problema com consulta financeira

13/01/2008

0

Fala pessoa.

Estou com um problema que é o seguinte.

Eu tenho uma tabela vendedores e nessa tabela eu tenho um campo que guarda o valor da comissão desse vendedor, então para saber quanto esse vendedor tem para receber de comissão eu dou um select na tabela de venda/pedido somo todas a vendas referentes aquele vendedor, multiplico esse valor pelo valor da comissão e divido por cem e o resultado é o que ele tem para receber de comissão.É uma consulta meio chata mais já está feita e funcionando perfeitamente, sendo que, se o valor da comissão for modificado e eu fizer essa consula trazendo dados de antes da alteração da comissão eu vou trazer com os valores errados, pois o valor da nova comissão so deve valer para vendas feitas apos a mudança.A minha solução seria levar o valor da comissão do vendedor para dentro da tabela de venda, mas não sei se seria o certo.
Acho que esse deve ser um problema comum, por isso gostaria de saber qual é a melhor solução.

Ruyoutor

Ruyoutor

Responder

23/01/2008

Aragao

Penso que há várias formas para você resolver. Entre elas:
1 - criar um campo na tabela ´venda/pedido´ com o percentual de comissão. No momento da venda vc carrega o percentual ´atual´ para o vendedor X
2 - criar uma tbl de ´comissão´ com validade (data de inicio e fim) e percentual de comissao. E outra tbl de ligacao com vendedor (tipocomissao > comisaovendedor < vendedor). No momento de calcular vc pega o tipo de comissão vigente na data da venda.

Certamente há ainda outras formas de resolver. Analise qual leh atenderá melhor.
Abraço.

Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar