Fórum Qual linguagem utilizar atualmente #623667

14/02/2025

0

Boa Tarde Pessoal, apresentando um breve resumo: Sou um programador que formou-se a 11 anos atrás, aprendi o básico na minha faculdade e outros estudos avançados por conta própria. Porém, o destino me reservou outra profissão diferente de analista ou programador. Diante disto, surgiu-me a possibilidade de desenvolvimento de um sistema o qual não considero tão complexo, e uma das poucas especificações que me foram solicitadas é que esse sistema seja executado em uma única máquina e armazene os dados em um Banco de Dados Offline. A minha dúvida é o seguinte: Atualmente qual é a linguagem de programação para criação de um sistema menos complexo como este ? Qual Banco de Dados utilizar ?. Desde já, agradeço muito todas as possíveis respostas e estudarei todas as possibilidades informadas/ofertadas por todos os Senhores (as) que apontarem como sendo as sugestões mais indicadas.

Respeitosamente;

Gabriel Luiz da Cunha
Gabriel

Gabriel

Responder

14/02/2025

Arthur Heinrich

Sua especificação é muito vaga e o conceito de "banco offline" também é controverso.

Um banco de dados é um subsistema, acessível à aplicação e/ou a usuários. Se ele não está "online", significa que está inacessível e, portanto, não poderá ser acessado pela aplicação.

Porém, por questões de segurança, podemos querer controlar quem terá acesso ao banco de dados, seja por controle de firewall, por utilizar uma rede interna ou por controle de acesso com usuário e senha. Todos os bancos podem oferecer este tipo de proteção.

Você também pode utilizar um armazenamento proprietário de informações. Por exemplo, pode armazenar os dados em um arquivo XML. Não deixa de servir como mecanismo de armazenamento de dados, mas sem oferecer o desempenho, facilidade de acesso ou segurança de um SGBD.

Quanto à linguagem de programação, vai depender do tipo de sistema e do tipo de interface com o usuário, que pode ser um App mobile, aplicação desktop ou web, seja ela disponível só via intranet ou pela internet.
Responder

Gostei + 0

19/02/2025

Srliath

Creio que as mais simples e facilitadoras para você seria utilizar nodejs com electron(você pode usar html,css e js), banco de dados sql lite(um banco em arquivo)
mas caso você tenha um conhecimento anterior e uma base legal, pode usar c#, java ou c++, depende muito do seu conhecimento, mas com toda certeza, caso não saiba nada, o mais rapido de aprendizado seria o python, ele tem algumas limitações que você encontrará no caminho (mas todas com resoluções pela comunidade, só procurar), uma das principais chatisses é a questão do design, muito dificil fazer uma ui bonita usando tkinter, recomendo o pyQt builder skkskks
em ultimo caso, supondo que também seja muito dificil, você pode usar o python e integrar com html, css e js usando pywebview (praticamente o mesmo conceito do electron)
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar