Modelagem Agenda Horario/Vagas

03/04/2014

0

Olá pessoal da DevMedia,

Gostaria de uma ajuda para criar tabelas e relacionamentos do meu banco de dados para uma escola de informatica

o princípio seria a tabela ALUNOS, onde cada aluno poderá ser AGENDADO em um HORARIO de um DIADASEMANA em uma das VAGAS disponíveis pelo usuário.

o usuário poderá escolher os horários e as vagas de cada horário.

não estou conseguindo fazer os relacionamentos e depois uma query para buscar os alunos daquele horário em questão.

desde já agradeço.
Armando Luiz

Armando Luiz

Responder

04/04/2014

Alan Mario

Armando, posta aew as possiveis tabelas que serão criadas.
Responder

04/04/2014

Armando Luiz

Não tenho muito a ideia das tabelas. tenho uma tabela ALUNO, mas não sei como criar a questão do Horário de aula deste aluno.

quero um relacionamento entre a tabela alunos, pegando o ID_ALUNO, com alguma maneira de agendamento dos horários

Cada aluno tem X aulas por semana, estas aulas são em DIAS da SEMANA, em um HORARIO específico em uma VAGA especifica.

Exemplo:
--------------------------------------
DIA = Segunda Feira
Horario = 10:00
Vaga = 1
Aluno = José da Silva
-------------------------------------
DIA = Segunda Feira
Horario = 10:00
Vaga = 2
Aluno = Mario José
------------------------------------
Responder

04/04/2014

Armando Luiz

Complementando o raciocínio:

Cada Aluno pode ter vários horários e dias da semana agendados (mas somente poderá ocupar UMA vaga por HORARIO naquele dia)

Cada Dia da semana pode ter vários horarios e varias vagas POR HORARIO.

Cada Horário terá Várias Vagas e vários Alunos.

Depois reunindo as informações, em um form, ao escolher o dia da semana, o usuário do sistema verá a GRADE HORARIA, contendo as vagas / Horários / Alunos daquele dia.
Responder

05/04/2014

Alan Mario

Armando, tentando aqui, um possibilidade, ter essa tabela: aluno, curso(por exemplo) e uma tabela entre elas(horario). pode ser assim?
Responder

05/04/2014

Armando Luiz

Sim, pode ser...

mas tenho q controlar as vagas por horário.
Responder

05/04/2014

Armando Luiz

Segue a imagem do Form que desejo criar as tabelas (Um sistema que peguei de exemplo)

Este form mostra o relacionamento que desejo:

[img:descricao=Exemplo]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/321226-20140405-165500.png[/img]
Responder

05/04/2014

Alan Mario

ahhh, então como os horarios são "fixos", uma tabela para elas seria viavel, ou se fosse a tabela de cursos ou aulas.
Responder

05/04/2014

Roniere Almeida

uma ideia:

tabelas:
- alunos
- cursos(horarios)
- horarios(cursos)

de alguma forma as duas tabelas com parenteses, teria que se comunicar, agora não to lembrando o esquema de chave primaria e estranheira.
Responder

05/04/2014

Armando Luiz

acho que teria q fazer as tabelas:

- Alunos
idAluno
Nome
Curso

- DiadaSemana
idDiadaSemana
Dia

- Horarios
idHorario
Hora
Vagas

não estou conseguindo fazer o relacionamento, pois cada aluno tem varios horarios, cada dia da semana tem varios horarios, cada horario tem varias vagas mas somente 1 aluno por vaga (claro). Olhem a imagem... e analisem por favor, como fariam para executar algo como naquela tela.

Obrigado a todos pelas respostas ate o presente momento.

Responder

06/04/2014

Roniere Almeida

Armando Luiz, te peço desculpas, mas faz um tempo que não tenho contato(pratica) com modelagem, pegue uma apostila desse site:

[url]http://www.alfamidia.com.br/[/url]

tem umas free, otima apostila, tem uma parte bem legal sobre as modelagens.
Responder

06/04/2014

Armando Luiz

Muito Grato...

Irei tentar resolver aqui.. caso consiga eu posto a solução.

Abraços
Responder

07/04/2014

Roniere Almeida

tenta criar uma modelagem, posta o print, fica mais facil receber as ajudas.

boa sorte.
Responder

07/04/2014

Armando Luiz

tenta criar uma modelagem, posta o print, fica mais facil receber as ajudas.

boa sorte.

Segue agora minha modelagem:

[img:descricao=Modelagem Agendamento]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/321226-20140407-140236.png[/img]

Cada Aluno pode ter um único agendamento...

Cada Horário pode ter Vários Agendamentos (simulando as VAGAS)

e cada Agendamento pode ter um Horário relacionado...

Caso tiver algo errado me informem por favor, fiz apenas um esboço, mas acho que consegui.

Responder

08/04/2014

Alex Lekao

Ola Boa tarde!!!

Desculpe pegar o Bonde andando.

Mas pensando no que esta tentando montar, acredito que poderiam ser 4 tabelas com relacionamentos 1:N em cada uma delas.

Os campos, acredito que sejam os padroes para relacionamentos entre si, codigos, nome(descricao), etc.

Acredito que com a discussao consiga chegar num concenso legal.

Pensei no Seguinte:

Aluno = 1:N => Curso = 1:N => Horarios = 1:N => Dias

Espero que tenha dado para entender da forma que coloquei.

Penso que um aluno pode estar matriculado em mais de um curso e o curso pode ter em mais de um horario e cada horario pode ter em mais de um dia.

Sendo assi, pensando num cadastro de aulas por exemplo, quando estiver escolhendo o aluno eu tenho a possibilidade de vincula-lo a mais de um curso e estes cursos em horarios diferentes, etc, etc.

Neste caso haveria a necessidade de uma tabela de lancamentos, vc seriam lancadas as aulas adquiridas pelo aluno por exemplo, que no caso pensando em escola poderia ter o nome de historicoaluno, ou algo parecido.

Espero ter podido ajudar.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

08/04/2014

Roniere Almeida

Armando, eu achei correto, porem, é melhor esperar uma pessoa com experiencia em modelagem.
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar