Fórum Impressora Zebra TPL2844 - Imprimir logotipo #397101
11/03/2011
0
Estou com o seguinte problema, preciso fazer uma impressora Zebra modelo TLP 2844 imprimir algumas etiquetas. Essa impressora utiliza linguagem EPL o que não e um problema na hora de imprimir textos ou códigos de barras. Porém ao tentar imprimir uma imagem começa uma verdadeira novela mexicana!!! Tentei de n maneiras. Desde utilizar o "Firmware Downloader", o "Zebra Utillities", código via DOS (copy arquivo lpt1 /b). Tentei de td. Porém nunca consigo.
Meu código está da seguinte forma:
Proedure ImprimeEtiqueta;var Lista_Arquivo: TStringList; Arquivo: TextFile;begin Lista_Arquivo:= TStringList.Create;
//Densidade Lista_Arquivo.Add('D13');
//Linha tamanho e gap da etiqueta Lista_Arquivo.Add('Q280,24');
//Linha largura da etiqueta Lista_Arquivo.Add('q800');
//Linha CABECALHO Lista_Arquivo.Add('N');
//ETIQUETA 1
//LOGOTIPO - AQUI ESTÁ O PROBLEMA, ESTE COMANDO É O QUE CHAMA A IMAGEM, PORÉM NÃO CONSIGO MANDAR A IMAGEM PARA A MEMORIA DA IMPRESSORA Lista_Arquivo.Add('GG050,24,"IMAGEM01"');
//Linha 1 //comando,horiz,vert,rot,fonte,multhoriz,multvert,reverseimag,texto Lista_Arquivo.Add('A250,24,0,a,1,1,N,"' + 'Descricao:' +'"');
//Linha RODAPE Lista_Arquivo.Add('P1');
Sleep( 500 );
//Imprime Try AssignFile(Arquivo , 'LPT1'); Rewrite(Arquivo);
Write(Arquivo,Lista_Arquivo.GetText );
CloseFile(Arquivo); Finally FreeAndNil(Lista_Arquivo); end;
end;
Alguém já passou por isso ou tem alguma idéia?
Grato desde já!

Marcelo Letteri
Curtir tópico
+ 0Posts
09/04/2011
Hélio Nascimento
Olá Marcelo, tmb estou com o mesmo problema. A pergunta é: Vc conseguiu resolver este problema? Se sim, vc poderia compartilhar comigo!
Obrigado/Hélio
Gostei + 0
11/04/2011
Marcelo Letteri
Desculpe a demora em responder. Mas estive meio ocupado...
Cara, infelizmente não existe mta saída. A imagem deve ser "subia" para a memoria da impressora atrasves dos Softwares da Zebra. Como disse tentei de N maneiras e não obtive exito.
Bom, primeiro vc deverá baixar os softwares Zebra Firmware Downloader e O Zebra Utilities em sua ultimas versões. Ambos estão disponiveis no Site da Zebra;
Para implementar a imagem vc somente irá usar o FirmWare Downloader.Alem da imagem(recomendo q seja PCX, caso contrario não sei se irá funcionar) vc precisará criar um arquivo chamado "STOREDIT.TXT" exatamente como eu escrevi inclusive em caixa alta.
Este arquivo serve para alocar a memória na impressora. O conteúdo dele é o seguinte:
GK"IMAGEM"GK"IMAGEM"GM"IMAGEM"1525
Onde "IMAGEM" é o nome da sua imagem sem a extensão.
O comando GK serve para deletar ela da memoria(para não copiar 2x) e o GM é o que ira preparar a impressora para receber sua imagem.
GM"IMAGEM"1525 onde:
"IMAGEM" é o nome da sua imagem1525 é o tamanho em bytes da sua imagem. Use o comando DIR do dos para pegar o numero exato, senão não irá funcionar.
Em seguida utilize o FIRMWARE Downloader para "subir" a imagem.Primeiro vc irá subir o arquivo STOREDIT.txt e em seguida a imagem.
O programa é extremamente simples de entender.
Depois na sua aplicação em Delphi vc poderá chamar a imagem pelo comando GG:
GG050,24,"IMAGEM01"
Como disse no começo infelizmente não consegui fazer de outra forma e pelo que li em mtos foruns, inclusive estrangeiros, ng conseguiu fazer de outra maneira.
O programa da Zebra Utilities é bom para vc testar se a imagem realmente subiu e para vc adicionar fontes novas a impressora pois ela vem apenas com 6 fontes diferentes de fábrica.
As informações sobre a imagem e sobre o arquivo STOREDIT vc encontra na pag 107 do manual de EPL tb disponivel do site da Zebra.
O resultado na etiqueta ficou mto bom, meu cliente adorou. Porém é mto trabalhoso e a imagem pode simplesmente se perder no "liga e desliga" da impressora. Sugiro que vc faça um manual passo a passo para seu cliente de como subir a imagem e de um mini treinamento a ele. Caso contrario se prepare para inumeras ligações e visitas sem necessidade.
Espero te-lo ajudado e qualquer coisa estou a disposição.
Boa sorte
Abraço.
Gostei + 0
28/08/2012
Bruno Carvalho
Depois de várias pesquisas, vi que muitos desenvolvedores tem problemas com essa impressora, em se tratando de impressão de imagem.
Procurei várias soluções no google e não obtive sucesso, procurei mais informação no manual do programador da impressora, e só assim que consegui fazer o envio para a memória da impressora e utilizar a logo nas etiquetas.
Fiz um tutorial rápido e breve com explicações detaladas sobre a utilização de imagens/logo em suas etiquetas, isto é,
para a impressão das etiquetas com logotipo, é necessário enviar a imagem para a impressora, assim, essa imagem ira ficar armazenado na memória, e toda vez que for utilizar poderá reutiliza-la, apenas usando o comando e chamando com o nome da etiqueta.
Qualquer dúvida, entre em contato...
Segue o link do Tutorial em PDF:
http://pdfcast.org/pdf/exportando-imagem-para-impressora-zebra
Gostei + 0
21/02/2014
Victor Barretto
Gostei + 0
09/02/2021
Infor Store
Depois de várias pesquisas, vi que muitos desenvolvedores tem problemas com essa impressora, em se tratando de impressão de imagem.
Procurei várias soluções no google e não obtive sucesso, procurei mais informação no manual do programador da impressora, e só assim que consegui fazer o envio para a memória da impressora e utilizar a logo nas etiquetas.
Fiz um tutorial rápido e breve com explicações detaladas sobre a utilização de imagens/logo em suas etiquetas, isto é,
para a impressão das etiquetas com logotipo, é necessário enviar a imagem para a impressora, assim, essa imagem ira ficar armazenado na memória, e toda vez que for utilizar poderá reutiliza-la, apenas usando o comando e chamando com o nome da etiqueta.
Qualquer dúvida, entre em contato...
Segue o link do Tutorial em PDF:
http://pdfcast.org/pdf/exportando-imagem-para-impressora-zebra
Queria o arquivo que o amigo citou para que eu pudesse ler, fui baixar não ta disponível o PDF!
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)