Linux Ubuntu/Free Pascal - Erro no arquivo exec
12/02/2016
0
Vamos à minha triste história:
Certa vez instalei o Free Pascal no meu Ubuntu 14.04 32 bits (Disco de 50 Gb, com 28,3 Gb livres; UCP Intel 2,13 GHz ? Centrino; memória de 1,5 Gb) e ele funcionou bem. Fiz até alguns programinhas no danado!
Um tempo depois, querendo usar uma interface RAD, decidi instalar o Lazarus. A instalação não era concluída porque o Lazarus acusava incompatibilidade com o Free Pascal instalado. Detectava uma versão mais antiga do Free Pascal.
Como bom usuário de Windows, decidi atualizar o Free Pascal de 2.4 para 3.0. Deu problema! Aí eu optei por desinstalar o Free Pascal para tentar reinstalar o Lazarus.
Aí começou a desdita! Fiquei sem conseguir instalar o Lazarus e danifiquei o Pascal.
Agora eu tenho que, no mínimo, limpar o sistema, que deve estar cheio de lixo no HD, e não consigo.
Já tentei remover alguns arquivos do hd (aqueles que começam com fp*) e, mesmo usando a opção sudo, o Ubuntu se recusa a deletar alguns arquivos.
Usei dois scripts - um para desinstalar totalmente o Free Pascal e outro para tentar instalar a versão mais nova, sem sucesso.
Decidi, então, reinstalar o Free Pascal, usando o pacote de instalação do 2.4, mesmo.
O instalador roda com falhas mas quando eu vou executar o Free Pascal, ele acusa erro no arquivo .exe.
A mensagem, completa é: "/usr/bin/fp: cannot execute binary file: Erro no formato exec".
Mesmo que eu execute como su, a resposta é a mesma!
Agradeço, penhoradamente, pela eventual resposta.
Abraços.
Normando Mendonça
Normando Mendonça
14/02/2016
Normando Mendonça
14/02/2016
Fabiano Alencar
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)