Projeto Final em Sistemas de Informação

29/12/2013

0

Olá pessoal,

Preciso elaborar uma proposta de projeto final da minha pós em Sistemas de Informação e estou tento dificuldades em definir a abordagem que devo dar ao trabalho.

A minha intenção é fazer uma aplicação web para gestão de eventos, festas etc. Ainda não defini as tecnologias que vou utilizar, só sei que pretendo fazer na linguagem Java.

Alguém teria alguma sugestão a dar? Se puderem também indicar material, agradeço.

Abraços
Simone Grandini

Simone Grandini

Responder

29/12/2013

Eduardo Pessoa

como assim a abordagem ,não entendi. poderia explicar com um um pouco mais de detalhes o que sistema deve fazer?
Responder

29/12/2013

Simone Grandini

Me refiro à definição do problema. O sistema que pretendo fazer é para administração de buffets e terá cadastro de clientes, eventos, cardápios, produtos, serviços, contas a pagar, contas a receber, controle de estoque, relatórios e mais alguma outra funcionalidade, via web. Não pretendo fazer um sistema grande, porque algumas funcionalidades não serão necessárias.

A questão é que não consigo encontrar uma definição do problema a fim de justificar a necessidade de criação dessa aplicação. Pesquisei na internet e encontrei alguns sistemas para desktop e também para web (gratuitos para testar) que até poderiam atender o usuário da aplicação. Por isso a minha dificuldade de encontrar um motivo que justifique o desenvolvimento da aplicação.
Responder

29/12/2013

Eduardo Pessoa

Simone, posso está enganado, mas um sistema que faça isso, praticamente um grande sistema, se não for um ERP ta quase, sobre justificar, acredito que esse sistema, de acordo com as funcionalidades citadas, já é um bom caminho, pretendes desenvolver?
Responder

09/01/2014

Paulo Pontes

Simone Grandini. sugiro ao invés de criar um sistema demonstrar a aplicação de uma nova tecnologia, quando fiz a minha graduação meu TCC foi sobre a Criação de WebServices no modelo da WebSemântica, você pode pegar uma tecnologia que está em crescimento e que não é tão pouco divulgada e fazer uma coisa grande que lhe pode até render uma indicação para um mestrado.

Segue um breve conceito da tecnologia que estudei na época do meu TCC.
[url:descricao=Web Services Semânticos]http://www.webcodefree.com.br/blog/?p=26[/url]
Espero te ajudado.
Responder

09/01/2014

Eduardo Pessoa

Simone Grandini. sugiro ao invés de criar um sistema demonstrar a aplicação de uma nova tecnologia, quando fiz a minha graduação meu TCC foi sobre a Criação de WebServices no modelo da WebSemântica, você pode pegar uma tecnologia que está em crescimento e que não é tão pouco divulgada e fazer uma coisa grande que lhe pode até render uma indicação para um mestrado.

Segue um breve conceito da tecnologia que estudei na época do meu TCC.
[url:descricao=Web Services Semânticos]http://www.webcodefree.com.br/blog/?p=26[/url]
Espero te ajudado.

otima opção.
Responder

09/01/2014

Leandro Chiodini

Boa Tarde Simone.
Bom eu como Docente que sou, vou dar minha opinião pautada no que eu sempre busco dos meus alunos, na questão TCC, busco novidade, ou seja não adianta vir um monte de coisa escrita sobre algo que já tenha sido feito, o que a gente chama de tutorial, um TCC deve ser acima de tudo, um ponte pra você mostrar que esta saindo do curso com um real conhecimento, e com algo mais.

Aproveita este TCC para quem saber, já estar formando um case pra você tocar após a apresentação, concordo com o colega que diz, que o tema que você escolheu previamente, pode ser extenso, porém, acredito que ele também concordará comigo que pode ser um baita TCC, caso você consiga unir, a forma textual que é o Artigo que você entregará no seu TCC, e de forma visual, ou seja, realmente desenvolvendo uma ferramenta que gerencie eventos e a afins.

O problema disso é que hoje temos no mercado, algumas ferramentas de gerenciamento de eventos (projetos, pois todo evento pode ser encarado assim), tudo que seja palpável, estimado, e executado, pode ser chamado de projeto, como você bem deve ter visto ao longo ai dessa sua jornada no curso que você fez.

Então eu diria, caso seja essa ver tente que você realmente via pleitear, tente fazer algo inovador, acompanhando as novas tendências, como outro colega comentou, tenta pegar o que já existe, porem desenvolver sobre outra visão.

E o importante, como já comentei, não tornar a parte escrita um manual do teu sistema, mais sim usar esta parte, para nortear o professor da Banca, sobre o processo, as tendências, a tecnologia, e acima de tudo, motivo, e conceitos referentes ao que foi desenvolvido.

E aproveitar a apresentação dai sim, para mostrar a sua ferramenta, correlacionar ela ao seu artigo (TCC escrito), que dai vai ser uma baita de uma apresentação.

Outra forma, e assunto que levantaram aqui, seria falar de algo que esta vindo de novidade no mercado, como nosso amigo disse, que o dele foi falando sobre Webservice no modelo WebSemantica, isso também é fantástico, mais novamente repito, tente não fazer um manual sobre o assunto, tente não deixar a leitura do teu TCC desinteressante, pelo contrario explore algum assunto que você acha que esta errado, ou que fica a desejar.

Exemplo, se você for fazer sobre algo existente, tenta explorar suas deficiências, e em cima disso propor uma melhoria dessa deficiência.

Bom falei um pouco pra você do que é a minha visão do TCC, uma visão de quem esta do outro lado, para quem sabe abrir mais o seu leque .

Espero te ajudado

Att,
Chiodini
Responder

11/01/2014

Eduardo Pessoa

Leandro, o recado não foi pra mim, mas gostei muito, com a sua experiencia.
muito obrigado, isso ajudará bastante na escolha de um assunto.
Responder

16/01/2014

Luciano Martins

Quem sempre ajuda a responder essa pergunta e te dá opções é seu orientador, se for dos bons né.
Responder

16/01/2014

Leandro Chiodini

Show de Bola Eduardo.

A escolha do assunto realmente, é muito bom ter uma visão mais ampla do que se vai fazer,
e como falei, ter sempre na mente de fazer o mais voltado para um case possivel.

Ja tive alunos que tornaram os TCC´s uma startup, depois da formação.
E isso é muito bacana..

Hoje estao com suas pequenas empresas, mais ja inseridos no mercado,
e tudo isso graças ao seus TCC´s que plantaram a sementinha do produto,
e depois só foram cultivando.

Sempre é bom propor uns tópicos desses,
lembrando que um forum não deve ser apenas usado para vir e tirar duvidas,
mais sim, prover também debates sobre algum assunto.
Troca de informações hoje é importantissimo.

saudações
Chiodini
Responder

02/02/2014

Eduardo Pessoa

sem duvida, troca de informações, dicas e experiencias. tudo muito valido.
Responder

02/02/2014

Eduardo Pessoa

Quem sempre ajuda a responder essa pergunta e te dá opções é seu orientador, se for dos bons né.

isso ajuda bastante.
Responder

28/08/2014

Eduardo Santana

primeiramente, desculpe por desenterrar o topico, porém estou na procura do meu tema de tcc em ciencia da computação e gostei muito das dicas do Leandro Chiodini, valeu mesmo
eu estou pensando em falar algo sobre crimes virtuais, ou crimes virtuais em jogos, algo do tipo, porém sei que apenas falar não é o suficiente, tem que ter uma solução, uma melhora no meu tema, isso que esta me deixando louco.
mas mesmo assim, otimo topico galera, valeu
Responder

28/08/2014

Alisson Santos

Eduardo santana como nosso amigo Leandro falou acima a escolha tem que ser bem feita.
O ideal é falar com o seu orientador primeiro para ver o que ele pode te sugerir.
Sobre crimes virtuais é muito amplo e ai teria que poder algumas coisas.

Primeiro aconselho ler bastante sobre tecnologia, ver o que está vindo novo no mercado e ai quem sabe prover uma solução de segurança para algumas tecnologias, mostrando as falhas que as mesmas tem e a solução para essas falhas.
Sei que isso não é fácil, pois eu hoje estou estudando para perito da informática, mais seria muito bom.
Lembrando também que tem que estar de acordo com o seu curso e não sei se entra a segurança desse nível.
Responder

28/08/2014

Ronaldo Lanhellas

Olá pessoal,

Preciso elaborar uma proposta de projeto final da minha pós em Sistemas de Informação e estou tento dificuldades em definir a abordagem que devo dar ao trabalho.

A minha intenção é fazer uma aplicação web para gestão de eventos, festas etc. Ainda não defini as tecnologias que vou utilizar, só sei que pretendo fazer na linguagem Java.

Alguém teria alguma sugestão a dar? Se puderem também indicar material, agradeço.

Abraços

Sendo bem direto, eu usaria as seguintes tecnologias com a linguagem Java: JSF, JPA (Hibernate), Primefaces, Tomcat 6, Maven, Eclipse, Spring Framework, PostgresSQL.
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar