Por que MariaDB?
21/05/2013
0
Estou ouvindo falar cada vez mais desse tal MariaDB. Entrei no site, dei uma olhada, mas não entendi o porquê dele existir.
Afinal, por que criaram esse MariaDB "em substituição ao MySQL"? O MySQL vai ser descontinuado? Se sim, por quê?
Eu achava que o MariaDB era um "irmão NoSQL" do MySQL, mas pelo jeito errei feio, né?
Qualquer esclarecimento é muito bem vindo.
Grata.
Rachel Andrade
Post mais votado
21/05/2013
Tudo isso porque existia o temor que a Oracle fosse comercializar o MySQL e fechar o código-fonte, mas depois de muita briga houve um acerto em que a Oracle se comprometia a manter os termos de licença do MySQL, com isso ocorreu a fusão.
Mas os criadores do MySQL principalmente Michael Widenius iniciaram o desenvolvimento de um novo SGBD baseado no MySQL 5.1 para garantir que a distribuição GPL (não gratuito para fins comerciais).
Existem rumores na comunidade que talvez em breve a Oracle passe comercializar ou descontinue o MySQL, isso é fruto das últimas atitudes de não resportar mais a correção de bugs. Mas temos que concordar que a versão 5.5 lançada sobre a tutela da Oracle trouxe muitas melhorias e establidade para esse excelente SGBD.
Pessoalmente acho dificil a Oracle modificar a licença do MySQL, mas o MariaDB foi construído para manter o espirito GPL do MySQL.
William
Mais Posts
21/05/2013
Eduardo Pessoa
Estou ouvindo falar cada vez mais desse tal MariaDB. Entrei no site, dei uma olhada, mas não entendi o porquê dele existir.
Afinal, por que criaram esse MariaDB "em substituição ao MySQL"? O MySQL vai ser descontinuado? Se sim, por quê?
Eu achava que o MariaDB era um "irmão NoSQL" do MySQL, mas pelo jeito errei feio, né?
Qualquer esclarecimento é muito bem vindo.
Grata.
me corrijam se estiver errado, até onde sei...o MariaDB tem a mesma base do MySQL, porem, como o MySQL foi comprado pela Oracle, surgiu o MariaDB como sendo independe. sobre o MySQL ser descontinuado, acho muito dificil depois da aquisição da Oracle pelo produto.
espero ter ajudado.
21/05/2013
Rachel Andrade
Então foi basicamente uma iniciativa dos idealizadores do MySQL para ter sempre um banco "seu", ou seja, já que o MySQL foi comprado pela Oracle, vamos criar outro para dizer que temos um. Né?
Aí se depois comprarem o MariaDB, eles vão e criam o ZezinhoDB e depois o SerafinaDB e assim vai? Nossa, eu achei esse banco meio redundante.
21/05/2013
Eduardo Pessoa
24/05/2013
Alan Mario
24/05/2013
Rachel Andrade
Muito obrigada, gente.
Por mim, este tópico pode ser fechado.
26/05/2013
Eduardo Pessoa
Muito obrigada, gente.
Por mim, este tópico pode ser fechado.
ainda há rumores de que a Oracle vai descontinuar o MySQL.
ainda sem certeza disso.
27/05/2013
Eduardo Pessoa
rumores, ainda acredito que isso não tenha se concretizado.
27/05/2013
William
O que gerou esse desconforto foi a falta de comunicação das correções de bugs, mas isso para quem trabalha com os fontes do MySQL, isso não influência em nada para os usuários comuns.
Alguém que vocês conhecem já teve acesso aos fontes do MySQL?
Acho muito dificil, eu mesmo não conheço ninguém!
Só que essas atitudes da Oracle acabam criando alardes na comunidade, mas reintero acho dificil ocorrerem modificações na licença de distribuição do MySQL.
01/06/2013
Eduardo Pessoa
O que gerou esse desconforto foi a falta de comunicação das correções de bugs, mas isso para quem trabalha com os fontes do MySQL, isso não influência em nada para os usuários comuns.
Alguém que vocês conhecem já teve acesso aos fontes do MySQL?
Acho muito dificil, eu mesmo não conheço ninguém!
Só que essas atitudes da Oracle acabam criando alardes na comunidade, mas reintero acho dificil ocorrerem modificações na licença de distribuição do MySQL.
concordo com, tb acho dificil, pra não dizer impossivel.
05/06/2013
Mariana Carvalho
05/06/2013
Eduardo Pessoa
[url]http://javafree.uol.com.br/topic-889772-Slackware-Linux-vai-trocar-MySQL-por-MariaDB.html[/url]
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)