[OO] Principios SOLID
23/05/2017
0
boa tarde people
A comunidade do fórum: alguém poderia elucidar please os principios SOLID? :)
abracos
A comunidade do fórum: alguém poderia elucidar please os principios SOLID? :)
abracos
Gladstone Matos
Curtir tópico
+ 0
Responder
Post mais votado
26/05/2017
Fala Gladstone, beleza?
O SOLID é um conjunto de principio ligado as boas praticas do desenvolvimento de software em orientação a objetos, quando esse conceito é aplicados em conjunto você terá um software de maior qualidade, pois será mais simples de realizar novas implementações ou de realizar manutenções, tornando todo o seu desenvolvimento mais ágil com maior facilidade adaptações.
O termo SOLID é um acrônimo para:
S - Single-responsiblity principle
Uma classe deve ter apenas uma única responsabilidade, você não deve 'pendurar' diversas funcionalidades. Cada classe precisar ter o seu papel bem definido.
O - Open-closed principle
Deve ser possível a extensão de uma classe, mas a mesma não deve poder ser alterada, ou seja é possível adicionar recursos, entretendo não é correto remover ou alterar recursos já existentes.
L - Liskov substitution principle
Principio de substituição, classes filhas devem poder ser substituídas por sua classe pai, ao garantir que as classes filhas sejam completamente substituíveis por sua classe pai, todo código que utilizar a classe pai será capaz de atender o OCP, facilitando a manutenção e extensão do software.
I - Interface segregation principle
Criação de interfaces específicas, não deve se definir uma interface com diversos recursos, pois ao informar para uma classe que ela deve ter uma determinada interface, elá terá que importar métodos que talvez não iram ser utilizados é um pouco similar ao SRP porem com interfaces.
D - Dependency Inversion Principle
As classes devem depender de abstrações e não de concreções. Ele afirma que o módulo de alto nível não deve depender do módulo de baixo nível, mas eles devem depender de abstrações.
Se quiser saber mais sobre esse tema detalhadamente, te recomendo esse DevCast:
https://www.devmedia.com.br/solid-melhorando-a-qualidade-dos-seus-projetos-orientados-a-objetos/27802
Espero ter ajudado, forte abraço!
O SOLID é um conjunto de principio ligado as boas praticas do desenvolvimento de software em orientação a objetos, quando esse conceito é aplicados em conjunto você terá um software de maior qualidade, pois será mais simples de realizar novas implementações ou de realizar manutenções, tornando todo o seu desenvolvimento mais ágil com maior facilidade adaptações.
O termo SOLID é um acrônimo para:
S - Single-responsiblity principle
Uma classe deve ter apenas uma única responsabilidade, você não deve 'pendurar' diversas funcionalidades. Cada classe precisar ter o seu papel bem definido.
O - Open-closed principle
Deve ser possível a extensão de uma classe, mas a mesma não deve poder ser alterada, ou seja é possível adicionar recursos, entretendo não é correto remover ou alterar recursos já existentes.
L - Liskov substitution principle
Principio de substituição, classes filhas devem poder ser substituídas por sua classe pai, ao garantir que as classes filhas sejam completamente substituíveis por sua classe pai, todo código que utilizar a classe pai será capaz de atender o OCP, facilitando a manutenção e extensão do software.
I - Interface segregation principle
Criação de interfaces específicas, não deve se definir uma interface com diversos recursos, pois ao informar para uma classe que ela deve ter uma determinada interface, elá terá que importar métodos que talvez não iram ser utilizados é um pouco similar ao SRP porem com interfaces.
D - Dependency Inversion Principle
As classes devem depender de abstrações e não de concreções. Ele afirma que o módulo de alto nível não deve depender do módulo de baixo nível, mas eles devem depender de abstrações.
Se quiser saber mais sobre esse tema detalhadamente, te recomendo esse DevCast:
https://www.devmedia.com.br/solid-melhorando-a-qualidade-dos-seus-projetos-orientados-a-objetos/27802
Espero ter ajudado, forte abraço!
Fernando Gaspar
Responder
Mais Posts
26/05/2017
Gladstone Matos
wow mygod MUITO obrigado pelo apoio Gaspar! Bom dia abraços
Responder
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)