Perguntas ou teste na Contratação de Desenvolvedor Junior
10/01/2016
0
Principalmente em contratação pra trabalha com java.. porem diversas opiniões em qualquer ramo de ti são aceitas..
Edson Venancio
Post mais votado
11/01/2016
Vou postar minha visão pessoal, pois normalmente seleciono os integrantes das equipes nos projetos em que trabalho, então não tomem como verdades incontestáveis nem comprovada cientificamente.
Quase todas as empresas seguem o seguinte processo: faz-se entrevista técnica, testes práticos e/ou teste escritos e entrevista/testes com psicologo. Não necessariamente nesta ordem. Em alguns casos fazem primeiro a entrevista com psicologo, depois entrevista técnica e depois os testes práticos e/ou teste escritos. Em outros os testes práticos e/ou teste escritos, entrevista técnica e entrevista com psicólogo. Então depende de cada empresa, mas via de regra você passa por este 3 processos.
Os teste práticos são baseados nos requisitos da vaga. Então normalmente com a vaga vem os requisitos: Programador Java, JSF, JEE, Hybernate e ectc. Ou Programador Java Struts, EclipseLink, CSS, HTML, conhecimentos SQL, UML e etc. Então prepare-se para fazer os teste sobre os assuntos relacionados nos requisitos das vagas. Normalmente nestes testes é dado um cenário e pedem para você criar algumas tabelas e o CRUD. Outras empresas pedem a criação de uma consulta baseado num sistema dela que já existe. Via de regra nestes testes não é exigido um lay-out top, pois estão mais interessados na funcionalidade em si. Mas dependendo da empresa e requisito vão exigir HTML, CSS e JavaScritp e o back-end. Tudo depende dos requisitos da vaga. Algumas empresas liberam o acesso a internet para consulta outras não.
No teste escrito normalmente são questão abertas, fragmentos de códigos, expressões SQL, criação de algorítimos, teste matemáticos e alguns teste de lógica. Já fiz teste escritos que eram dezenas de questão dissertativas sobre: Orientação a Objetos, Objetos, Classes, Polimorfismo, Herança e etc. Claro que para Junior pode ser menos exigente, mas podem haver este tipo de questão.
Na entrevista técnica você será entrevistado por um profissional da área, normalmente o gerente. As recomendações básicas seriam vá bem vestido (não precisa ser de terno), limpo, chegue antes da hora e alguns entrevistadores deixam você mofando um tempo esperando para ver ser você esta disposto a concorrer a vaga (neste caso espere e não demonstre impaciência). Eu quando vou entrevistar alguém, não gosto de deixá-lo esperando, acho falta de respeito, mas outros não pesam assim. Na entrevista técnica auto-confiança é bom e notável, mas deslumbramento e pretensão não, então pelo amor de Deus nada de afirmações como: "Eu já domino o Java", "Sei tudo sobre SQL" ou "Quem programa em Java programa em qualquer linguagem" seja humilde. Outro detalhe seja honesto e não minta sob nenhum aspecto. Se o entrevistador falar algum coisa que você desconhece simplesmente diga que não conhece, mas que esta disposto e tem facilidade em aprender. Alguns entrevistadores fazem pegadinha sobre um tema que não existe e se você falar que conhece de algo que não não existe é pior do que ser honesto e dizer que não conhece. É aconselhável evitar gírias e não falar demais, atenha-se a responder somente o que lhe for perguntado. E nunca pergunte sobre os salário, a nãos ser que o entrevistador dê abertura para isto, pois para alguns entrevistadores isto pega mal.
Nos testes/entrevista com psicologo você deve agir basicamente como foi dito acima na entrevista técnica. E podem ocorrer vários tipos de testes que não tem como estudar para eles, então seja você mesmo, honesto e humilde.
Cada empresa da pesos diferentes para cada tipo de testes ou entrevistas. Eu particularmente dou muito valor a entrevista técnica e ao teste prático ou escrito. Claro que levo em conta os testes psicológicos, mas só se for detectado algum desvio muito significativo para não selecionar alguém que foi bem nos outros testes. Mas algumas empresas dão muito, mas muito mesmo, valor a entrevista psicológica. Então você pode ir até bem nos outros testes, mas se na entrevistas/testes psicológicos for mal pode perder a vaga.
Concluindo é imprevisível já fiz testes em que achei que fui mal e fui contratado e já fiz testes em que achei que fui muito bem, mas meus concorrentes foram ainda melhores e não consegui a vaga. O importante é não desistir. Tomou pau parte para outro. O fato de você não passar e ser contratado não significai que você é incompetente, significa que você não tem o perfil para vaga da empresa.
Mais recomendações pergunte ao pai Google sobre "como se comportar em uma entrevista de emprego" ou coisa parecida. Existem milhares de artigos a maioria lixo, mas mesmo no lixo você pode encontrar algo de útil.
E vamos aguardar outras respostas.
Jothaz
Mais Posts
11/01/2016
Eduardo Pessoa
11/01/2016
Edson Venancio
Gostei da parte que voce disse ser honesto no quesito , dizer que conhece tal tecnologia sem saber nada ..
Acho que esse é um dos maiores erros dos profissionais querer se engrandecer no que nao sabe ou sabe o basico..
Quanto ao google vou tenta recicla mas algumas coisinhas rsrs
11/01/2016
Eduardo Pessoa
11/01/2016
Ssssssssssssssssssssssssss
- Qual o link do teu github?
- Quais projetos open source já contribuiu ou pretende?
:)
11/01/2016
Marcos P
Obviamente você vai precisar atender os requisitos mínimos da vaga, mas pode compensar alguma falta de conhecimento técnico, com :
> Boa aparência
> Facilidade de comunicação
> Boa dicção
> Respostas objetivas
> Raciocínio lógico
> Interesse
> Humildade x Ambição
> Transparência
> Tranquilidade
Outra coisa : todo processo seletivo é um aprendizado !
Se, eventualmente, você não conseguir se classificar nos primeiros, tenha certeza que estará melhor preparado para os próximos.
11/01/2016
Jothaz
- Qual o link do teu github?
- Quais projetos open source já contribuiu ou pretende?
:)
Dependendo da empresa e projeto são questões relevantes. Mas em 95% dos casos não se aplica.
E as empresas em sua maioria cagam para open source. Dependendo da cultura, ou falta dela, da empresa pronunciar as palavra open source é como proferir maldições ou xingar a mãe do entrevistador. kkkkkkkkkkkkkk
11/01/2016
Eduardo Pessoa
11/01/2016
Edson Venancio
11/01/2016
Eduardo Pessoa
11/01/2016
Jothaz
O que acontece é que muitas vezes quem publica e define os requisitos da vaga é o RH e muitas vezes não é revisada pela área de TI assim podem ocorre diversos erros e enganos.
Para estagiário não se pode exigir experiência, no meu entendimento e no entendimento de quem tem bom sendo. Pode-se exigir conhecimento. Mas já vi vários candidatos a estagio reclamar desta situação. Então é uma situação difícil, mas quem defini os critérios é o recrutador e fica-se a mercê dele, então ´é algo imprevisível.
Eu normalmente gosto de ouvir sobre as experiências e projetos acadêmicos e sobre a experiência e gostos do entrevistados de modo geral. Agora quando você recruta alguém você deve a preocupação é se o perfil do canditado se adapta a vaga em questão. Pois se você contratar mal a responsabilidade é sua e pode causar-lhe muitos transtornos.
Agora alguns recrutadores gostam de se ater aos requisitos da vaga e se você começar a falar muito o camarada pode não gostar, por isso é melhor responder somente o que lhe foi perguntado. Por exemplo ficar falando de C# em entrevista de Java ou vice-versa não da certo. Ficar pregando sobre software livre para vagas para trabalhar com software proprietário também não produtivo. Se o requisito da vaga diz conhecimentos em Oracle não cabe defender o uso do MySQL. É preciso ter foco. E olha que isto acontece muitas vezes o camarada viaja. E nem sempre o recrutador esta com saco para ficar ouvindo.
O Edson Rodrigo falou algo muito assertivo você deve ser mostrar disposto a se adaptar as ferramentas, metodologias e processos da empresa. Depois que você faz parte da equipe você pode até criticar e sugerir melhoria, como candidato não é algo aconselhável.
12/01/2016
Edson Venancio
estou estagiando em casa mesmo aprendendo com o google , youtube, devmedia, alura e etc. kk
12/01/2016
Eduardo Pessoa
12/01/2016
Edson Venancio
13/01/2016
Ronaldo Filho
Sem contar que um segundo idioma lhe garante produtividade mais acentuada, lembrando-se que a maior parte do material relacionado ao desenvolvimento (que muitas vezes é o mais completo) está em inglês ou espanhol.
Aqui destaquei apenas mais um ponto para que um profissional da área de desenvolvimento seja bem sucedido em suas conquistas.
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)