Migrar Desktop para Web
27/08/2015
0
Hoje todos os sistemas são desenvolvidos em Delphi, com banco Firebird, e Desktop;
O principal sistema é para automação comercial. (NFe, Sped, Controle de estoque, financeiro... e assim vai...)
Gostaria de ouvir as opiniões dos colegas que trabalham com o desenvolvimento Web, em especial, com automação comercial...
Estamos para decidir:
Qual melhor linguagem usar? (Estamos tendenciosos ao Java)
Qual banco de dados? (O cliente poderá usar na nuvem o em um servidor local)
Quais framework, de acordo com a linguagem? (Queremos montar um ambiente com testes automatizados e integração contínua)...
Após decidirmos os passos acima, vamos buscar capacitação na linguagem e no banco de dados..
obrigado...
Fred Utsch
Post mais votado
31/08/2015
Tudo vai resume-se a preferencia pessoal e fica dificil sugerir algo. Eu tenho usado no MS SQL Server e não tenho do que reclamar, apesar de gostar muito do Oracle.
O mais recomendado seria ter um banco de dados para cada empresa/cliente. Mas o sistema deve ser multi-empresa para poder funcionar bem no caso de empresa que possuem Matriz/Filial e neste caso pode-se usar uma única base de dados.
Uma ótima solução é a virtualização, na empresa em que estou prestando serviço hoje estamos adotando esta solução, pois a empresa atua em mais de 40 países e com a virtualização, você divide bem seus dados além de poder aumentar o poder de processamento por demanda. Assim você pode investir mais em um server que vá atender a um maior volume de dados e não precisa investir tanto onde não há tanto volume assim.
Isto são conjecturas, pois não tenho acesso a sua documentação nem conheço o seu ambiente.
Somente você e sua equipe é que terão insumos suficientes para ter uma visão critica e completa do melhor caminho a tomar.
A equipe é compostar por quantos profissionais?
Jothaz
Mais Posts
27/08/2015
Randrade
Essa é uma pergunta muito "optativa", mas tentarei lhe ajudar um pouco.
Apenas uma dúvida, quando você fala MIGRAR, você quer dizer colocar o sistema WEB, ou refazer um sistema do 0?
Pois você diz sobre Banco de Dados, etc. Está parecendo que irá começar um sistema do 0.
27/08/2015
Jothaz
Nem sei se seria a abordagem que vocês pretende, contudo é uma possibilidade. Na empresa em que presto consultoria atualmente foi mais econômico que migrar de plataforma.
27/08/2015
Fred Utsch
27/08/2015
Jothaz
Então desconsidere minha sugestão do Citrix.
Bom a grosso modo qualquer linguagem vai disponibilizar ferramentas para cria uma boa aplicação e é questão de gosto. Eu prefiro:Java, .Net ou Ruby.
Banco de dados qualquer banco de dados SQL hoje é profissional e você não terá problemas e também e questão de gosto. Eu prefiro: Oracle, SQL Server ou PostgreSQL.
Na migração o importante é a equipe ter expertise na linguagem escolhida. Ter um bom arquiteto, documentar e testar.
Normalmente numa migra existe uma grande chance de se corrigir bugs da atual versão e acabar criando-se outros. Então esteja preparado.
Outro aspecto que pode pegar é a migração dos dados.
Finalizando esta é um decisão pessoal e somente você e sua equipe poderá definir qual caminho tomar, pois somente vocês conhecem seus pontos forte e fracos.
Boa sorte.
28/08/2015
Thiago Santana
Então desconsidere minha sugestão do Citrix.
Bom a grosso modo qualquer linguagem vai disponibilizar ferramentas para cria uma boa aplicação e é questão de gosto. Eu prefiro:Java, .Net ou Ruby.
Banco de dados qualquer banco de dados SQL hoje é profissional e você não terá problemas e também e questão de gosto. Eu prefiro: Oracle, SQL Server ou PostgreSQL.
Na migração o importante é a equipe ter expertise na linguagem escolhida. Ter um bom arquiteto, documentar e testar.
Normalmente numa migra existe uma grande chance de se corrigir bugs da atual versão e acabar criando-se outros. Então esteja preparado.
Outro aspecto que pode pegar é a migração dos dados.
Finalizando esta é um decisão pessoal e somente você e sua equipe poderá definir qual caminho tomar, pois somente vocês conhecem seus pontos forte e fracos.
Boa sorte.
Faço das minhas palavras rsrs
Mas a linguagem prefiro o .NET utilizando MVC!
28/08/2015
Randrade
Eu particularmente concordo com isso:
Estou desenvolvendo alguns sistemas de grande porte utilizando esta linguagem, e não deixa nada a desejar.
Só irei fazer um adendo.
Aproveite agora que irá refazer o sistema, e realmente faça um sistema novo. Digo isso, pois já vivenciei casos de uma empresa falar que iria "refazer" o sistema, e implementar funcionalidades do antigo. Com a alegação que o prazo ou o investimento estava curto, acabaram refazendo um sistema com os mesmos problemas.
Dito isso, pegue esta frase do Jothaz, e guarde-á bem.
Geralmente, o que deixa um software "com problemas" não é a linguagem, e sim que à utilizou!
28/08/2015
Jothaz
Eu particularmente concordo com isso:
Citação:
Mas a linguagem prefiro o .NET utilizando MVC!
Tenho que concordar com o pessoal, ultimamente também prefiro o .NET com MVC, pois a produtividade, robustez e padronização do projeto, são monstruosas.
28/08/2015
Emilio Neto
28/08/2015
Jothaz
Não existe certo ou errado, existe a solução que se adapte melhor ao seu cenário.
Como eu postei se você em um sistema tem desktop que funciona e atende 100% você pode utilizar o Citrix para poder distribuí-lo como se fosse web. Tem um custo das licenças do Citrix, mas não vai ter de alterar nem um linha no seu sistema.
Agora se você quer mesmo mudar a plataforma e a linguagem terá de iniciar do zero ou quase.
Por exemplo se seu sistema for em Java o C# para desktop, dependendo de como foi desenvolvido, muito código poderá ser aproveitado. Eu mesmo trabalhei em um projeto de migração de C# para .Net C# e como o projeto desktop já usava MVC e camadas, aproveitamos muita coisa.
Agora outra linguagens não, terá de fazer do zero.
E também depende do que você vai migra para qual você vai migrar. Por exemplo ser for de VB.Net para Java não vai dar para aproveitar.
28/08/2015
Emilio Neto
31/08/2015
Fred Utsch
Na verdade ainda não tive oportunidade de participar de projetos assim...
O objetivo é começar do zero utilizando técnicas para implantar a integração contínua, que, por vários fatores, não estamos conseguindo implantar em nosso sistema desktop desenvolvido em delphi.
Gostaria de mais contribuições...
Principalmente a respeito de integração contínua e banco de dados...
Ex: Utilizar apenas 1 banco para várias empresas ou utilizar 1 banco para cada empresa?
31/08/2015
Jothaz
Tudo depende do cenário, uma migração de um sistema que a equipe conheça em sua totalidade, principalmente os pontos fracos, pode ser muito mais fácil que iniciar um projeto do zero ou migrar um sistema que a equipe não conheça. Na migração leva-se sempre a vantagem de ter algo que já funciona e seria mais fácil de se entender o que é o sistema faz.
Dependendo do tipo de sistema, começar do zero requer que você entenda o negócio e as vezes pode ser um complicador. Já atuei em projetos dos quais não tinha conhecimento na área, tais como: precificação, importação/exportação, manejo de gado, logística, analise laboratorial, engenharia e etc. Em que é mais complicado por ter-se de familiarizar-se com o assunto e como o assunto não é trivial demanda mais esforço.
No final você acaba se familiarizando e passa a conhecer do assunto.
Fred Utsch,
Quantas empresas?
Qual a escalabilidade?
E matriz e filial?
São seus clientes ou ele tem matriz e filial?
Qual banco de dados você pretende usar?
31/08/2015
Fácil Ltda
Tudo depende do cenário, uma migração de um sistema que a equipe conheça em sua totalidade, principalmente os pontos fracos, pode ser muito mais fácil que iniciar um projeto do zero ou migrar um sistema que a equipe não conheça. Na migração leva-se sempre a vantagem de ter algo que já funciona e seria mais fácil de se entender o que é o sistema faz.
Dependendo do tipo de sistema, começar do zero requer que você entenda o negócio e as vezes pode ser um complicador. Já atuei em projetos dos quais não tinha conhecimento na área, tais como: precificação, importação/exportação, manejo de gado, logística, analise laboratorial, engenharia e etc. Em que é mais complicado por ter-se de familiarizar-se com o assunto e como o assunto não é trivial demanda mais esforço.
No final você acaba se familiarizando e passa a conhecer do assunto.
Fred Utsch,
Quantas empresas?
Qual a escalabilidade?
E matriz e filial?
São seus clientes ou ele tem matriz e filial?
Qual banco de dados você pretende usar?
Obrigado pela resposta...
São em média, 200 clientes diferentes...
Sobre o banco de dados, estamos pesquisando a melhor solução...
Estamos discutindo sobre MySQL e PostGrees. E levantando os pontos positivos e negativos em se utilizar 1 banco de dados para todos os clientes
ou 1 banco de dados para cada cliente....
Tem alguma sugestão?
31/08/2015
Emilio Neto
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)