GARANTIR DESCONTO

Fórum Programação linear - Algoritimo Simplex #387488

28/09/2010

0

Seguinte:

Meu cliente me pediu para acrescentar no programa dele códigos para de otimização, isso com o objetivo de minizar custos/maximizar lucros, minimizar cinzas, maximizar DI+CSR e minimizar enxofre. Tudo isso em cima do BD utilizado no programa.

Então pesquisei e achei o Algorítimo Simplex e descobri que ele pode fazer isso, mas também ouvi dizer que a partir de um determinado ponto ele pode dar erro e que sendo assim seria melhor eu utilizar outro método para fazer isso.

O que vocês me recomendam?

Qual a maneira mais simples de se fazer isso?

Existem fórmulas matemáticas que façam isso e que possam simplesmente ser aplicadas em Delphi?

Alguém que já fez isso em algum programa poderia postar um exemplo já pronto que faz isso ou algo similar?

Obrigado a todos que responderem este tópico!
Thiago Nobre

Thiago Nobre

Responder

30/09/2010

Thiago Nobre

Alguem?
Responder

Gostei + 0

30/09/2010

Aroldo Zanela

Colega,   Pode explicar com mais detalhes sobre a necessidade de seu cliente?
Responder

Gostei + 0

30/09/2010

Thiago Nobre

Colega,   Pode explicar com mais detalhes sobre a necessidade de seu cliente?

Estou desenvolvendo um programa para ele que utiliza carvões para gerar uma mistura. Estes carvões tem propriedades como cinza, enxofre, DI, CSR, umidade, rendimento, a porcentagem dele utilizada na mistura e entre outras, e além disso, para gerar essa mistura há um custo. Certo?

O que ele quer na verdade é otimizar esses valores. Por exemplo, minizar o custo seria uma otimização. Sendo assim, pesquisei uma maneira que tornasse essa otimização possível e encontrei o algoritmo para otimizção Simplex.

--------------------------------------------- // ---------------------------------------------

Um exemplo de uso do Simplex:

A fáabrica de Avintes da Barbosa e Almeida, que produz embalagens de vidro por
injecção em moldes, ganhou dois novos clientes, cuja produção vai afectar a um
dos seus fornos que ainda tem capacidade disponível: garrafas de Vinho do Porto
Ruby Sandeman (75 cl) e garrafas de litro de azeite Oliveira da Serra.
Devido a diferenças produtivas (número de cavidades diferente e diferentes tempos
de ciclo), cada lote de garrafas de Vinho do Porto demora 50 horas a produzir,
enquanto que para produzir cada lote de garrafas de azeite apenas são necessáarias
30 horas. Para satisfazer estas duas encomendas o forno tem disponíveis 2000
horas de laboração.
Por outro lado, hoa restricões na capacidade de armazenamento das garrafas, antesda sua expedição. O armazém tem 300 m3
de espaço disponível e cada lote de
garrafas de vinho do Porto ocupa 6 m3
de espaço no armazém, enquanto cada lote
de garrafas de azeite ocupa 5 m3
.
Finalmente há ainda a considerar a capacidade disponível no sector de decoração
(e.g. etiquetas, embalagem), que é de 200 horas de laboração. As garrafas de
vinho do Porto gastam 3 horas por lote e as garrafas de azeite 5 horas por lote.
Ambos os clientes compram todas as garrafas que a Barbosa e Almeida conseguir
fabricar.
O objectivo da Barbosa e Almeida é maximizar o lucro proveniente destas duas
encomendas, sabendo que o lucro unitário de cada lote é de 50 e 60 de euros,
respectivamente.

--------------------------------------------- // ---------------------------------------------

No caso do meu cliente, eu achei um algoritmo utilizado em programação linear que trabalha com otimização, o algoritmo simplex. Porém eu não sei se essa é a melhor maneira para trabalhar com isso via programação, até pelo fato de que ouvi dizer que o simplex pode gerar alguns erros e também pelo fato de que não sei de outros metodos utilizados para otimização, já que numca trabalhei com isso antes.

Por isso queria dicas para trabalhar neste meio. Pq para que eu possa começar uma grande pesquisa de algo, antes eu preciso saber se estou pesquisando é uma maneira que realmente dê certo. Pois pesquisar a fundo sobre algo e gastar dias para fazer isso para fazer isso e depois descobrir que não era o que eu queria, ou não que não funciona 100%, isso seria muito ruim.

Saberia me dar algumas indicações para que eu possa pesquisar tranquilamente?

Já ía me esquecendo de perguntar: Agora deu pra entender melhor o que meu cliente quer?

Obrigado!
Responder

Gostei + 0

01/10/2010

Aroldo Zanela

Colega,   O caminho deve passar pelo Planejamento e Controle da Produção - PCP (http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2004_Enegep0101_2090.pdf) e um aparente apoio de algum engenheiro químico para elucidar as especificidades dos requisitos.
Responder

Gostei + 0

01/10/2010

Gustavo Marcon

O que vc precisa fazer com que seu software faça é mais ou menos o que a ferramenta Solver do excel faz?
Responder

Gostei + 0

01/10/2010

Thiago Nobre

Colega,   O caminho deve passar pelo Planejamento e Controle da Produção - PCP (http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2004_Enegep0101_2090.pdf) e um aparente apoio de algum engenheiro químico para elucidar as especificidades dos requisitos.

OK! Vou ver isso com meu cliente, pois se eu não me engano este projeto tem haver com parte da proposta de mestrado dele,  mas não tenho certeza disso.

Obrigado pela dica da PCP, eu vou dar uma olhada nela e se for realmente o que eu preciso eu volto aqui e coloco o tópico como resolvido.
Responder

Gostei + 0

01/10/2010

Thiago Nobre

O que vc precisa fazer com que seu software faça é mais ou menos o que a ferramenta Solver do excel faz?

Vou pesquisar o funcionamento desta ferramenta e te respondo assim que possível.

Obrigado pela contribuição.
Responder

Gostei + 0

02/10/2010

Thiago Nobre

Dei uma olhada na funcionalidade da ferramenta Solver do Excel e apesar de não saber utilizá-la eu vi que o que eu quero é bem parecido com isso. Então, sendo assim, você teria algumas dicas para me dar?
Responder

Gostei + 0

04/10/2010

Thiago Nobre

E então galera, mais alguém poderia me dar umas dicas?

O amigo ali em cima falou da ferramenta Solver do Excel e fiquei curioso em saber se eu posso simular algo parecido no Delphi 2009. Posso? Se sim, como?
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar