Para Engenheiros de Softwares e outros
04/02/2016
0
1 - Caso você já tenha trabalhado como programador, quais foram os problemas enfrentados durante o desenvolvimento?
2-Em sua opinião, a comunicação com o cliente é importante?
3- É possível pedir paciência ao cliente?
4- Um bom lider na equipe faz diferença? Por quê?
5 – Um bom software é feito visando o negócio ou usuário? Explique.
Gabriel
Post mais votado
04/02/2016
Marcos Paulo
Mais Posts
04/02/2016
Gabriel
04/02/2016
Marcos P
Espero que seja útil...
1. Assumindo que o programador é responsável "apenas" pela codificação, os problemas mais comuns ( em tempo de desenvolvimento ), são :
> Falta de visão integrada de todo ciclo de desenvolvimento
> Desconhecimento do ambiente / regras de negócio
> Requisitos mal documentados
> Mudança de escopo
> Falta de entendimento do projeto lógico / físico
> Problemas de comunicação com o pessoal de projeto / analise
> Pouco domínio da tecnologia a ser utilizada
> Retrabalho por conta de testes mal documentados / mal conduzidos
> Ingerência de outros técnicos da equipe em questões de tecnologia
> Prazos irreais x Alto padrão de Qualidade
> Subdimensionamento do esforço necessário nas atividades de codificação
> entre outros...
2. Não, a comunicação com o cliente durante o desenvolvimento de software não é importante... é fundamental !
A qualidade do produto final a ser desenvolvido é diretamente proporcional a qualidade da comunicação com o cliente.
Embora diversos outros aspectos influam na qualidade do desenvolvimento, é absolutamente fundamental que exista um mínimo de entendimento nos conceitos do projeto, de modo a traduzir os requisitos do cliente em funcionalidades do software.
Esse aspecto não é trivial e depende de vivência na condução do processo.
A ideia básica, em linhas gerais, é que o cliente tem todo o domínio do negócio ( embora isso nem sempre seja verdade ). Assim como o pessoal de desenvolvimento também tem todo o domínio sobre aspectos de tecnologia ( embora, também, isso não seja 100% preciso em todos os projetos ).
O desafio no aspecto comunicação, é criar uma base de conceitos, termos e outros aspectos de linguagem, que permita ao fornecedor ( o pessoal de software ) interagir com o cliente da maneira mais transparente possível.
Observe que o pessoal técnico nunca terá todo o conhecimento do negócio, mas o "núcleo" de vocabulário e conceitos ( justamente a base do aspectos de comunicação ) é que minimizaram os riscos da empreitada.
3. Paciência é uma coisa que não deve ser pedida em nenhum projeto de qualquer espécie !
Tendo escopo, requisitos, tecnologia, prazos, custos, riscos, responsabilidades, etapas e todos os demais aspectos previamente discutidos e negociados com o cliente, os desvios na execução do projeto devem ser acompanhados ( de maneira ideal, antecipados ) e levados ao cliente.
Não existe atraso, aumento de custo, alteração funcional que surja sem conhecimento da gerência do projeto.
Cabe ao gestor do projeto, achar maneiras de eliminar essas restrições, minimizá-las ou discutir alternativas com o cliente.
4. Sim, assim como um mal líder, também faz diferença.
Entre tantos aspectos distintos da liderança, que acredite são muitos, destaco apenas um como exemplo...
O líder real é proativo, ou seja, monitora o ambiente e antecipa problemas, diminuindo o desgaste de todos os envolvidos e os riscos do projeto.
Por outro lado, o líder reativo só vai saber dos problemas, depois que eles aconteceram... aí, já não há muito mais a ser feito, que não, tentar remediar o estrago.
5. Um bom software é aquele que entrega a visão de negócio que o cliente ( ou usuário ) deseja, dentro dos parâmetros de projeto ( funções, documentação, custo, prazo, tecnologia, integridade, segurança, ... ) previamente combinados !
04/02/2016
Marcos Paulo
Não irei mais interferir no post, para não "sujar" e deixar apenas as respostas que interessam, quero ler um pouco sobre isso.
Abraço.
06/02/2016
Gabriel
10/02/2016
Marcos P
Graduação em Ciência da Computação + Especialização em Gestão Integrada através de Sistemas de ERP.
Área de Atuação
Desenvolvimento de Software e Gestão de TI
Áreas de Interesse
Engenharia de Software, Arquitetura de Software, Gestão de Projetos e Governança de TI
Experiência
Mais de 20 anos coordenando equipes de projeto, desenvolvimento, implementação, implantação e suporte de software de gestão empresarial.
No mesmo período, gestão de equipes de TI e consultoria de TI.
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)