O que é exclusão lógica?

27/04/2017

0

E aí pessoal, beleza?

Me tirem uma dúvida, no meu trabalho eu tenho um sistema no qual os registros eram deletados quando um usuário não queria mais vê-lo.

Mas recentemente meu supervisor pediu para mudar isso fazendo uma exclusão lógica.

Alguém sabe o que ele quis dizer com isso?
Carlos Dutra

Carlos Dutra

Responder

Post mais votado

27/04/2017

Olá Carlos Dutra,

Seria você criar uma coluna do tipo BIT na sua tabela com o nome "sts_excluido" e ao fazer a exclusão do registro você não utilizaria o DELETE FROM <TABELA> WHERE <ID> = ? e sim um UPDATE <TABELA> SET sts_excluido = 1 WHERE <ID> = ?.

Espero ter ajudado! Bons estudos.

Angelo Santos

Angelo Santos
Responder

Mais Posts

27/04/2017

Marcio Souza

Existem dois tipos de exclusões a lógica e fisica.

A fisica é quando você remove o registro da tabela usando o comando delete.

A exclusão lógica é quando você tem uma coluna na tabela, talvez nomeada como ativo, e você seta true para ativos e false para não ativos. O não ativos seria a exclusão lógica. Ou seja, você não remove a linha da tabela apenas a "desabilita" no sistema.

Suas consultas terão que ter sempre a condição (ativo = true) para que não retorno linhas excluídas logicamente. Ao invés de usar true e false, poderia usar 0 e 1, ou S e N, ou qualquer outro tipo de dado.
Responder

28/04/2017

Edson Sobrinho

poxa, bacana esse assunto hein! Não tinha ouvido esse assunto, nem na faculdade. Vlw Ballem pela explicação.
Responder

07/07/2017

Diego Silva

Boas respostas dadas até aqui.

Só para complementar, eu aconselho a fazer o uso da exclusão lógica. Quando você utiliza o DELETE você acaba excluindo seus dados e depois não os conseguirá mais usar.

A exclusão lógica, permite que você faça isso. Quando falamos em relatórios que podem pegar registros antigos, a exclusão lógica se mostrar uma melhor opção do que a exclusão física.

Eu por exemplo faço o uso desse conceito, apenas utilizo a exclusão física quando faço teste de alguns registros que de fato não precisarei.

Espero ter colaborado.
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar