JavaScript está mesmo dominando o mundo?
13/08/2018
0
Nos últimos anos vieram o Node, permitindo ao JavaScript entrar no back-end, depois React Native e a linguagem ganhou terreno no mobile (e nativo ;), além disso ela faz o que nenhuma outra consegue que é manipular uma página web (repare no além disso, porque hoje rodar no client de um navegador é só mais um dentre os prós do JavaScript)
E agora? Vocês acham que o JavaScript é a linguagem mais usada no mundo (ou vai ser em breve)? Vale a pena focar somente nela de agora em diante?
Estevão Dias
Post mais votado
13/08/2018
Então acredito que é bem provável que continue crescendo.
A DevMedia também possui um DevCast sobre JavaScript que comenta sobre o assunto.
Eduardo Chaves
Mais Posts
13/08/2018
Fernando Gaspar
Realmente o JavaScript se tornou um destaque no ambiente do desenvolvimento, a gente pode ver isso pela quantidade de frameworks disponíveis no mercado em destaque o Angular, cada vez mais vagas no mercado.
Na minha visão, ainda não vale apena abrir mão das linguagens tradicionais como PHP, Java e C# porem acredito que se possível investir tempo em um desses Framewoks JS é muito valido.
Eu já comecei a estudar o Angular e algumas olhadas superficiais no Vue.js
Aproveitando, tirando o Angular que acredito já esta consolidado, quais os outros Frameworks que vocês já acham relevante no mercado.
Abraços.
13/08/2018
Robson Cavalcante
13/08/2018
Diego Silva
Teremos que acompanhar as novidades que surgirão nesse meio tempo. Mas até lá, com certeza o JavaScript irá aumentando sua soberania.
13/08/2018
Estevão Dias
Ainda mais agora com o Rest se tornando tão popular faz todo sentido aprender um desses frameworks JS da moda
13/08/2018
Gladstone Matos
Somente eu que não gosta dessa coisa fracamente tipada do JS é risos?
16/08/2018
Bruno Araujo
Para animar a discussão eu listei alguns motivos que podem servir de indicio para o JavaScript estar se tornando soberana, vou listar alguns deles:
- É executado em todos os browsers modernos, independente do sistema operacional e plataforma (mobile, desktop, etc.).
- funciona como linguagem de servidor usando o Node.js, permitindo criar aplicações de alta performance, com a capacidade de manipular dezenas de milhares de conexões simultâneas em uma mesma maquina
- O Npm atualmente é o maior gerenciador de dependências tendo mais de 350,000 pacotes
- IDEs como o Visual Studio e as suites da Jetbrains possuem integração com o Node.js
- Frameworks como o Laravel utilizam o Node.js e gulp para executar algumas tarefas na aplicação
- É possível criar aplicações desktop com JavaScript utilizando o electron, o proprio VSCode é escrito em Javascript
- É possível construir aplicações mobile nativas em JavaScript usando o React Native
- É possível construir aplicações mobile hibridas em JavaScript usando o Apache cordova
- É possível usar machine learning no Node.js e no browser com o TensorFlow.js
Enfim, eu tentei lembrar o maximo de coisas que é possível fazer com JavaScript atualmente, claro que pode ter faltado
algo. Além disso eu nem cheguei a citar bibliotecas e frameworks como o React e Angular e o quanto de mercado elas possuem atualmente.
12/11/2018
Carlos Arantes
12/11/2018
Jothaz
Para além do frameworks, a cada nova especificação do ECMA INTERNATIONAL surge novidades javascript "vanila".
E isso é fundamental para qualquer tecnologia.
Entre as novidades temo:
--Arrow Functions;
--Fechamentos de expressões;
--Gerador de expressões(yield);
--reduce();
--reduceRight();
--Codificação e decodificação JSON;
--Sintaxe slice
--Asynchronous Iteration;
--PROMISE.PROTOTYPE.FINALLY()
--Enre outras.
Fora o Type Scritp que é realmente um belezura.
Com relação aos frameworks e libs, cada um vai servir ao determinado cenário.
Usava o Angular, mas estou preferindo o Vue, pois nos projetos que trabalho atualmente ele é mais aderente.
E pretendo dar uma chance ao React.
Sempre gostei de javascript e aconselho a quem esta no mercado aprendê-lo, pois só tem a ganhar.
04/01/2019
Carlos Arantes
Para animar a discussão eu listei alguns motivos que podem servir de indicio para o JavaScript estar se tornando soberana, vou listar alguns deles:
- É executado em todos os browsers modernos, independente do sistema operacional e plataforma (mobile, desktop, etc.).
- funciona como linguagem de servidor usando o Node.js, permitindo criar aplicações de alta performance, com a capacidade de manipular dezenas de milhares de conexões simultâneas em uma mesma maquina
- O Npm atualmente é o maior gerenciador de dependências tendo mais de 350,000 pacotes
- IDEs como o Visual Studio e as suites da Jetbrains possuem integração com o Node.js
- Frameworks como o Laravel utilizam o Node.js e gulp para executar algumas tarefas na aplicação
- É possível criar aplicações desktop com JavaScript utilizando o electron, o proprio VSCode é escrito em Javascript
- É possível construir aplicações mobile nativas em JavaScript usando o React Native
- É possível construir aplicações mobile hibridas em JavaScript usando o Apache cordova
- É possível usar machine learning no Node.js e no browser com o TensorFlow.js
Enfim, eu tentei lembrar o maximo de coisas que é possível fazer com JavaScript atualmente, claro que pode ter faltado
algo. Além disso eu nem cheguei a citar bibliotecas e frameworks como o React e Angular e o quanto de mercado elas possuem atualmente.
TOP DEMAIS!
22/06/2020
Jose Teles
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)