Fórum impressora off-line #255781

25/10/2004

0

Tenho um sistema em delphi que fica ligado 24 horas por dias. As máquinas são windows 98. Optei por win 98 devido as máquinas terem pouca memória. Só 128 MB RAM. Os computadores são a grande maioria Celeron de 1.8 Ghz. Cada setor possui 3 computadores. Um deles é o servidor de impressão. Para explicar melhor, cada sala possui uma máquina servidora de impressão. As impressoras são a jato de tinta ou laser.
Como existe muita impressão diariamente as vezes ocorre de o computador ficar com a impressora off-line. Mais ou menos 1 ou 2 vezes por semana. Este problema pode ocorrer em qualquer computador.
Não sei o motivo. Se é do windows ou do Delphi. É claro se o micro está sem memória dá problema mesmo. Mas memória acho que não é. Já dei uma verificada.
O sistema em Delphi já arrumei. Já liberei os forms da memória. E também testo de 10 em 10 min se o sistema está sendo usado. Se não está ele fecha automaticamente.
Será que alguém pode me ajudar? Não sei se existe um comando para deixar on-line. Ou alguma outra coisa?
Estou com este problema a quase 1 ano e não acho solução.

Briciosm

Briciosm

Responder

25/10/2004

Reginaldo174

não sei entendi direito...mas vc quer colocar a impressora on-line via programação ???

Responder

Gostei + 0

25/10/2004

Briciosm

Pode ser. Se existe algum comando que deixe a impressora on-line via delphi.
Ou algumas outra forma de que a impressora não fique off-line.
Não sei se é algum bug do windows, com impressão em rede.
Gostaria de opiniões...
Obrigado.

Responder

Gostei + 0

25/10/2004

Dopi

Acho que isso é exigir muito do Delphi..... ;-)

E se acabar o papel da Impressora ? Ou enrroscar a folha, etc, etc...

O correto é vc inserir alguma rotina de tratamento de erros caso o usuário tente imprimir e a impressora esteja off-line.... Pode até mandar um e-mail pro admnistrador....

Responder

Gostei + 0

25/10/2004

Briciosm

Acredito que este problema não seje por falta de folha e sim um bug do windows.
Pois ocorre em diferentes setores.
Não sei se alguém já passou por este problema.

Responder

Gostei + 0

25/10/2004

Vinicius2k

Colega,

Na verdade só existem duas possibilidades : Windows ou Rede.
Se sua rede trabalha corretamente, provavelmente, sim pq senão vc teria outros problemas, só resta o Windows... E isso pode ser um problema sem solução e pode estar relacionado com a versão do Windows ou não... é muito difícil prever...

Se vc tiver um volume de impressão considerável, e parece que tem, vc deve considerar uma coisa : Vc não tem servidores de impressão, vc tem impressoras compartilhadas.

Sugiro que vc instale verdadeiros servidores de impressão (hardware - hp e trellis são os melhores), que vc terá ótimas chances de resolver seus problemas...

T+

Responder

Gostei + 0

25/10/2004

Briciosm

É uma média de 100 folhas por dia.

Responder

Gostei + 0

09/02/2005

Briciosm

Encontrei a solução do problema.
Era o servidor da rede Windows NT que estava sobrecarregado.
Trocamos o servidor para Linux e resolveu.
Não sei se os pcs ficam de tempo em tempo verificando se o NT está no ar. Ou só quando imprime para verificar as permissões....
Acredito que em alguns momentos o NT não dava resposta e a impressão é claro, não funcionava.
Até.

Responder

Gostei + 0

09/02/2005

Dopi

Ola Briciosm,

Obrigado por compartilhar a solução conosco....

Encontrei a solução do problema. Era o servidor da rede Windows NT que estava sobrecarregado. Trocamos o servidor para Linux e resolveu.

Realmente tem muita gente trocando servidor NT por Linux + Samba, e em alguns casos (como o citado), com vantagens.... É por isso que o tio Bill está bastante preocupado com o Pinguim.... ;-)

Mas para as estaçoes, o caminho ainda é longo... mas depende principalmente de nós mesmos, programadores...

Responder

Gostei + 0

28/12/2005

Cebnet

Ola,

Tive um problema semelhante a algum tempo pois eu estava utilizando o Windows 98 e quando a impressora nao estava ativa sistema parava so resolvi o problema depois de instalar o Windows XP.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar