Procurando dica para desenvolvimento
15/06/2015
0
essa é minha primeira postagem no forum pois o site sempre foi muito claro. Bem... sem mais delongas eu gostaria de deixar algumas coisas claras sobre minha, se é que pode ser classificada como dúvida...
1º Possuo um contrato de confidencialidade muito rígido, portanto farei referencias as funções que o sistema atual está rodando (VBA), bem provavel que algumas referencias saiam muito confusas e será quase certeza que algumas coisas que vu dizer possa confundir o leitor.
2º Não trabalho exatamente na área de desenvolvimento, mas sou o mais próximo disso na empresa, conheço o básico de programação, tais como: Java, SQL, VB.Net, Assembly, PHP e WEB(creio eu que seja essa a referencia para HTML e CSS).
3º Posso utilizar o servidor de arquivos destinado unicamente ao setor que trabalho, onde é armazenado documentos que são acessados por todos os usuário desse setor, porem com algumas restrições, o software a ser instalado de ser totalmente FREE, não posso comprar o software e doar a empresa, mesmo que eu fizesse isso não poderia deixalo rodando no server e essa aplicação só sera acessada pelos usuários desse mesmo setor, talvez futuramente pode ser expandido a nível nacional, mas por enquanto pensamos em um setor com acesso de 50 pessoas a esse servidor (Linux, cujo qual não sei a distribuição exata).
Acho que é isso, qualquer coisa estarei aqui para esclarecer alguma possível dúvida sobre o que eu tenho "em mãos".
Aplicação atual:
O usuário preenche alguns campos referente ao documento final, em formato de fomulário no Access, e é armazenado temporário nesse banco, e cada um se tornando um registro de forma separada que será transportado em mala direta para um documento Word pré montado, que define o documento final para ser impresso.
De cada "sistema" é enviado para uma especie de contador que aponta quem, quando e que tipo de documento foi confeccionado, e disso tudo é contabilizado por consulta de planilhas do Excel para demonstrar produtividade de cada membro do setor e o setor como um todo, dividido por semana, origem, ano e um pequeno caso em especial.
Deficiências:
Cada usuário possui uma copia do sistema de confecção de documentos + backup individual e 104 documentos pré-montados de Word. Totalizando então 10,6Mb de espaço, isso x59 que daria mais ou menos 3,6Gb fora os relatórios.
Pretensão:
Unificar com uma linguagem, desenvolver mais aplicações, não só pra gerar documentos finais, ou basicamente uma aplicação que eu possa ser livre pra desenvolver e expandir facilmente e também inserir recursos ou alterar.
Limitações:
Como eu disse acima, o software a ser instalado deve ser totalmente livre.
Dependo de autorização de muitas pessoas, porém é possível conseguir bastante coisa fazendo uso da burocracia interna.
Não possuo a configuração exata do Server.
Bem, acho que por enquanto é só, conforme o desenrolar do tópico vamos nos entendendo e desenvolvendo novas ideias.
Grande abraço a todos que tiverem tempo para dar novas ideias.
:)
Decio Jesus
Post mais votado
15/06/2015
Pelo que li na descrição, Java é uma linguagem completa + um banco Postgre, requer dedicação nos estudos.
Eduardo Pessoa
Mais Posts
15/06/2015
Janaina Mendes
Me parece um sistema complexo, diria tambem que Java se encaixa bem para a proposta.
15/06/2015
Decio Jesus
Pelo que li na descrição, Java é uma linguagem completa + um banco Postgre, requer dedicação nos estudos
Olá Eduardo :D
Então, isso mesmo que eu já imaginava, por isso achei melhor consultar um fórum e conversar com vcs. Bem Java foi a primeira linguagem que me surgiu em mente, logo depois PHP, a partir disso eu comecei a conversar com alguns amigos e toda pessoa envolvida com desenvolvimento que eu conhecia.
Agora me surgiu algumas duvidas sobre o que todos dizem sobre o Java, se realmente posso fazer tudo, como padronizar esses documentos e coisas do gênero, como essa centralização. Observei também que posso criar uma tela de login e um tipo de acesso que já pretendo implantar. :D
Ah e mais uma coisa, sobre esse Postgre,eu vou dar umas pesquisada e ver todo o conteúdo que eu consigo sobre ele.
Me parece um sistema complexo, diria tambem que Java se encaixa bem para a proposta
Olá Janaina, muito obrigado!
Então, não que ele seja a primeira vista, por enquanto ele vai substituir o que já esta sendo feito, depois disso eu pretendo implementar tudo, é um projeto a longo prazo. Por enquanto eu estou fazendo um levantamento do local de trabalho, aprendendo sobre o ramo de seguimento, e identificando as deficiências e onde pode ser implantado novas tecnologias para agilizar todo o processo, ao menos quanto a parte digital e tecnológica.
Obrigado a todos novamente!
16/06/2015
Eduardo Pessoa
Ah, fique a vontade para perguntar, nem sempre posso ajudar mas quase sempre tem gente disponivel e com experiencia, ok?
19/06/2015
Decio Jesus
Então Dorivan, não sou muito da área, mas tem uma explicação mais leiga pra eu entender ?
19/06/2015
Dorivan Sousa
com ele voce tem opções para cadastrar os usuarios, os arquivos sao mantidos nas maquinas clientes e posteriomente enviados (commit) ao servidor, se outra pessoa houver modificado o sistema avisa e permite q vc atualize o seu arquivo e faça uma mesclagem das alterações.... etc
19/06/2015
Jothaz
Seria um software para controle de versão (versionamento) de objetos (documentos, imagens, códigos com qualquer conteúdo).
São soluções prontas, robustas e profissionais usadas para que objetos (documentos) seja colocados em pastas e uma equipe possa trabalhar no seu conteúdo colaborativamente
Sinceramente não entendi bem o que você quer, mas sou lerdo mesmo e não sei se o SVN ou GIT resolveria a questão.
Mas a grosso modo o post tenta explicar sobre seu questionamento ao Dorivan.
19/06/2015
Decio Jesus
com ele voce tem opções para cadastrar os usuarios, os arquivos sao mantidos nas maquinas clientes e posteriomente enviados (commit) ao servidor, se outra pessoa houver modificado o sistema avisa e permite q vc atualize o seu arquivo e faça uma mesclagem das alterações.... etc
Isso seria uma boa idea para o programa, mas a ideia primaria não seria isso, é mais um modelo pra puxar um padrão e a partir desse padrão trabalhar em cima dele para gerar os documentos finais, isso sendo mais ou menos 49 pessoas até o momento, não sei como explicar. Bem, no momento temos um padrão de formulário a ser preenchido, onde o usuario preenche em uma tela auto-explicativa, depois disso é transportado para esses documentos padronizados. Acho que expliquei assim por cima... HAHAHHAA
Abraços :D
19/06/2015
Decio Jesus
Seria um software para controle de versão (versionamento) de objetos (documentos, imagens, códigos com qualquer conteúdo).
São soluções prontas, robustas e profissionais usadas para que objetos (documentos) seja colocados em pastas e uma equipe possa trabalhar no seu conteúdo colaborativamente
Sinceramente não entendi bem o que você quer, mas sou lerdo mesmo e não sei se o SVN ou GIT resolveria a questão.
Mas a grosso modo o post tenta explicar sobre seu questionamento ao Dorivan.
Colocando dessa forma, parece mais explicativo com tudo o que ele faz e curti mais ainda a ideia desse controle, mas posso implementar ele em linguagens como o JAVA ?
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)