Iframes, algo contra?

01/07/2015

0

Lendo a respeito de Iframes, até achei interessante alguns exemplos, mas afinal existe algo contra técnicamente falando ou existem alternativas mais novas?
Marluce Neves

Marluce Neves

Responder

01/07/2015

Marcelo Pastore

Sinceramente Marluce, não vejo necessidade, nunca vi!!! kkk
Responder

02/07/2015

Jothaz

Lendo a respeito de Iframes, até achei interessante alguns exemplos, mas afinal existe algo contra técnicamente falando ou existem alternativas mais novas?

Antes só um esclarecimento IFrame é diferente de FrameSet! FrameSet deve ser evitado já a situação o Iframe pode ser discutida.

Trabalho com internet desde 1990 e nos primórdios não se sabia muito bem o que fazer e como fazer, era um caos. Então cada browser desenvolvia seus próprios padrões e renderizava o HTML como lhe aprouvesse. Não existia conceitos como: acessibilidade, usabilidade e mobile. Neste contexto a Microsoft criou a tag proprietária do IFrame (acho que veio substituir o Frame, se não me engando). Com o desenvolvimento e aceitação da Web o W3C se fortaleceu e começou a definir padrões para garantir que todos os browser exibissem o HTML de forma padronizada garantindo a universalização do conteúdo. Dai sugiram conceitos como CrossBrowser, tableless, webstandad e web semântica.

Do ponto de vista técnico não há problema algum. O "problema" é que esse é um recurso que está caindo em desuso e pode afetar a semântica do código e principalmente como os robots (crawlers) dos sites de busca vêem sua página. Além do que o IFrame não 100% CrossBrowser e pode haver algumas diferenças na renderização em diferentes browsers, porém nada que vá tornar impossível a visualização da páginas.

Pessoalmente não gosto de abordar as questões de forma maniqueísta certo e errado, acho que tudo depende do cenário. Portanto não é de todo errado utilizar iFrames, mas você tem outras opções que são consideradas mais apropriadas para o tipo de uso que necessita.

O que pode ser usado para defender o IFrame, não quero dizer que defenda, mas é importante sempre ver os dois lados. E tudo que vai ser enumerado abaixo pode ser feito de outras formas e pode ser contestado:

-Se um site tem 20 páginas e o cliente pede para inserir um novo link no menu, se este menu estiver no código de cada página, serão 20 alterações, pois você terá que mudar o menu em todas as páginas (mesmo que com copy e paste). E corre o risco de esquecer alguma. Com iframe, basta criar um arquivo HTML para o menu, com seus CSS e um iframe em cada página. Basta alterar a página do menu e todas as páginas irão puxar o atual.

-Legado. Se você tem um projeto que usa o IFrame é mais simples continuar usando do que alterar todo o projeto e aumentar o custo.

-Barra do topo de portais ou vídeos do youtube, por exemplo, porque esses players dependem de outros arquivos como javascript e CSS próprios

-Abrir o conteúdo de um arquivo externo .PDF em um a página com um formulário.

-Menu único para o site inteiro, o q facilita atualização e exclui problema de link errado

-Rapidez na montagem do site, pois só se preocupa com o conteúdo, como se tivesse uma "máscara"

-Se essa página inicial for pesada, pode-se sim considerar um carregamento mais rápido, visto que será carregado uma única vez

-Criar um uma intranet simples com poucos recursos e em pouco tempo e que independe de indexação por robôs e não tenho necessidade de utilização de leitor de tela, acredito que o uso de frames e iframes não seja uma má prática.

Enfim, ainda não temos algo que seja realmente funcional e que seja crossbrowser. A única solução que tentou chegar perto desse propósito é a tag <object>, mas infelizmente não é renderizada corretamente pelos browsers, cada um renderiza de uma maneira completamente diferente.
Acredito que o HTML5 isto melhore.

Pode-se contornar o uso do Iframe incorporação via arquivos de texto puro, com AJAX, poderia lhe citar algumas vantagens sobre iFrame:

- Velocidade no carregamento das páginas
- Menor consumo de dados, haja visto que os documentos de conteúdo, não precisam levar os cabeçalhos HTML
- Compatibilidade mais abrangente
- Tecnologia recente, amplamente aplicada na Internet atualmente
- Estilizar o contêiner que vai receber o conteúdo com CSS é muito mais fácil que estilizar um iFrame
- Uso de elementos previstos nos padrões, o que garante um comportamento quase idêntico em todos os navegadores
- Compatibilidade com os a técnicas de SEO.

O SharePoint da Microsoft uma solução usada principalmente em intranet é todo baseado em IFrames.

Eu não recomendaria, mais vai depender de você analisar o cenário e decidir.
Agora as vezes que usei nunca tive problemas.
Com meus parcos conhecimentos e experiência o conselho que posso lhe dar é: "never say never"!
Responder

02/07/2015

William

Utilizo IFrame como auxílio nos sistemas administrativos, por exemplo, emitimos notas fiscais e o retorno do status pode demorar vários minutos então sempre que carrego a listagem chamo um IFrame para atualização do notas em aberto, nem preciso exibir ele, desse modo carrego a página e processo as consultas.

Outro exemplo é a verificação de e-mails lidos, utilizo da mesma maneira na listagem de emails enviados, verifico no servidor se determinado email foi aberto, entrou como SPAM e etc ...

Temos outras funcionalidades, mas sempre no sistema administrativo, nos portais que são indexados pelo Google não usamos IFrame.
Responder

02/07/2015

Marluce Neves

Ufa pessoal, diversas informações e opiniões, algumas diferentes outras não.

Tambem não vi Marcelo, mas vou "arrecadar" algumas opiniões!

Jothaz, existe outra solução para esse caso?

Se um site tem 20 páginas e o cliente pede para inserir um novo link no menu, se este menu estiver no código de cada página, serão 20 alterações, pois você terá que mudar o menu em todas as páginas (mesmo que com copy e paste). E corre o risco de esquecer alguma. Com iframe, basta criar um arquivo HTML para o menu, com seus CSS e um iframe em cada página. Basta alterar a página do menu e todas as páginas irão puxar o atual.

William, você citou algumas funcionalidades, mas atualmente existe algo faça igual ou pelo parecido, já que o Iframe entrará em desuso.
Responder

02/07/2015

William

Então Marluce para as nossas necessidades ainda não foi necessário alterações, mas já tenho uma agendador de scripts escrito em javascript com PHP para capturar essas atualizações quando não for mais possível trabalhar com IFrames.
Responder

02/07/2015

Marluce Neves

Vejo que algumas funcionalidades são trocadas por alguma linguagem de programação, como se referiu ao PHP, no HTML 5, CSS 3 ou até JavaScript com algum framework não pode cobrir?
Responder

02/07/2015

William

Nosso sistema administrativo vem sendo desenvolvido e customizado a vários anos, então algumas funcionalidades são bem específicas em tem que serem escritas internamente mesmo.
Responder

02/07/2015

Jothaz

Ufa pessoal, diversas informações e opiniões, algumas diferentes outras não.

Tambem não vi Marcelo, mas vou "arrecadar" algumas opiniões!

Jothaz, existe outra solução para esse caso?

Se um site tem 20 páginas e o cliente pede para inserir um novo link no menu, se este menu estiver no código de cada página, serão 20 alterações, pois você terá que mudar o menu em todas as páginas (mesmo que com copy e paste). E corre o risco de esquecer alguma. Com iframe, basta criar um arquivo HTML para o menu, com seus CSS e um iframe em cada página. Basta alterar a página do menu e todas as páginas irão puxar o atual.

William, você citou algumas funcionalidades, mas atualmente existe algo faça igual ou pelo parecido, já que o Iframe entrará em desuso.

Da para fazer usando AJAX ou includes, mas com IFrame fica mais simples e implementar.

Existe o mundo ideal onde não seria recomendado usar IFrame e o mundo real onde o IFrame funciona e acaba simplificando a nossa vida.

Com eu disse não seria recomendado, mas como o William ilustrou muito bem, existem cenários que é uma ótima solução.
E torno a ressaltar quando precisei usar não fiquei de "mimi", usei. E tecnicamente me atendeu plenamente.

Então sempre pondere e use o bom senso para decidir se vai ou não usar.

É notável esta sua atitude de ler, entender, pesar os pros e contras mesmo não vendo necessidade em usá-lo. É assim que nos tornamos profissionais.

E como você viu não se pode ser xiita em relação a nada, pois tudo tem suas nuances e ser visto sob outro aspecto.
Responder

02/07/2015

Marluce Neves

Nosso sistema administrativo vem sendo desenvolvido e customizado a vários anos, então algumas funcionalidades são bem específicas em tem que serem escritas internamente mesmo.

É um processo a longo prazo do sistema web da empresa, vou ter que implementar outras tecnologias em meu conhecimento, ainda me sinto limitada, nota-se pelas minhas perguntas.
Responder

02/07/2015

Marluce Neves

É verdade Jothaz, a tecnologia web é ampla por demais, não podemos nos limitar com tantas opções.

Agradeço da todos!
Responder

02/07/2015

Marcelo Pastore

Pessoal, desculpa pelo vacilo, por inocência e até por falta de experiencia.
Responder

05/07/2015

Marluce Neves

Pessoal, desculpa pelo vacilo, por inocência e até por falta de experiencia.

Não foi vacilo, quando vi funcionando pensei a mesmo coisa.
Responder

05/07/2015

Marcelo Pastore

Pior que Marluce.Deixe para a proxima, ajudarei com mais qualidade.
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar