Fórum Icone animado #275747
05/04/2005
0
Valew
Madrick
Curtir tópico
+ 0Posts
05/04/2005
Edineidaniel
Para vc ganhar tempo, existe uma biblioteca de componentes chamada RxLib (acho q vc jah ouviu falar), onde vc instala os componentes no delphi e tem um componente onde vc pode manipular um ou mais icones no Tray.
Vc pode adicionar um icone q fique estático ou dois, três...etc que ficam intercalando entre si..
t+
Edinei
Gostei + 0
06/04/2005
Madrick
Gostei + 0
06/04/2005
Gandalf.nho
Gostei + 0
07/04/2005
Madrick
De toda forma valew pela dica..
Gostei + 0
08/04/2005
Madrick
Gostei + 0
08/04/2005
Gandalf.nho
Gostei + 0
08/04/2005
Michael
Eu sinceramente não entendo a atitude de muitos desenvolvedores em repudiar o uso de componentes de terceiros. Ora, os componentes existem para facilitar a nossa árdua vida de programadores, e não para dificultá-la.
Ao meu ver, a maioria das desvantagens sempre apontadas para o uso de componentes não passam de mitos, já que todas podem ser contornadas. Talvez a mais freqüente seja a de que o projeto vai ficar preso em uma determinada versão do Delphi e não funcionará em outras. Bom, se vc tem o código do componente, vc pode corrigí-lo e adaptá-lo para funcionar desde o Delphi 1 ao Delphi 2005, sem grandes mudanças. Sem dúvida, vai dar menos trabalho fazer isso do que criar tudo de novo.
Alguns programadores preferem gastar horas, dias, semanas desenvolvendo um código porque não querem usar um componente de terceiros que faz a mesma coisa, e mais: já foi testado, otimizado e amplamente divulgado. Aí acabam criando inúmeras funções e procedures e as armazenando em units de propósito geral. Tornam, desta forma, o Delphi uma linguagem mais procedural do que orientada a objetos, o que é um retrocesso.
Lí em um livro muito bom de Delphi certa vez que dizia: ´Antes de criar qualquer coisa, procure saber se já não o fizeram para você´. A não ser que o objetivo seja aprender como alguma coisa funciona, não vejo razão para fugir à esta ´regra´.
Não estou criticando ninguém aqui em especial. Apenas aproveitei o assunto abordado porque recentemente conversei com outros programadores que se orgulhavam em dizer que seus aplicativos não usavam nenhum componente externo ao Delphi (pessoalmente, eu não vejo razão para a existência de tal sentimento), e tbm para vir em defesa dos componentes, que são meus amigos pessoais e que me permitem fazer coisas que eu nem sabia serem possíveis.
Com relação à dúvida do colega Madrick, eu sugiro a mesma dica sobre a RxLib: use o componente RxTray. Ele permite que você especifique as imagens que quer animar e basta setar a propriedade Animate para true que a animação é iniciada. A RxLib vem com o seu (extenso) código fonte aberto, de modo que pode funcionar em qualquer versão do Delphi.
Se mesmo assim vc quiser escrever o código todo novamente, tente este link http://2p.cz/en/download.php3?fn=delphi/systray.zip. Trata-se de outro componente para colocar um ícone no Systray, bem simples. Dê uma olhada no código e recrie-o à sua maneira. Para animar a imagem, vc não poderá usar o arquivo ANI proposto, e sim uma sequência de imagens que devem ser trocadas em um determinado período de tempo. Use um componente TTimer para isso.
Abraços a todos! ;-)
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)