Qual o jeito certo de se trabalhar com media queries no CSS?

09/01/2018

0

Oi gente,

Uma dúvida: estava usando no meu arquivo CSS media queries. Eu costumo usar para uma media query, um largura mínima e uma largura máxima, por exemplo:

@media (min-width: 768px) and (max-width: 1200px){
     // Estilos aqui
}

Só que um colega de trabalho meu disse que desse modo estarei usando muitas linhas de código desnecessárias. Ele disse que é melhor eu definir somente a largura mínima ou a largura máxima, como por exemplo:

@media (min-width: 768px){
     // Estilos aqui
}

Não entendi bem o porquê ele falou isso. Acredito que entre os dois modos de se utilizar a media query devem existir vantagens e desvantagens. Alguém pode clarear essa questão para mim?
Helena Barbosa

Helena Barbosa

Responder

24/01/2018

Diana Magalhães

Olá Helena, tudo bem?

Olha, até entendo o que o seu colega falou. Imagine o seguinte caso:

@media(min-width: 1366px){
    .titulo{font-size: 20px; color: #989898; font-weight: bold; text-transform: uppercase;}
}

E também esse abaixo

@media(min-width: 1200px) and(max-width: 1366px){
    .titulo{font-size: 28px; color: #989898; font-weight: bold; text-transform: uppercase;}
}

@media(min-width: 980px) and(max-width: 1199px){
    .titulo{font-size: 28px; color: #989898; font-weight: bold; text-transform: uppercase;}
}

@media (min-width: 768px) and (max-width: 979px){
}

@media(max-width: 767px){
}

Não seria melhor usar o primeiro caso ao invés do segundo, já que eles fazem o mesmo? Você economiza muitas linhas no seu CSS. Porém, caso você queria personalizar mais a cada dimensão da tela, o segundo caso é o mais indicado.

Respondendo sua pergunta, não digo que é uma questão de jeito certo, mas sim do que mais se aplica sua necessidade.

Espero ter ajudado!
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar