MER e DER, usa-se os dois?
24/07/2015
0
DER
Ambos não são representação gráfica? Realmente não entendi a finalidade dos dois para "criar" o banco com os relacionamentos!
Jose Fernando
Post mais votado
01/08/2015
Não digo "jeitinho brasileiro", pois outros países tratam da mesma forma.
Geralmente uma empresa "paga" pelo esforço, após ter tido o problema.
Aconteceu um caso recentemente, de uma empresa perder o backup dos dados, e possuírem o código fonte de muitas atualizações atrás. Foi um aloucura até entender qual o propósito da empresa ou do que se tratava a aplicação.
Resumindo, foi quase um mês "jogado fora" apenas para entender o sistema.
Se tive a documentação seria mais fácil? Claro, porém, mesmo assim iria ter dificuldades!
Nem sempre uma documentação significa que seja boa!
Mas, é um bom começo!
Randrade
Mais Posts
25/07/2015
Alan Mario
[url]https://www.devmedia.com.br/modelo-entidade-relacionamento-mer-e-diagrama-entidade-relacionamento-der/14332[/url]
25/07/2015
Jose Fernando
25/07/2015
Jose Fernando
01/08/2015
Randrade
Poderia ser mais claro em sua dúvida?
Eu desenvolvo esses diagramas periodicamente. Geralmente o DER é mais utilizado, mas os dois são utilizados regularmente nos projetos.
01/08/2015
Jose Fernando
01/08/2015
Randrade
Em um mundo perfeito, sua afirmação está certa. Porém, não existe isso.
Geralmente, em empresas, você (programador) recebe o DER ou MER e daí faz suas aplicações. Não é a forma correta, mas é uma utilizama frequentemente (geralmente em pequenas e médias empresas).
Mas, sobre sua pergunta, a resposta é sim.
Os diagramas devem ser atualizados sempre que tiver alguma modificação. Afinal, eles são a documentação do sistema, então deverá ser em sua TOTALIDADE o sistema (em forma "gráfica").
Agora, se isso é seguido? A resposta é não. Pois várias empresas/profissionais não refazem esse trabalho, pro julgar "perda de tempo". Claro que estão errados, mas é a realidade que vivenciamos diariamente.
01/08/2015
Jose Fernando
01/08/2015
Randrade
Acho que devo ter me expressado um pouco mal. Essa é uma "etapa" EXTREMAMENTE IMPORTANTE. Porém, ALGUMAS empresas não consideram. Porém, não deixe as exceções se tornarem as regras. Se você entrar em uma empresa que não pense assim, tente mudar o pensamento.
Atualmente trabalho em uma empresa de desenvolvimento. A Matrix faz tudo correto, já as filiais, pensam que as documentações não "servem de nada". Eu quase fui demitido, por "perder" uma semana de trabalho fazendo as documentações dos softwares que a empresa já possuíam. Mas hoje, eu provei que a documentação é tão importante ou mais que o código, e trabalho bem com a empresa.
Então, pense muito bem. Pois um programador que não sabe interpretar esses diagramas, não pode ser considerado um programador!
01/08/2015
Jose Fernando
01/08/2015
Mariana Carvalho
01/08/2015
Randrade
Eu sei disso, e também lamento. Pois uma não evolui sem a outra.
Mariana, se você viu algum "analista" falando isso, pode ter certeza que eles não são ANALISTAS! Um analista (em qualquer área) prioriza a documentação tanto como o projeto ou código (dependendo da área).
Isso não diz que não existe, pelo contrário, existe vários assim. Mas são bons profissionais? NÃO!
01/08/2015
Mariana Carvalho
02/08/2015
Jose Fernando
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)