Qual a vantagem oferecida pelo sass e pelo less?
12/07/2017
0
Tenho estudado assuntos relacionados ao front-end, e ao estudar sobre css cheguei no sass e no less. Vi alguns exemplos usando os mesmos, mas não entendi as vatanges que os mesmos fornecem. Alguém sabe me dizer quais são?
Bernardo Barbosa
Post mais votado
18/07/2017
Obs.: Eu só utilizaria em projetos grandes. E a novidade é que o CSS já está implementando esse recurso de variáveis (Está no início ainda, não tem todos os recursos dos pré-processadores e não funciona em alguns navagdores), eu não tenho certeza mas acredito que com o tempo não será mais necessário o uso dos pré-processadores.
Abraaço.
Raphael Alves
Mais Posts
14/07/2017
Augusto Santos
Obrigado!
19/07/2017
Augusto Santos
Seria muito bacana ver o CSS trazer essas facilidades de forma nativa.
Valeu!
19/07/2017
Fabio Rocha
Apenas complementando o CSS permite que você faça muitas coisas, mas alguns recursos acabam faltando para os desenvolvedores. E quanto a variáveis, constantes e sintaxe geral mais rápida?
Como o CSS normal não pode fazer isso, as pessoas criaram pré-processadores para permitir o uso de variáveis em arquivos CSS e, em seguida, analisá-lo para folhas de estilo regulares.
Existem diversos no mercado como Less CSS, Sass, Turbine, Switch CSS, CSS Cacheer, CSS Preprocessor, DT CSS, CSS PP.
Exemplo de comparação o Less e Sass
Variáveis
Sass | Less -----------------+----------------- $color: red; | @color: red; div { | div { color: $color; | color: @color; } | }
O Bootstrap usa less e o Yeoman suporta sass
E cada vez mais são criados estes facilitadores mas como o colega acima falou depende de cada caso.
Grande Abraço.
27/07/2017
Eduardo Farias
Minha opinião é parecida com a do Raphael. Na vez que usei o sass num projeto, não consegui ver tantas vantagens no seu uso. Essa paada das variáveis o CSS parece estar implementando na versão atual.
E com o passar das versões, acredito que o CSS puro fará tanto com que o LESS e o SASS fiquem obsoletos. Acredito que a tendência é essa.
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)