Modelagem contas a pagar com tipos de pagamentos

09/10/2012

0

Prezados,

Estou montando um controle de contas a pagar para extender meu sistema de controle comercial, porem estou com dificuldades para montar o relacionamento entre o pagamento e os tipos de pagamentos, ja que quando for cadastrado um pagamento este pode ser tanto por um cheque ou uma transferencia bancárica.

Entao o esquema esta mais ou menos assim:

FaturaCompra -- LotePagamento -- Pagamento --
id id id
valor idfatura valor
idItemsCompra idpagamento data
... tipoPagamento??

Cheque --- Banco
id id
nroCheque nome
dataEmicao conta
dataPag

Transferencia --- Banco
id id
nroTransf nome
dataTrabsf conta

A duvida entao é como relacionar estas últimas tabelas para registrar os debidos tipos de pagamentos, talvez este faltando adicionar uma tabela, más ja estou queimando os neuronios é nao estou achando a solucao.
Agradeco sugerencias dos colegas.
Obrigado

PD: Desculpem minhas faltas ortograficas, sou Uruguaio.
Diego Mello

Diego Mello

Responder

09/10/2012

Diego Mello

Descupem apos salvar o topico ele distorciono meu texto é nao ficou claro meu desenho, espero que possam entender, caso nao faco um desenho é subo a imagem.
Responder

09/10/2012

Joel Rodrigues

bom, eu vejo duas possibilidades:
1) guardar cheques e transferências em um única tabela, adequando as colunas.
2) na tabela de pagamentos guardar o tipo e um campo para referenciar o id da tabela correta, sem haver chave estrangeira.
Boa sorte.
Responder

09/10/2012

Diego Mello

Tive uma idea, vou criar uma tabela para lotesPagamento_Transferencia e ligarla obviamente a tabela trasferecias é outra tabela lotesPagamento_Cheque é ligarla a tabela cheque, acredito seja a forma mais limpa de fazer isto.

Muito obrigado ao colega pela sua resposta. Agradeco mais comentarios sobre minha ideia ou talvez outra sujerencias.

Responder

16/10/2012

Eduardo Oliveira

Voce pode usar o botão "CODE" que existe logo abaixo pra postagem de códigos. Não consegui entender direito sua estrutura. Posta ae para que possamos lhe ajudar.
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar