Fórum Problemas com Firebird, Zeos e ClienteDataset #354160
21/02/2008
0
Trabalho com Delphi7, Firebird 1.5 e ´Zeos Database Objects´ há bastante tempo e nunca tive problemas. Porem agora estou tentando migrar para Fireird 2 e de cara tive um problema com o Zeos. Baixei a versão mais atual (6.6.2-RC - Tentei também a versão 6.6.1) com suporte a Firebird 2.0 e mesmo assim o problema continua. Já procurei na net e não achei nada parecido que pudesse resolver meu problema.
Pelo que constatei o erro está vinculado a Zeos com o ClientDataset, pois se eu tentar abrir uma simples tabela usando ZQuery ou ZReadOnlyQuery com o ClientDataset já acontece o seguinte erro “Falha Catastrófica”. Apenas isto... Ativando o Debug do Delphi pude contatar que o erro esta na seguinte função da unit ZDbcResultSetMetadata:
function TZAbstractResultSetMetadata.GetTableColumns(
TableRef: TZTableRef): IZResultSet;
var
TableKey: IZAnyValue;
begin
TableKey := TZAnyValue.CreateWithString(TableRef.FullName);
if FTableColumns.Get(TableKey) = nil then
begin
Result := Metadata.GetColumns(TableRef.Catalog,
TableRef.Schema, TableRef.Table, ´´);
FTableColumns.Put(TableKey, Result);
end else
Result := FTableColumns.Get(TableKey) as IZResultSet;
end;
Estou preocupado pois tenho vários sistemas desenvolvidos com o Zeos e to adiando a migração para o Firebird 2 a algum tempo por causa deste problema.
Antes de usar o Zeos tive boas referencias dele na net, será que agora vai me deixar na mão???
Se alguém puder me ajudar eu fico agradecido!
Cláudio R. Trigo
trigus@bit-on.com.br
http://www.trigus.com.br
Obs:
Site que eu baixei o Zeos 6.6.2-RC: http://users.telenet.be/mdaems/

Trigus
Curtir tópico
+ 0Posts
21/02/2008
Macario
Em relação ao FB 1.5 para o FB 2.0 houve alguma alteração referente ao tipo de dados?
Você consegue debugar ate qual linha? em qual linha exatamente ocorre a ´falha catastrofica´ 8)
Gostei + 0
21/02/2008
Trigus
Result := FTableColumns.Get(TableKey) as IZResultSet;
Gostei + 0
28/02/2008
Trigus
Porem eu estava usando o Firebird 2.0.1 e agora resolvi atualizar para a última RC 2.0.3 e foi como um passo de mágica, o problema desapareceu. Eu não consigo entender o porquê, já que funcionava normalmente com os outros componentes...
Mas o mais importante é que agora vou poder migrar minha aplicação sem problemas, pelo menos é o que eu espero...
Quero agradecer a todos que postaram tentando me ajudar, isto é muito importante, pois sabemos que nunca estamos sozinhos. Se eu puder ajudar em alguma coisa, podem contar comigo.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)