Query em SQL
06/11/2019
0
estou fazendo um trabalho de banco de dados para a faculdade e devo dizer que BD não é o meu forte. Modelei um banco de dados referente a uma clínica odontológica e como parte do trabalho preciso responder a algumas queries, mas estou esbarrando em duas delas. Talvez vocês possam me ajudar (acredito que sim pois é algo a nível básico).
1. A primeira query é a seguinte:
Preciso listar o nome de todos os médicos trainees cujos testes de avaliação contem o termo "insuficiente". Além do nome do médico trainee, a consulta deve me retornar o seu ID, sua pontuação, a descrição do teste (suficiente, insuficiente...) e o nome do médico que fez a avaliação.
Segue as tabelas que estou trabalhando para esta query:
►empregado [id, nome] - esta tabela contém todos os funcionários da clínica, incluindo os médicos e médicos trainees
►medico_trainee [id_medico_trainee, id_medico_supervisor] - os dois atributos atuam como chaves estrangeiras, a primeira referencia o id da tabela médico e a segunda referencia o id da tabela médico_permanente
►medico [id] - id é chave primária e estrangeira que referencia id de empregado
►medico_permanente [id] - id é chave primária e estrangeira que referencia id de medico
►avaliacao [id, descricao, pontuacao] - id é chave primária e estrangeira que referencia id de medico_trainee
Na query abaixo eu consigo listar tudo o que preciso exceto o nome do médico que fez a avaliação (essa parte não consegui fazer)
select e.nome, e.id, a.pontuacao, a.descricao
from empregado e
join avaliacao a on a.id=e.id
where descricao=''insuficiente'' order by a.avaliacao desc;
2. A segunda query é a seguinte:
Preciso listar o nome, cidade e o id de todos os clientes da clínica cuja consulta o médico tenha diagnosticado "gingivitis" ou "periodontitis". Esta não me parece muito difícil mas também estou batendo cabeça. Segue abaixo as tabelas que estou trabalhando para esta query:
►cliente [id, nome, cidade]
►consulta [id_medico, id_cliente]
►resultado_consulta [id_medico, descricao] - em descrição é que o médico anota o diagnóstico: "gingivitis", "periodontitis", etc.
Se alguém tiver alguma dica agradeço.
Daniel
Emerson Nascimento
►avaliacao [id_trainee, descricao, pontuacao, id_medico] - id é chave primária e estrangeira que referencia id de medico_trainee
2.
►consulta [id_medico, id_cliente] -- aqui é necessário um id, para referenciar na tabela de resultados
►resultado_consulta [id_medico, descricao] -- em descrição é que o médico anota o diagnóstico: "gingivitis", "periodontitis", etc. -- aqui falta uma referência à consulta (na verdade só precisa dessa referência, porque a partir daí chego na consulta e encontro o cliente e o médico
select distinct cli.id, cli.nome, cli.cidade from consulta con inner join cliente cli -- encontro o cliente a partir da consulta on cli.id = con.id_cliente inner join medico med -- encontro o médico a partir da consulta on med.id = con.id_medico inner join resultado_consulta res -- encontro o resultado a partir da consulta on res.id_consulta = con.id where upper(res.descricao) like '%GINGIVITIS%' or upper(res.descricao) like '%PERIODONTITIS%'
07/11/2019
Daniel
Sobre a primeira query, o id do médico avaliador está gravado na tabela medico_trainee, na coluna supervisor.
Para ter uma melhor visualização do meu banco e ajudar no problema, tirei prints de algumas tabelas e coloquei no link abaixo.
http://ovoscaldas.com.br/bd.html
Eu realmente travei nessa queries, muito em parte por eu ter um perfil iniciante em SQL.
Obrigado!
►avaliacao [id_trainee, descricao, pontuacao, id_medico] - id é chave primária e estrangeira que referencia id de medico_trainee
2.
►consulta [id_medico, id_cliente] -- aqui é necessário um id, para referenciar na tabela de resultados
►resultado_consulta [id_medico, descricao] -- em descrição é que o médico anota o diagnóstico: "gingivitis", "periodontitis", etc. -- aqui falta uma referência à consulta (na verdade só precisa dessa referência, porque a partir daí chego na consulta e encontro o cliente e o médico
select distinct cli.id, cli.nome, cli.cidade from consulta con inner join cliente cli -- encontro o cliente a partir da consulta on cli.id = con.id_cliente inner join medico med -- encontro o médico a partir da consulta on med.id = con.id_medico inner join resultado_consulta res -- encontro o resultado a partir da consulta on res.id_consulta = con.id where upper(res.descricao) like '%GINGIVITIS%' or upper(res.descricao) like '%PERIODONTITIS%'
07/11/2019
Emerson Nascimento
select tr.nome Trainee, tr.id IdTrainee, a.pontuacao, a.descricao, med.nome Avaliador, med.id idAvaliador from empregado tr join avaliacao a on a.id = tr.id join medico_trainee mt on mt.id_medico_trainee = tr.id join empregado med on med.id = mt.id_medico_supervisor where a.descricao = 'insuficiente' order by a.avaliacao desc
08/11/2019
Daniel
Para finalizar, tem apenas mais uma query que eu não consegui fazer (são 10). Esta pede para eu apresentar o número médio de enfermeiras/assistentes, procedimentos, códigos de diagnóstico e prescrições envolvidas nas consultas do ano de 2019, respectivamente para os clientes pertencentes a dois grupos: menor ou igual a 18 anos e maiores
Para ajudar, coloquei as tabelas que estou usando em http://ovoscaldas.com.br/bd.html
Eu tentei fazer como abaixo, mas a média não está saindo. Se tiver alguma dica fico agradecido.
select count(distinct consultation_assistant.VAT_nurse) as nurses, count(distinct procedure_in_consultation.name) as procedures, count(distinct prescription.ID) as IDprescriptions, count(distinct prescription.name) as nameprescriptions from consultation_assistant, procedure_in_consultation, prescription, client, appointment, consultation where consultation_assistant.date_timestamp=procedure_in_consultation.date_timestamp and prescription.date_timestamp=consultation_assistant.date_timestamp and year(consultation_assistant.date_timestamp)=2019 and consultation_assistant.VAT_doctor=procedure_in_consultation.VAT_doctor and prescription.VAT_doctor=procedure_in_consultation.VAT_doctor and consultation_assistant.date_timestamp=appointment.date_timestamp and appointment.VAT_client=client.VAT and consultation.date_timestamp=appointment.date_timestamp group by client.age>18;
Abs!
select tr.nome Trainee, tr.id IdTrainee, a.pontuacao, a.descricao, med.nome Avaliador, med.id idAvaliador from empregado tr join avaliacao a on a.id = tr.id join medico_trainee mt on mt.id_medico_trainee = tr.id join empregado med on med.id = mt.id_medico_supervisor where a.descricao = 'insuficiente' order by a.avaliacao desc
11/11/2019
Emerson Nascimento
select (nurses / consultations) avg_nurses, (procedures / consultations) avg_procedures, (IDprescriptions / consultations) avg_IDprescriptions, (nameprescriptions / consultations) avg_nameprescriptions from (select count(distinct ca.VAT_nurse) as nurses, count(distinct pic.name) as procedures, count(distinct p.ID) as IDprescriptions, count(distinct p.name) as nameprescriptions, count(distinct c.campo_id_consulta) consultations from consultation_assistant ca inner join procedure_in_consultation pic on pic.date_timestamp = ca.date_timestamp and pic.VAT_doctor = ca.VAT_doctor inner join prescription p on p.date_timestamp = ca.date_timestamp and p.VAT_doctor = pic.VAT_doctor inner join appointment a on a.date_timestamp = ca.date_timestamp inner join client cl on cl.VAT = a.VAT_client inner join consultation c on c.date_timestamp = a.date_timestamp where year(ca.date_timestamp) = 2019 and cl.age > 18 ) tabela
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)