014

Marilia Silva

E o MER e o DER como fica nessa historia?
Responder

03/12/2014

Randrade

Isso é uma briga entre vários profissionais.

Alguns utilizam a UML para mapear os Bancos e o projeto. Outros usam os ER's no Banco e a UML no projeto. Em alguns artigos, alguns profissionais citam até que a UML(Diagrama de Classes) é uma evolução do DER.

Mas a meu ver, cabe você e estudar os dois e observar qual o mais indicado para você, dependendo da situação ou mesmo seu próprio conhecimento sobre determinado assunto.

P.S: Vários profissionais utilizam o DER achando que estão fazendo diagramas de classes, e vice-versa.
Responder

03/12/2014

Marisiana Battistella

Veja a explicação nesse artigo: [url]https://www.devmedia.com.br/modelo-entidade-relacionamento-mer-e-diagrama-entidade-relacionamento-der/14332[/url]
Responder

03/12/2014

Marilia Silva

Isso é uma briga entre vários profissionais.

Alguns utilizam a UML para mapear os Bancos e o projeto. Outros usam os ER's no Banco e a UML no projeto. Em alguns artigos, alguns profissionais citam até que a UML(Diagrama de Classes) é uma evolução do DER.

Mas a meu ver, cabe você e estudar os dois e observar qual o mais indicado para você, dependendo da situação ou mesmo seu próprio conhecimento sobre determinado assunto.

P.S: Vários profissionais utilizam o DER achando que estão fazendo diagramas de classes, e vice-versa.

Pensei nesse conflito logo que vi a ligação entre entre UML e DER, então cabe ao profissional fazer a escolha, se for assim, entendi.
Responder

03/12/2014

Marilia Silva

Veja a explicação nesse artigo: [url]https://www.devmedia.com.br/modelo-entidade-relacionamento-mer-e-diagrama-entidade-relacionamento-der/14332[/url]

Ambos se completam Marisiana, pelo que li, sendo que o DER é mais detalhista.
Responder

03/12/2014

Ronaldo Lanhellas

Ambos se completam Marisiana, pelo que li, sendo que o DER é mais detalhista.

MER é a modelagem entidade relacionamento, mas genérica e mais superficial. Enquanto que o DER é o Diagrama Entidade Relacionamento, possuindo um maior número de detalhes. Ex: No MER você não consegue ver qual tipo e tamanho dos campos e no DER sim.
Responder

03/12/2014

Marilia Silva

Devemos usar ambos em diferentes momentos ou cada tem sua importancia: didaticamente e profissionalmente?
Responder

04/12/2014

Marilia Silva

Devemos usar ambos em diferentes momentos ou cada tem sua importancia: didaticamente e profissionalmente?

é?
Responder

05/12/2014

Marisiana Battistella

O DER, por ser mais completo e possuir mais dados técnicos é mais útil para a equipe de TI.
Enquanto ao MER, por ser mais resumido, pode ser utilizado pelos gestores e analistas negócios junto às negociações com os clientes.
Responder

06/12/2014

Marilia Silva

O MER então como se fosse um "borrão" no sentido de mostrar as informações sem muitos detalhes tecnicos, algo superficial.
Responder

07/12/2014

Marisiana Battistella

Não entenda como um "borrão" pois ele deve representar a modelagem correta do sistema.
Responder

07/12/2014

Marilia Silva

Borrão foi modo de falar, mas é como se fosse algo meio resumido, é isso?
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar