[PHP] Como receber um e-mail ocultando um texto e campo de um form caso ele não seja preenchido
13/02/2020
0
Boa tarde amigos. Sou iniciante em php e já procurei em diversos lugares mas não encontrei a informação.
Criei um formulário de contato em PHP, porém, minha necessidade é: Caso o cliente não preencha um campo que contém uma pergunta, essa pergunta não pode ser enviada para o e-mail.
Exemplo do meu arquivo envia-e-mail.php:
Do jeito que está, mesmo que a pessoa não preencha nada, essa pergunta está chegando no e-mail, e o que eu quero é que ela não chegue no e-mail se não for preenchida.
Espero que eu tenha conseguido explicar a minha necessidade. Muito obrigado desde já à todos.
Criei um formulário de contato em PHP, porém, minha necessidade é: Caso o cliente não preencha um campo que contém uma pergunta, essa pergunta não pode ser enviada para o e-mail.
Exemplo do meu arquivo envia-e-mail.php:
$mensagem.='<b>Preencha seu número do Whatsapp para receber promoções ou caso queira um retorno da nossa equipe (não é obrigatório)</b><br><br> '.$telefone.'<br><br><br>';
Do jeito que está, mesmo que a pessoa não preencha nada, essa pergunta está chegando no e-mail, e o que eu quero é que ela não chegue no e-mail se não for preenchida.
Espero que eu tenha conseguido explicar a minha necessidade. Muito obrigado desde já à todos.
Fabio
Curtir tópico
+ 0
Responder
Post mais votado
14/02/2020
Olá amigo, tudo bem?
Basta você utilizar um IF para testar se a variavel tem valor:
Espero ter ajudado. :D
<?php if($telefone != ""){ $mensagem.="<b>Preencha seu número do Whatsapp para receber promoções ou caso queira um retorno da nossa equipe (não é obrigatório)</b><br><br> ".$telefone."<br><br><br>"; } ?>
Meu amigo, deu certo. O código que você me passou estava perfeito. Eu só não estava colocando o fechamento da chave, que é esse: }
Te agradeço demais pela ajuda, pretendo poder colaborar no futuro com outras pessoas também. Muito obrigado mais uma vez. :)
Fabio
Responder
Mais Posts
13/02/2020
Alex William
Olá amigo, tudo bem?
<?php if($telefone != ""){ $mensagem.="<b>Preencha seu número do Whatsapp para receber promoções ou caso queira um retorno da nossa equipe (não é obrigatório)</b><br><br> ".$telefone."<br><br><br>"; } ?>
Responder
13/02/2020
Fabio
Olá amigo, tudo bem?
Amigo, agradeço muito a sua ajuda. Tentei de várias formas mas não consegui fazer funcionar. Vou mandar um exemplo do código, e você pode me dizer onde devo colocar exatamente? Desculpe minha ignorancia.
Segue o código:
<?php $nome=$_POST['nome']; $telefone=$_POST['telefone']; $email=$_POST['email']; $radio=$_POST['novidades']; $date=date("d/m/Y"); $msg=$_POST['mensagem']; $mensagem= 'Esta mensagem foi enviada através do formulário<br><br>'; $mensagem.='<b>Nome: </b>'.$nome.'<br>'; $mensagem.='<b>Telefone:</b> '.$telefone.'<br>'; $mensagem.='<b>Preencha seu número do Whatsapp para receber promoções ou caso queira um retorno da nossa equipe (não é obrigatório)</b> '.$email.'<br>'; $mensagem.='<b>Deseja receber novidades:</b> '.$radio.'<br>'; $mensagem.='<b>Data de envio:</b> '.$date.'<br>'; $mensagem.='<b>Mensagem:</b><br> '.$msg; require("phpmailer/src/PHPMailer.php"); require("phpmailer/src/SMTP.php"); require ("phpmailer/src/Exception.php"); $mail = new PHPMailer\\PHPMailer\\PHPMailer(); $mail->isSMTP(); // Não modifique $mail->Host = 'servidor.com.br'; // SEU HOST (HOSPEDAGEM) na hostgator, confira no link: https://suporte.hostgator.com.br/hc/pt-br/articles/115000388034-Configurações-POP3-ou-IMAP-com-SSL $mail->SMTPAuth = true; // Manter em true $mail->Username = 'contato@seudominio.com.br'; //SEU USUÁRIO DE EMAIL $mail->Password = 'teste'; //SUA SENHA DO EMAIL SMTP password $mail->SMTPSecure = 'ssl'; //TLS OU SSL-VERIFICAR COM A HOSPEDAGEM $mail->Port = 465; //TCP PORT, VERIFICAR COM A HOSPEDAGEM $mail->CharSet = 'UTF-8'; //DEFINE O CHARSET UTILIZADO //Recipients $mail->setFrom('contato@seuemail.com.br', 'site.com.br'); //DEVE SER O MESMO EMAIL DO USERNAME $mail->addAddress('seuemail@gmail.com'); // QUAL EMAIL RECEBERÁ A MENSAGEM! $mail->addReplyTo($email, $nome); //AQUI SERA O EMAIL PARA O QUAL SERA RESPONDIDO // $mail->addCC('cc@example.com'); //ADICIONANDO CC // $mail->addBCC('bcc@example.com'); //ADICIONANDO BCC // Attachments // $mail->addAttachment('/var/tmp/file.tar.gz'); // Add attachments // $mail->addAttachment('/tmp/image.jpg', 'new.jpg'); // Optional name // Content $mail->isHTML(true); // Set email format to HTML $mail->Subject = ' - Teste'; //ASSUNTO $mail->Body = $mensagem; //CORPO DA MENSAGEM $mail->AltBody = $mensagem; //CORPO DA MENSAGEM EM FORMA ALT // $mail->send(); if(!$mail->Send()) { echo "<script>alert('Erro ao enviar o E-Mail');window.location.assign('index.php');</script>"; }else{ echo "<script>alert('E-Mail enviado com sucesso!');window.location.assign('index.php');</script>"; } die ?>
Muito obrigado mais um vez.
Responder
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)