Fórum Quanto cobrar por um sistema ? #220400

16/03/2004

0

Boa tarde colegas,

Gostaria de saber se alguém conhece uma uma fórmula pra se calcular o valor de um programa completo (contas a pagar/Receber, relatorios, emissão de notas fiscais...etc).

Desde já, agradeço.

Omar Cury

Omar Cury

Responder

16/03/2004

Fabdeg

Olá Omar,
A formula para o calculo de um sistema é relativamente simples.
Pega-se o salário médio de um programador (Mesmo que ele seja você)
Calcula-se quanto custa a hora deste programador dividindo-se por 160 (horas)
Aplica-se uma margem de lucro.... (quando você estiver com muito trabalho e for repassar o desenvolvimento para um colega, pelo menos sobra uma graninha).
Você, mesmo que hoje desenvolva sistemas como free lancer, deve SEMPRE se ver como uma empresa, e empresas DEVEM gerar lucros. Não misture as coisas... salário é salário.... lucro é lucro....
Estime quanto tempo (COM FOLGA) o sistema levará para ser desenvolvido POR UM profissional e multiplique pelo valor de hora obtido acima... depois é só acrescentar custos como estacionamento, condução e alimentação se forem necessários... impostos se for o caso e coisas dogênero...
Supondo que seu sistema vá levar 40 horas para ser desenvolvido (uma semana), mas seu cliente o quer em 2 dias.... você divide suas 40 horas por 16 horas (2 dias) e vai descobrir que para fazer o sistema em 2 dias você precisará de 2,5 programadores... ou seja, 3....

A coisa pode ficar um pouco mais complicada se levarmos em conta que 50¬ do desenvolvimento de um sistema é analise... e o salário de um analista é mais caro do que o de um programador... e daí por diante...

É assim que as empresas calculam seus custos, e é importante lembrar que você não deve pensar : Ahhh, eu quero ganhar R$ 20.000,00 por mes, então meu valor de hora é de R$ 125,00... veja quanto custa no mercado um profissional... Outra coisa é em relação ao tempo de desenvolvimento.... NUNCA substime um sistema.... por mais simples que possa parecer... e você ainda tem que lembrar que após o desenvolvimento o cliente provavelmente vai encontrar bugs no sistema e você terá que corrigi-los... isso significa que estas horas gastas com identificação e correção de erros devem ser levantadas e levadas em consideração... infelizmente a maior parte das informações necessárias só se obtem com a prática e com a opnião de colegas, é claro.
Espero ter podido ajudar.

Um grande abraço,

Fabricio

Responder

Gostei + 0

16/03/2004

Lucas Silva

Dê uma pesquisada aqui no fórum que tem muita coisa...

Responder

Gostei + 0

17/03/2004

Omar Cury

Obrigado Fabricio, suas informações foram extremamente úteis...
valeu também Lucas

Abraços

Responder

Gostei + 0

17/03/2004

Wtjunior

Olá Omar,

Além de todas as informações do Fabrício lembre-se, se for um sistema específico (desenvolvimento voltado para esta empresa) o custo do sistema será pago por apenas uma empresa e se for um sistema genérico este custo poderá ser rateado por outros empresas que vc poderá vender seu sistema.

um abraço
Wilson

Responder

Gostei + 0

17/03/2004

Scandolara

Amigos,

Parabens pela explicação ... é por ai mesmo .

Como eu gostaria q todos os analistas/programadores pensassem como vcs, ou melhor como nos !!!!!!!!!!! Mas a realidade de nossa area, tem mtos por ai q nao tem nocao dos precos cobrados dos sistemas..., prejudicando nosso mercado.
Gostaria de saber como nos acabariamos com essa classe de ´programadorzinhos de araque´ q nao sabem cobrar por um sistema ??? acho q so conseguiremos isso qdo nossa profissão foi regulamentada, ou seja, fique igual a profissao de Arquitetos/engenheiros/Advogados.

Amigo Wilson ...
ate concordo com vc sobre isso ..., mas esse ´poderá´ é mto vago ..., ou seja, ja tive experiencia com isso - O Cara fala assim :
´Faz o sistema pra mim q muita empresa do mesmo ramo vai querer um igual´ ... ai vc se ilude pensando q vai vender o mesmo sistema pra pelo menos umas 10 empresas e na realidade isso nao acontece. Qdo não, vc consegue vender pra um concorrete do cliente e ai o cliente pra quem vc fez personalizado e ainda lhe prometeu q vc iria vender pra varias empreas iguais a ele ... Lhe DÁ a maior ´dor-de-cabeça´, falando q vc vendeu o sistema pra ´CONCORRENTE DELE´ e q agora o tal concorrente tera as ferramentas dele tbem.

Entao, cobre o preco justo (nem barato e nem caro), cobre bem, pois vc ou sua Empresa esta trabalhando para o cliente ... e vc ou sua Empresa tem gastos no mes para sobreviver.

amigos ... devemos no lembrar do seguinte - toda vez q um cliente ´xiar´ do preco ou falar q tem um ´programadorzinho ali perto da casa de sua sogra ou avo, etc ´ q faz o mesmo sistema , igual ao seu por 200,00 (contos) ...
Lembre o seguinte,
Qdo vc for ao mercado pra comprar seu pão-de-cada-dia, ou chega a conta de seu convenio médico, ou melhor, de sua familia, ou qdo vc precisa fazer uma compra na farmacia de remedios, coisa parecida ... o seu cliente nao vai la pedir para o comerciante fazer bem mais barato pra vc, so pq fez o sistema dele.
Tambem, nao precisamos ser tao radicais ... ou tao tragicos assim, mas lembre-se q vcs vao ter q fazer Upgrades de suas ferramentas de desenvolvimento, vcs tem gastos com seu carro pra atender seus clientes ... e isso custa e ninguem faz mais barato pra Nos Analistas/Programadores !!!! LEMBREM-SE DISSO !!!!!

[]s amigos

Marcel

Responder

Gostei + 0

17/03/2004

Omar Cury

É verdade Wilson, talvez um bom negócio seria baixar consideralvemente o preço do sistema, fazer um contrato e cobrar uma mensalidade, mas pra isso, eu precisaria abrir uma Empresa somente pelo contrato.

abraço

Responder

Gostei + 0

17/03/2004

Marcelo.l

Olá, pessoal

Gostaria de aproveitar o tópico e perguntar quanto vcs cobram em média pelo suporte técnico ou quais os calculos para chegar a este valor.
Acredito que esta é uma duvida frequente para todos nós.

Afinal depois de um sistema pronto sempre vem aquela pergunta do cliente : ´Voce dá suporte??? E quanto fica???´

Peace. Out.

Responder

Gostei + 0

17/03/2004

Sherikan

Realmente o ponto de quanto cobrar é muito complicada, principalmente pra quem está iniciando.

Uma dúvida, o valor do software tem apenas como variável o tempo gasto no seu desenvolvimento? Ñ devemos levar em conta as funcionalidades/qualidades, tipo de BD, etc...???

Responder

Gostei + 0

17/03/2004

Omar Cury

perfeito Rogerio, mas o valor da hora cobrada, no meu ponto de vista, tem que ser diferenciado de acordo com a experiencia do programador

Responder

Gostei + 0

17/03/2004

Jc

Olá pessoal,
gostaria de colocar minha opnião... Acho que devemos levar em conta outros valores tambem, não só o tempo gasto, pois esta é apenas uma variavel, e como toda varivel aceita qualquer valor do padrão dele (1 semana, 1 mês, 1 semestre, 1 ano), imagine quanto custaria um software que voce levasse 1 ano para terminar (por causa do cliente, e não por sua culpa). Escrevo isso pela esperiencia que tive (e muita dor de cabeça), foi fechado um programa para uma consecionaria de veiculo (programa customizado), o cliente aceitou o valor o prazo era de 3 meses para a entrega definitiva e instalação, só que o problema era que toda vez que eu apareceia na consecionaria para apresentar o programa e testar eles sempre queriam mudar alguma coisinha, como já havia passado o valor fixo do sistema e não poderia dispensar o cliente e o que parecia ser uma lateração pequena no sistema, acabou acarretando que o cliente mudava o sistema toda semana (nem se fosse a tela de abertura ou a mascara de um RG ou CNPJ por ex.), nisso acabei tendo prejuizo pois levei 6 meses para terminar o sistema o cliente achou que foi culpa minha do atraso e me deu um balão de 40¬ do valor do sistema pois apareceu outro ´programador´ oferecendo o mesmo sistema com o valor de 1/4 do valor do meu, o mesmo sistema assim ele dizia... enfim desisti deste cliente ainda bem que meu sistema foi bem feito agora ele só me liga a cada dois meses ou 3 para perguntar alguma coisa sobre ele.

É o valor do software é bem complicado de se calcular, mas deve-se colocar tudo no papel e cobrar, se for um programa para uma unica empresa cobre dela, se for um que vc fez e vai vender pra quem quiser comprar, rateie o valor dos gastos em no máximo 15 empresas.

Afinal, fazem aquela piadinha ´Então vc é um garoto de programa?!...´.
Ai só resta a gente dar aquela risada amarela pra cortar o clima.
E já que nos consideram assim entaum vamos fazer programas mas não na rua e sim na casa do cara (enquanto ele trabalha) e vamos cobrar mais caro por esse atendimento perssonalizado.

Abraço a todos

Responder

Gostei + 0

17/03/2004

Wtjunior

Olá amigos,

Voltei.....
Sobre ratear o custo.... Para um sistema genérico nós não podemos cobrar o preço de um sistema específico senão nosso preço não vai ser aprovado por ninguém, imagine quanto seria o preço do Windows se cada usuário fosse pagar o preço do desenvolvimento dele????
Sobre o comentário do JC, devemos deixar bem claro até onde vai o sistema ´documentado e assinado pela empresa e por nós´, não devemos deixar dúvidas, devemos descrever as funções e suas funcionalidades (poxa que saco né) para evitarmos o ocorrido com nosso amigo JC e também fazer uma trava para evitarmos instalações indevidas... eu também já tive prejuízo com isso, recebi pelo serviço 3 cheques e só o primeiro foi compensado....
É amigos, infelizmente temos que fazer assim mesmo o cliente sendo nosso amigo.

Responder

Gostei + 0

24/03/2004

Omar Cury

Obrigado a todos que respoderam, atraves deste topico bati o martelo com alguns clientes.

abraços

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar