Linux e a crise, é a solução?
18/03/2016
0
Windows vs Linux
Microsoft Office vs LibreOffice
Link do video:
[url]https://www.youtube.com/watch?v=8aZJr78plJs[/url]
Caio Renato
Post mais votado
18/03/2016
Mas com planejamento, análise de viabilidade, analise de risco... custos e tudo mais. Acho que generalizar fica foda. Cada caso é um caso.
Culturalmente existe a predominância do windows... retirar isso de uma vez, seria louco de mais!
Claudio Lopes
Mais Posts
18/03/2016
Fabiano Ferreira
18/03/2016
Jothaz
É uma empresa com mais de 40.000 empregados, atua em 40 países e toda nossa infra é baseada em soluções da Microsoft: windows (server, desktop e telefones coporativos), SQL Server e Oracle, .net, Exchange, skype, Ms Project e Office 360. Temos também BI DataZem e QlikView. Temos mais de 280 sistemas em produção, entre sistema Web e desktop rodando via Citrix. E mais um 80 que não são usados mas tem de ficar online para consulta que são em Asp clássico e Visual Basic. E dezenas de projeto em desenvolvimento. Temos mais de 1000 de base de dados divididas nos ambientes de desenvolvimento, homologação e produção. O nossos sistema funcionam 24/7 pois são críticos e atendem a vários fusos horários.
Então o que você acha?
Gasta-se muito com licenças, mas imagina o trabalho de migar tudo isto, além de contratar capacitar todo o pessoal de infra e segurança para usar o linux.
Fora convencer os usuário a usar o Linux. Já vi muitos posts sobre a questão dizendo que se o funcionário não quiser usar o Linux é só demiti-lo. Claro num bodega da esquina isto pode funcionar, mas em uma empresa grande não dá para fazer isto.
E sempre dou consultoria para outras grande empresas e nenhuma delas pensa em migrar para Linux.
Eu acredito que o Linux pode ser uma boa pedida, mas migrar é sempre traumático ainda mais quando você tem um ambiente que funcionar e atende perfeitamente.
Fora que você joga tudo sua base de conhecimento fora e tem de aprender tudo de novo.
18/03/2016
William
São 4 designers trabalhando alucinadamente com Photoshop, Corel Draw, Ilustrator e etc., como migrar isso?
Além do SQL Server possuir algumas ferramentas agregadas que ainda não encontrei um SGBD que disponibilize com qualidade!
Fora de lá sou Linux e usuário "frenético", com 3 máquinas com Ubuntu, servidor com Ubuntu Server etc., mas sou um cara consciente da realidade, infelizmente a vida real não é esse "mundo perfeito" que pregado na WEB por algumas pessoas.
18/03/2016
Jothaz
E acho que até construir os ovos projeto e no Linux com um parque Windows difícil, pois você teria dois ambientes cuidar.
E o William lembou bem treinar o pessoal do Service Desk seria um trabalho hercúleo.
São 4 designers trabalhando alucinadamente com Photoshop, Corel Draw, Ilustrator e etc., como migrar isso?
Além do SQL Server possuir algumas ferramentas agregadas que ainda não encontrei um SGBD que disponibilize com qualidade!
Fora de lá sou Linux e usuário "frenético", com 3 máquinas com Ubuntu, servidor com Ubuntu Server etc., mas sou um cara consciente da realidade, infelizmente a vida real não é esse "mundo perfeito" que pregado na WEB por algumas pessoas.
18/03/2016
Fabiano Ferreira
18/03/2016
Caio Renato
18/03/2016
Roniere Almeida
18/03/2016
Jothaz
É algo que não é nem cogitado.
Mesmo gatando menos em licenças não valeria a pena os gastos e transtornos de uma migração.
Sinceramente nosso ambiente hoje funciona sem maiores transtornos.
E mais os custos da licenças são embutidos no custos nos preços dos serviços prestados.
18/03/2016
Roniere Almeida
Se tudo fosse simples, quantos sistemas legados já estariam com Java ou C#?
19/03/2016
Jothaz
Seguem a máxima se esta funcionando melhor não mexer. kkkk
Acho que dependendo do cenário ao se fazer a análise de risco e mesmo os custo, fica difícil.
E depois conseguir um Sponsor para um projeto deste na empresa é complicado, ninguém vai querer bancar um projeto deste.
Mas claro tudo é possível, só temos de saber se é viável.
Eu já participei de um projeto deste tipo e não deu certo, principalmente porque a Conectiva se finou e ela era uma das envolvidas.
Mas com planejamento, análise de viabilidade, analise de risco... custos e tudo mais. Acho que generalizar fica foda. Cada caso é um caso.
Culturalmente existe a predominância do windows... retirar isso de uma vez, seria louco de mais!
19/03/2016
Roniere Almeida
Concordo, nada é impossivel realmente.
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)