Python acesso ao banco de dados?

09/11/2015

0

O Python consegue trabalha com algum banco de dados tradicional? Apenas encontrei conteudo com sqlite.
Lucas Leitão

Lucas Leitão

Responder

Post mais votado

10/11/2015

Apesar de admirar Phyton tive poucas oportunidades de trabalhar em grandes projetos utilizando-a. Então não sou especialista, mas seguem algumas considerações pessoais.

Python é uma linguagem de programação de alto nível[4] , interpretada, imperativa, orientada a objetos, funcional, de tipagem dinâmica e forte. (Wiki/Python)

Não considero o fato de PHyton possuir um sintaxe simples como um deferencial e sim uma caracteristica, pois existem linguagens com sintaxe mais simples.

Acho que o que deve ser destacado é que Phyton é portável para quase todos os sistemas operacionais existentes no momento e que é de fácil integração com vários bancos de dados, apenas baixando um plug-in referente a integração é realizada. Se seu interesse é desenvolver jogos, pode utilizar a biblioteca PyGame, que possui uma série de funções e classes que reduzem o trabalho do programador.

É uma linguagem de uso geral podendo ser empregada para abordar vários tipos de problemas. Por padrão sua biblioteca inclui módulos para processamento de texto e expressões regulares, protocolos de rede (HTTP, FTP, SMTP, POP, XML-RPC, IMAP), acesso aos serviços do sistema operacional, criptografia, interface gráfica etc. E de quebra existem uma grande varidade de extensões adicionais para todo tipo de aplicação.

Tipicamente Phyton é usado em aplicações web e como linguagem de scripting para administração de sistemas. A facilidade de integração com C faz de Python uma linguagem embutida atrativa em aplicações de maior porte, além da possibilidade de uso de componentes COM. E claro temos de destacar que pode desenvolver interface gráficas (desktop).

O que se faria com qualquer linguagem de programação pode ser feito com Phyton, seja ela interpretada ou compilada pode-se se fazer com python: protótipos de sistemas, automatizar tarefas repetitivas como manipulação de texto, cópia de arquivos e outros. Pode-se também criar programas que funcionam no modo texto, tanto interativos como servidores. Pode-se fazer programas em modo gráfico usando a interface nativa do seu sistema, ou então utilizando Tk, GTk e tantas outras.

Uma das grandes reclamações sobre Phyton é na performance. Claor que muitos vão argumentar que não é problema do Phyton e sim de maus programadores, mas de modo geral existe um concesso de que Phyton as vezes é lento. Principalmente se a aplicação fizer uso intenso de cálculo o desempenho será muito baixo, já que ela não tem tipos primitivos: tudo é um objeto, do dígito 'a' ao número 1 (100% OO).

Outra questão é que é fácil escrever a solução, mas as vezes esta facilidade impacta na manutenção. Principalmente se o programador for porco a manutenção fica comprometida e é um pesadelo.

Com relação a segurança Phyton oferece quase todas as alternativas do Java, .Net entre outras, porém se você quer implementar "sandboxing", Python não é bom nisso e nem se compara ao C#/.NET por exemplo.

Talvez a maior desvantagem seria a de que não esta na moda e portanto não é fácil arruma projetos em Phyton, mas sites como Google, Yahoo, Youtube, entre outros fazem uso desta tecnologia.

Bom vamos aguardar outras opiniões e espero que tenha lhe dado um visão mais clara.

Jothaz

Jothaz
Responder

Mais Posts

09/11/2015

Jothaz

Sim Phython funciona com "banco de dados tradicional".

Sqlite é um banco padrão SQL só que simplificado, mas tem a maioria das funcionalidades do banco comerciais e suporta grande quantidade de dados.

Uma simples consulta ao pai Google retorna centenas de resultados: python com sql server
Responder

09/11/2015

Lucas Leitão

Ainda estou nos exemplos didaticos e ansioso para conhecer mais a fundo algo mais profissional, fico feliz em saber que é possivel.
Responder

10/11/2015

Emilio Neto

Jothaz, uma pergunta a ti, pela sua experiencia, o que diferencia o Python das outras linguagens?
Responder

10/11/2015

Edson Venancio

Jothaz, uma pergunta a ti, pela sua experiencia, o que diferencia o Python das outras linguagens?


De intruso, creio que o grande diferencial do phyton é a simplicidade da sintaxe..

E uma linguagem de alto nível como outra..
Responder

10/11/2015

Emilio Neto

De intruso, creio que o grande diferencial do phyton é a simplicidade da sintaxe..


Nada de intruso Edson, pode ficar a vontade para responder.

Jothaz, obrigado pela explicação completa, eu tenho até curiosidade em conhecer mais a fundo a tecnologia, afinal somos estudiosos, o que me chamou a atenção no seu texto foi a questão da performance, ela pode ser considerada lenta se comparando com as outras linguagens, independente de plataforma? Desktop, Web(Windows, Linux).
Responder

10/11/2015

Jothaz

Infelizmente não tenho subsídios para dar um parecer definitivo sobre a questão de performance. Só usei o Phyton em projetos pequenos e nunca tive problemas. Seria leviandade afirmar que é lento tão quanto afirmar que não é lento. Sugiro um pesquisa sobre o tema, pois é o melhor caminho.

Com relação a aprender Phyton acho uma ótima ideia, pois do meu ponto de visto quanto mais tecnologias conheceres melhor. Já alguns posts argumentando que quem sabe de tudo não sabe nada no final das contas. Eu não concordo, acho que quanto mais visões você possuir melhor, pois vai criar uma base de conhecimento e uma visão critica mais ampla.

Eu particularmente sempre estou procurando aprender algo novo.
Responder

10/11/2015

Edson Venancio

O site g1 e feito em phyton. Estou me dedicando a java . Tenho colega na faculdade que dominam phyton com django...

Mas como jothaz disse nao e fácil oportunidade no mercados..
Responder

10/11/2015

Emilio Neto

Planos! rsrsrs, mas penso assim tambem, conhecer no minimo umas duas linguagens, fora os banco de dados.
Responder

11/11/2015

Lucas Leitão

Jothaz, uma pergunta a ti, pela sua experiencia, o que diferencia o Python das outras linguagens?


Ainda irei descobrir com mais detalhes...
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar