Fórum Problema com Firebird e Ibexpert #489953

24/08/2014

0

Bem, pessoal antes de mais percebi que existem respostas aqui no fórum para o meu problema, mas não consegui resolver com nenhuma. Sou iniciante na área de Banco de Dados, estou pagando ela na minha faculdade. Desta forma os programas que são usados é o Firebird e IBexpert. Só que quando tento registrar/criar um banco de dados aparece o seguinte erro: [img:descricao=ERRO DO IBEXPERT]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/382801-20140824-112117.png[/img]

Aqui também segue a configuração que fiz, antes: [img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/382801-20140824-112302.png[/img]

Espero que me ajudem galera, pois estou sem consegui fazer minhas atividades, devido a esse problema.
Tulio Rafael

Tulio Rafael

Responder

Posts

24/08/2014

Anderson

Verifique os seguintes itens:

- Qual versão do FirebirdSQL foi instalada na sua máquina (1.5, 2.1 ou 2.5)
- O caminho completo (incluindo diretório e nome do arquivo) do banco de dados (FDB) - Checar se realmente o arquivo está lá.
- A versão do FirebirdSQL deverá ser a mesma utilizada ao criar o arquivo FBD

Ao cadastrar no IBExpert:

- Se o servidor Firebird está na sua máquina, a conexão será Local. Servidor Remoto é para acessar da sua máquina o banco de dados que está instalado em outra.
- Selecione a versão correta do servidor FirebirdSQL
- O ficheiro de biblioteca cliente para o Firebird é a fbclient.dll (gds32.dll seria para ser usado com o Interbase)
- Tabela de Caracteres das fontes: DEFAULT_CHARSET (Pode também utilizar: ANSI_CHARSET ou OEM_CHARSET - Dependendo da Tabela de Caracteres). Isto afeta a visualização das palavras acentuadas - Você pode testar e mudar a qualquer momento esta configuração até achar a correta.

Importante: O diretório onde está o banco de dados deverá permitir leitura e escrita (níveis de acesso do sistema operacional) ao FirebirdSQL, senão resultará em erro de leitura, acesso negado, etc.

Dica: Uma alternativa ao IBExpert é o Flamerobin (http://www.flamerobin.org/), uma ferramenta leve e gratuita, para trabalhos rápidos e rasteiros do dia a dia.

Abraços,

Anderson.
Responder

Gostei + 0

31/08/2014

Alisson Santos

Amigo conseguiu resolver com a explicação do nosso amigo?
Responder

Gostei + 0

03/09/2014

Tulio Rafael

Olá pessoal desculpem a demora por responder pela ajuda de vocês é que eu estava sem PC. Pois bem, fui tentar fazer o procedimento do Anderson. instalei o Firebird Firebird-2.5.0.26074_1_x64. Só que no IBexpert não aparece essa versão do Firebird. [img:descricao=Não aparece a versão do Firebird]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/382801-20140903-164200.png[/img]
Responder

Gostei + 0

04/09/2014

Anderson

Bom dia, a versão do IBExpert que está utilizando é antiga e não tem suporte as versões mais recentes do Firebird, por isto não consta na lista. Atualize sua versão do IBExpert.

Procure utilizar a versão mais recente do Firebird, neste caso, da série 2.5 para Windows 64 bits hoje é a Firebird-2.5.3.26778_0_x64.exe lançada em 17/04/2014. Muitos bugs foram corrigidos e algumas melhorias (incluindo de performance) foram feitas.

Links:
http://www.firebase.com.br/fb/noticias.php?id=2684
http://www.firebirdsql.org/en/firebird-2-5-3/

Att.

Anderson.
Responder

Gostei + 0

04/09/2014

Tulio Rafael

Anderson poderia me passar uma versão mais atualizada do IBexpert, fui lá no site e não consegui fazer o download do mesmo.
Responder

Gostei + 0

08/09/2014

Anderson

Utilizo hoje o Flamerobin (http://www.flamerobin.org/), o IBExpert que utilizei já faz um bom tempo em outro trabalho. Se pesquisar no google talvez ainda encontre algum mirror que não precise de cadastro.
Responder

Gostei + 0

10/09/2014

Tulio Rafael

Pessoal. consegui instalar o Firebird e o novo Ibexpert e está funcionando, Só que fui criar um domínio de teste da apostila do meu professor. E agora ocorre o erro na imagem:[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/382801-20140910-160012.jpg[/img]
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar